6 de abril de 2006

Antevisão da 30ª Jornada

A 30ª jornada vai ter um classico do nosso futebol: o Sporting-FC Porto. Es te jogo está revestido de capital importância para os dois clubes, que procuram o mesmo objectivo. Ser Campeões Nacionais. Ambos os clubes dependem apenas de sí proprios para atingirem esse objectivo. O FC Porto chega a este jogo na condição de líder, com mais dois pontos que os leões, bastando empatar para sair de Alvalade quase com título garantido. Se ganhar, poderá então encomendar as faixas, embora faltem depois ainda 4 jogos. Os leões querem reeditar a época de 2000, em que uma vitória por 2-0 deu a liderança ao Sporting já perto fim do campeonato e consequentemente o título de campeão, que fugia a 18 anos. Os leões são a equipa mais consistente da segunda volta, já levam 10 vitórias consecutivas, não sofrem golos a sete jogos, tendo apontado 13 no mesmo periodo. São o segundo melhor ataque da prova com 46 golos marcados, menos um que FC Porto. Os leões vão ter a vantagem de ainda não terem perdido nos dois jogos que efectuaram com o FC Porto, no tempo regulamentar, tendo empatado para o campeonato, na 1ª volta a um golo, ha já bem pouco tempo, voltaram a empatar no tempo regulamentar, tendo depois perdido nas grandes penalidades, o acesso a final da Taça de Portugal. Do lado do FC Porto, os dragões são a melhor defesa da prova com apenas 14 golos sofridos, e consequentemente a melhor defesa do FC Porto dos últimos 10 anos. O esquema arrojado de Adriaanse, o já famoso 3x3x4, que no início foi muito contestado pelos adeptos, parece estar finalmente a dar os seus frutos. Os dragões conjugam a melhor defesa ao melhor ataque da prova, com 47 golos. Curioso é que o melhor marcador do FC Porto seja Lucho Gonzales, com apenas 8 golos! O jogador esteve em dúvida para este jogo, mas ao que tudo indica alinhará de início. Em dúvida parece estar Marek Cech, depois da mialgia na coxa que o apoquentou no jogo com o Gil Vicente, obrigando-o mesmo a sair antes do fim do jogo. O checo foi de vital importância, pois abriu o activo já encima do intervalo. Este jogo, em caso de vitória do FC Porto, garante practicamente o título aos azuis e brancos, que passariam a dispôr de uma vantagem de 5pts, caso seja o Sporting a vencer, terá dado um passo importantissimo para a conquista do ceptro, sem no entanto estar decidido a favor dos leões, que disporiam de apenas um ponto de vantagem, com 4 jogos pela frente.

Quem esta a espera do resultado deste jogo é o Benfica. O Campeão Nacional ainda acalenta esperanças na reconquista do título, mas esse objectivo afigura-se cada vez mais difícil. Nem sei dizer qual será oresultado que mais agradaria aos encarnados, pois qualquer que seja, será sempre uma desvantagem difícilima de anular. Na melhor das hipoteses conseguiria reduzir para 4pts, a desvantagem que tem para o FC Porto, mantendo os 5 de atraso para o Sporting em caso de vitória leonina, ou então reduziria para 2pts de desvantagem que tem para o Sporting, mas manteria a de 7pts, para o FC Porto. Talvêz acabe por ser esta a mais vantajosa, uma vez que daria ainda esperanças de chegar ao segundo lugar e consequente apuramento directo para a Liga dos Campeões. Em caso de empate ganharia pontos aos dois concorrentes directos, reduzindo para 5 e 3pts a desvantagem para FC Porto e Sporting respectivamente. Mas para que isso seja possivel, os encarnados têm que ganhar o seu jogo. E não se afigura tarefa fácil. Os encarnados vão receber um Marítimo, que embora não esteja muito aflito, também não está muito seguro, e que quererá garantir pelo menos um ponto nesta deslocação ao continente. Os encarnados não vão poder contar com Anderson, que viu o quinto amarelo no jogo contra o Belenenses. Vamos vêr até que ponto a eliminação da Champions aos pe´s do Barcelona, pesará no subconsciente dos jogadores encarnados. Este jogo será vital para as aspirações do clube da Luz, tanto a nível da reconquista do título, como da luta por um lugar de acesso directo à Liga dos Campeões. Para o Marítimo, será mais um jogo importante na luta para garantir a manutenção. Os madeirenses ocupam o 10º lugar, com 35pts, e quererá acabar o campeonato sem ter que fazer contas.

A jornada começa amanha com o jogo Nacional-Belenenses. Os azuis do~Restelo vêm de uma contestada derrota frente ao Benfica, o que deixou o clube numa posição ingrata e quase com a corda na garganta. Do lado dos madeirenses, somaram mais uma derrota, desta feita em Braga e hipotecaram practicamente o lugar europeu que tanto procuraram na primeira volta. Diga-se de passagem que o Nacional, não está numa situação mais aflitiva, devido a boa primeira volta que efectuou e que deixava antever uma boa classificação. Puro engano e neste momento é uma das decepções desta segunda volta onde apenas somou 10pts em 36 possiveis. Já não vence a 6 jogos e só esta na luta por um lugar europeu porque o Boavista também desceu de forma, depois de um excelente arranque na segunda volta. Os azuis estão desfalcados de 4 unidades importantes, fruto de castigo federátivo devido ao quinto amarelo. Uma vitória do Belenenses significaria a manutenção practicamente garantida.

