11 de abril de 2006

Resumo da 30ª Jornda

De volta ao nosso campeonato, este fim de semana practicamente decidiu o proximo Campeão Nacional. O FC Porto deslocou-se a Alvalade para defrontar o Sporting e em caso de vitória ficaria mais perto do título. Foi o que aconteceu, num jogo muito mexido, mas sem grandes oportunidades de golo. O Sporting só podia ganhar para conseguir ultrapassar os azuis e brancos na tabela, ao FC Porto basatava o empate para gerir a diferença pontual que detinha. Adriaanse surpreendeu um pouco ao apresentar um esquema diferente do habitual, algo que já tinha feito sem resultados practicos aquando do jogo da Luz. O 3x4x3, revelaria-se fundamental na luta a meio campo, pois o Sporting detinha uma boa vantagem nessa zona do terreno. O jogo começou com um dominio do FC Porto, embora sem conseguir materializar isse dominio em ocasiões de golo. Aos 15 minutos o Sporting tem a grande oportunidade da primeira parte com João Moutinho a surgir isolado na cara de Helton, sem no entanto conseguir bater o guardião. O FC Porto tremeu e o Sportinhg foi ganhando algum ascendente na partida. Até ao intervalo o zer-zero parecia ser um resultado lisonjeiro. No reatamento, nada mudou, até a expulsão de Sá Pinto por acumulação de amarelos. Já se adivinhava este desfecho, poi Duarte Gomes, desde cedo, mostrou rigor na amostragem dos cartões. Esse rigor perdeu-se minutos mais tarde, quando Bosingwa foi expulso. O segundo amarelo é duvidoso, pois não parece haver empurrão do jogador azul e branco a Liedson, que se esgeuirava para a baliza de Helton. Sem grandes ocasiões de golo n osegundo tempo e já com Adriano em campo, o FC Porto chega ao golo, estavam decorridos 84 minutos de jogo. O brasileiro, que tinha entrado à pouco tempo isolou Jorginho que conseguiu o dominar a bola e já com Ricardo no chão desferiu potente remate, fazendo assim o golo únici golo da partida. Até ao fim o Sporting procuraria o golo da igualdade, mas o discernimento já não era o mesmo e acabou por nem perigo criar. No fom do jogo, a festa dos portistas, e particularmente de dois elementos: Jorginho, porque durante a época foi sempre o mal-amado dos adeptos do FCP, com constantes assobiadelas e a alternância entre a titularidade e a bancada, resolve com este golo a questão do título e Adriaanse, porque também não recolheu o consenso de todos os sócios dos dragões, chegando inclusivé a ser agredido por elementos da claque portista. Com esta vitória, Adriaanse consegue a primeira em classicos, dentro do tempo regulamentar, e esta muito perto de garantir os primeiros titulos da sua carreira e logo com uma sempre apetecida dobradinha, caso vença o Vit.Setúbal na final da Taça de Portugal, porque o campeonato parece estar entregue.

O Benfica perdeu excelente oportunidade de reduzir para apenas dois pontos a desvantagem para o Sporting. Pernate 45 mil espectadores, a equipa fez uma exibição horrivel na primeira parte e por isso não foi surpresa nenhuma o Marítimo ir para o intervalo a vencer por 0-1. A única jogada de perigo dos encarnados foi a passagem do quarto de hora com Marcel a proporcionar excelente defesa a Marcos. Já perto do intervalo, Valnei saltou à vontade dentro da area, na sequencia de um pontapé de canto e fez o golo. No segundo tempo o jogo encarnado foi exactamente igual. Tudo a passo, com uma calma irritante para os adeptos e sem conseguir criar nenhuma oportunidade. Sem surpresas o Marítimo chegou ao 0-2, a 15 minutos do fim da partida através de um golo plemo de sentido de oportunidade, apontado por Zé Carlos. A partir deste momento o Benfica acordou, fruto também das entradas de Karagounis e Mantorras, e logo de seguida, Petit num pontapé de raiva, da zona frontal a baliza de Marcos fez o 1-2. Até ao fim o Marítimo recuou e deu o jogo ao Benfica, que ia construindo ocasiões sucessivas de golo até que já no último minuto de descontos, Valnei mete a mão à bola e faz grande penalida protamente apontada por Augusto Duarte. Simão estabeleceu o 2-2 final. Koeman, na flash interview, pediu desculpas aos 45 mil assóciados que se deslocaram ao estádio pela exibição sofrivel da equipa encarnada, que nem com a possibilidade de reduzir para apenas dois pontos a desvantagem para o Sporting, encontrou motivação.

No resto do campeonato, há que destacar o regresso às vitórias do Nacional, depois de seis jogos sem vencer e logo por expressivos 4-0. O adversário foi o Belenenses de Couceiro, que com esta derrota cai em posições menos desejadas. Com esta vitória os madeirenses ainda acalentam o sonho de um lugar europeu, pois agora só estão apenas a um ponto de distância do Boavista que ocupa a 5ª posição. Os axedrezados parecem ter perdido o fulgor com que iniciaram a segunda volta e ontem arrecadaram mais um empate, a zero, na deslocação ao terreno do já despromovido Penafiel. Num jogo sem história, ressalva só para as expulsões de Ricardo Silva, o que o impossibilita de defrontar o Benfica na proxima ronda, do lado do Boavista e de Barrionuevo, do lado do Penafiel. Depois de sete vitórias consecutivas para o campeonato, já vão em seis, os jogos sem vencer por parte dos axedrezados, que não souberam aproveitar o mau momento do Nacional para garantir um lugar europeu.
O Vit. de Setúbal venceu o Sp. de Braga. Os bracarenses também não aproveitaram o deslize do Benfica e não recuperaram nenhum ponto na luta pela Liga dos Campeões. Os sadinos fizeram um bom jogo e o golo pertenceu a Carlitos na marcação de um livre directo. Com esta vitória o Setúbal fica também mais perto dos lugares europeus, embora já tenha assegurado a presença, via Taça de Portugal.
No derbi do Mondego, Académica e Naval protagonizaram um jogo com direito a comparações com os grandes derbis sul americanos. Golos, expulsões e tentativa de invasão de campo, foram os tónicos deste jogo. Na parte do futebol propriamente dito, a Naval entrou melhor e mais pressionante. Uma vitória daria practicamente a manutenção. Mas os estudantes perseguem o mesmo objectivo, e sem fazer nada por isso, chegam ao golo logo aos 5 minutos por Joeano. A Naval respondeu, mas sem conseguir criar nenhuma situação flagrante de golo. Até que aos 26' Joeano bisa e deixava os adeptos da briosa contentes. Mas a Naval não se conformou e começou a materializar o seu dominio em golos. Lito, aos 32' com um bom golpe de cabeça reduzia para 2-1 resultado que chegou ao interválo. Aos 64' de jogo Saulo com mais um bom golpe de cabeça fez o 2-2 e logo ai começaram os problemas. Antes disso já Nuno Piloto, tinha sido expulso por acumulação de amarelos, deixando a Académica a jogar com 10, e no espaço de 5 minutos Andrade e Joeano vêm o vermelho directo e pelo meio Nelo Vingada já tinha sido expulso do banco. Tudo isto incendiou as bancadas, onde alguns adeptos tentaram entrar no relvado, obrigando o arbitro da partida, o sr Jorge Sousa a acabar com o jogo mesmo antes de terminar os 6 minutos de compensação que tinha dado. No fim indignação total do lado dos estudantes.
Qum também empatou com polémica foi o Gil Vicente, que se queixa de um golo mal validado ao Estrela da Amadora, e pareceu-me com razão. A bola não tinha ultrapassado totalmente a linha de golo, embora o lance seja de dificil juizo. Com este empate, os amadorenses quase garantem a permanência, enquanto que os gilistas continuam aflitos no penúltimo lugar da tabela, agora com 30pts. Com 30 pts, está também o Vit. de Guimarães, que se deslocou a Leiria, levando consigo mais uma falange de apoio de 5 mil adeptos. Mas esse apoio não parece ser o suficiente, pois a equipa não correspondeu e sofreu mais uma derrota, que começa a comprometer e sobremaneira a permanencia na I liga. Um golo de Cadú, aos 64 minutos deitou por terra as aspirações dos comandados de Vitor Pontes. Neste momento o Vitória tem o calendário mais acessivel, pois dos 4 últimos jogos, 3 são em casa. Os adeptos é que parece terem perdido a esperança, e foi já anunciada uma acção no minimo reveladora dessa insatisfação, pela Associação Vitória Sempre, que disse que no proximo jogo em casa vão por bonecos nas bancadas acompanhados de tarjas a dizer "Joguem para o Boneco".
Por último, o Paços de Ferreira venceu o Rio Ave e deu um importante passo para garantir a permanência, embora seja uma das equipas que segue com 34pts. A vitória por 2-1, deixou os pacenses respirar mais um pouquinho e deixou os vilacondenses mais nervosos, para o que falta de campeonato.

Em resumo e com campeonato practicamente decidido, a luta pela permanência está ao rubro, pois há 9 equipas que ainda podem descer acompanhando o Penafiel, que é o único que já foi despromovido.
Interessante será também a luta por um lugar na Liga dos Campeões, que parece ser apenas entre Sporting e Benfica, com o calendário a ser mais favoravel aos leões, pois os encarndas, dos quatro jogos que faltam para o fim, vão disputar 3 fora de casa e com equipas que ainda têm aspirações, tanto a um lugar europeu como à permanência. A luta pela Taça UEFA, teráo seu desfecho na penultima jornada, quando o Boavista visitar a Choupana para defrontar o Nacional.

Sem comentários: