1 de junho de 2013

Divisão d'Elite será composta por 22 clubes na próxima época (Em Actualização)

A Bola é Redonda esteve na Assembleia da AF Porto

Ficou decidido em Assembleia Geral extraordinária da AF Porto, realizada ontem, que a Divisão d'Elite Pro Nacional será composta por 22 clubes e não apenas por 16, como estava inicialmente previsto. 
Esta decisão tem por base a apresentação de uma proposta apresentada pelo Castêlo da Maia à direcção da Associação, para complementar a proposta de aclaração da AF Porto, em tudo semelhante à apresentada pelo conjunto de clubes onde se incluem Oliveira do Douro, Candal, Serzedo, Valadares, Canidelo e Sobrado, bem como o aditamento também apresentado pelo Valonguense, Oliveira do Douro e Candal. Porém, por ter sido a primeira a entrar nos serviços da AF Porto, a do Castêlo da Maia acabou por se tornar referência para a Direcção da Associação, que assim retirou a sua, com as restantes a serem também retiradas. 
Em traços gerais, a proposta apresentada pelos maiatos prevê que a Divisão d'Elite Pro Nacional seja composta por 22 clubes já em 2013/14, sendo que descerão quatro à Divisão de Honra, que será composta por 16 clubes. 
Assim, a Divisão d'Elite será composta pelos clubes da 2ª Nacional que desceram, mais os clubes da 3ª Nacional que não subiram, bem como quatro equipas B e também pelos nove clubes da Divisão de Honra, do segundo ao décimo classificado, que tinham alcançado o direito a estar nesta divisão.


Com a saída das equipas B da Honra, bem como os dois clubes da 3ª Nacional que passarão a jogar na Divisão d'Elite, será este o formato que terá a Divisão de Honra, com algumas promoções que acabaram por ser uma agradável surpresa:


Este tema voltará a ser abordado mais à frente, pois ainda faltam aclarar alguns pontos, relativamente às descidas e subidas e à constituição das divisões nos anos seguintes.

4 comentários:

Anónimo disse...

Um campoeonato tao grande em ano de mundial?toda a gente sabe que tem de acabar mais cedo. é o que faz querer agradar a gregos e trianos. reparem que a divisao d'elite surge em substituição da 3º nacional logo as equipas que descem da 3º deviam de ir para a hora assim como o campeao da honra deveria de subir para a d'elite e nao subir duas divisoes e entrar ja na 2ºB que deveria ser uma das equipas que falhou o apuramento de subida da 3º a ocupar esse lugar. nada contra as equipas 'B' mas com estas confusoes todas vieram estes ajudar á festa e porque a inclusao de tantas equipas da divisao de honra. no final á ao menos de dizer que vamos ter alguns encontros interessantes mas com menos feriados não vai ser facil fazer um calendario com 42 jornadas e não se esqueçam que esta malta não é profissional e tem os seus trabalhos.

Anónimo disse...

As equipas destas nova divisao vao participar na taca de portugal?

João disse...

Algumas sim irão, nomeadamente aquelas que desceram da IIN e os que se classificaram entre o 3º e o 8º lugar na IIIN, ou seja, dos que desceram só Leça e rebordosa nao participam

vao andar a jogar aos sabados terças e quintas.... ahahah

Anónimo disse...

quais as equipas marcadas a vermelho da divisao de honra que poderao subir para a divisao de elite?