A União de Leiria recebe o Vit. de Guimarães. Depois da derrota da passada jornada frente ao Sporting, o Vitória ficou numa posição muito incomoda. Tem imperiosamente que vencer este jogo, pois são já três, os pontos que separam os vimaranenses do clube que está imediatamente acima da linha de agua, a Académica. O vitória é das equipas desta zona da tabela, que tem talvêz o melhor calendário, pois depois deste jogo terá apenas mais uma saida, ao Dragão, e vai dispor de 3 jogos em casa, frente a Penafiel, Boavista e Estrela da Amadora, na última ronda. Em caso de derrota, o Vitória poderá hipotecar a permanência. Do lado leiriense, reina a calma. o 8º lugar e os 37pts, dão alguma margem de manobra e o calendário não é tão exigente como o do Vitória. O jogo mais difícil é contra o FC Porto, no Dragão, na 31ª jornada. Depois recebe o Estrela, visita a Naval e acaba em casa frente ao Rio Ave. Em caso de vitória o Leiria garante practicamente a manutenção.

Paços de Ferreira e Rio Ave defrontam-se em mais um jogo de aflitos. Os pacenses estão nos lugares de descida, com 31pts, menos dois que a Académica, e os vilacondenses deram um salto na classificação depois de terem vencido o Vit. Setúbal na passada jornada. A inesperada derrota na última ronda frente a Naval, complicou as contas do Paços, que em semana de aniversário, pretende dar uma prenda aos sócios, que seria obviamente a vitória neste jogo. Os pacenses não dependem de si mesmos, pois têm que esperar que Académica perca, para em caso de vitória, poder sair da zona de despromoção. O calendário pacenses não se afigura fácil e por entre jogos com adversários directos, tem uma deslocação a Braga e a recepção ao Benfica na última ronda.

A Académica recebe a Naval em jogo de vizinhos aflitos. Só a vitória interessa as duas equipas, que lutam por fugir aos lugares de despromoção. A Académica vem de uma derrota surpreendente frente ao Estrela da Amadora, depois de estar a vencer por 0-2~a vinte minutos do fim da partida. A Naval venceu o Paços de Ferreira e saltou para o 11º lugar com 34pts. Não se podem descuidar os figueirenses, pois em caso de derrota e o Paços vença, a Naval perde em goal average, pois foi derrotada por 3-1 na capital do móvel, tendo vencido apenas por 1-0 na Figueira da Foz. Os estudantes por seu turno não podem desperdiçar mais pontos, principalmente com equipas do seu campeonato.

O Gil Vicente recebe o Estrela da Amadora, sabendo que caso não vença tem practicamente o seu destino traçado. No penúltimo lugar com apenas 29pts, está já a quatro da linha de agua, e pode ver a diferença a aumentar. A derrota na última jornada deixou marcas no plantel, pois Braima e Bruno Tiago por castigo, foram expulsos e Paulo Joge por lesão, não poderão dar o seu contributo a equipa, assim como Paulo Alves, que também não poderá orientar a equipa do banco, pois também foi expulso no jogo do Dragão. Do lado do Estrela, só a vitória interessa, pois assim quase ficaria garantida a permanência. Depois da vitória da passada ronda os estrelistas ocupam o 9ª posição com 36pts.

O Vit. Setúbal recebe o Sp. de Braga. Os bracarenses perseguem o sonho da Liga dos Campeões, e para isso têm que vencer e esperar que o Benfica escorregue, para diminuir a desvantagem de 5pts. João Tomás regressa ao onze, depois de ter cumprido um jogo de castigo. Os setubalenses estão firmes no 7º lugar, posição que não será alterada em caso de derrota. Caso vençam podem ultrapassar o Nacional, se este também não vencer. Alias, os sádinos perderam excelente oportunidade na última ronda, depois de terem sido derrotados pelo Rio Ave.

Por último o Penafiel recebe o Boavista. Os penafidelenses, depois de confirmada a descida de divisão jogaram mais soltos no último jogo e quase venceram a União de Leiria, que só chegou ao empate no último minuto de jogo. O Boavista pode aproveitar este jogo, para cimentar de uma vez por todas o 5º lugar e consequente classificação para a Taça UEFA. A equipa de Carlos Brito, decresceu de produção nos últimos jogos, e já não vence desde a 24ª jornada, altura em que derrotou o Gil Vicente em Barcelos por 0-1. Desde esse jogo 3 empates e duas derrotas. Fraco pecúlio para uma equipa que atingiu sete vitórias consecutivas..

Vamos poder assistir na televisão aos seguintes jogos: Nacional-Beleneses, U. Leiria-Vit. Guimarães, Sporting-FC Porto, Vit. Setúbal-Sp. de Braga e Penafiel-Boavista, todos na Sport Tv e na TVI ao Benfica-Marítimo.

Sem comentários: