28 de setembro de 2006

Spartak Moskovo - Sporting CP

Estádio: Luzhniki
Espectadores: 50.000
Árbitro: Martin Hansson

Spartak Moscovo: Kowalewski, Jiránek, Geder, Stranzl e Shishkin, Kovac, Mozart e Titov, Bystrov, Boyarintsev e Pavlyuchenko
Treinador: Vladimir Fedotov Jogaram ainda: Rebko e Owusu-Abeyie

Sporting CP: Ricardo, Miguel Garcia, Polga, Tonel e Caneira, Miguel Veloso, João Moutinho, Tello e Nani, Yannick Djaló e Liedson
Treinador: Paulo Bento Jogaram ainda: Alecsandro, Paredes e João Alves


O Sporting entrou no sintético de Luzhniki praticamente a perder. Logo na primeira jogada de perigo do encontro, os russos chegaram ao golo, através de Boyarintsev, jogador bastante irrequieto e que deu bastante trabalho ao quarteto defensivo dos leões. Este golo condicionou bastante a actuação da equipa do Sporting, que durante os primeiros 45 minutos foi dominada, como nunca antes o tinha sido por outra equipa. E se não fosse algumas intervenções meritórias de Ricardo, o resultado ao intervalo poderia ter sido mais dilatado. O Sporting não conseguiu fazer as transições ofensivas com rapidez e muitas vezes os passes saíam mal, devido precisamente ao pressing exercido pelos russos, que também tiveram os seus momentos difíceis, principalmente quando Nani, que esteve bastante desinspirado, conseguia acertar um passe. Já perto do intervalo, uma excelente defesa de Ricardo proibiu o endiabrado Boyarintsev de bisar no encontro.

No segundo tempo Paulo Bento deixou Miguel Garcia no balneário e fez entrar Alecsandro, mas as coisas não mudaram muito de sentido. Nos primeiros cinco minutos do segundo tempo, Pavlyuchenko teve duas oportunidades de matar o jogo. Primeiro num cabeceamento à vontade na área, que saiu bastante perto da balia e depois num remate forte, no seguimento de uma excelente jogada de Bystrov, que passou como quis pela defesa do Sporting, tendo Ricardo oposto, com uma defesa de grande nível. A partir deste momento, o Sporting equilibrou um pouco o jogo, e conseguiu chegar ao golo, quando faltava cerca de meia hora para o fim da partida. Grande jogada de combinação entre Paredes, Alecsandro e Yannick, chegando depois a bola a Nani que tabela com Liedson e depois de rasgar a defesa e de fintar o guardião russo, bateu para a baliza desamparada, com Geder, em desespero, ainda a tentar evitar o golo. Foi o único momento inspirado do ataque leonino, que até ao momento apenas tinha complicado com constantes perdas de bola que causavam rápidos contra-ataques adversários. Os moscovitas não desistiram e mais uma vez Boyarintsev teve uma excelente oportunidade minutos depois do golo, mas atirou por cima da baliza de Ricardo. Até ao fim os russos tentaram marcar o segundo, mas em vão, e pela primeira vez na história de confrontos entre equipas russas e o Sporting, os leões voltam sem uma derrota. Este ponto é importantíssimo, pois mantém os leões nos lugares de apuramento para a fase seguinte.

O Melhor em Campo

Boyarintsev. Se houve jogador irrequieto, batalhador e bastante difícil de parar foi este. O golo obtido logo aos 5 minutos, revela um excelente sentido de oportunidade e excelente capacidade de remate. Pôs a cabeça em água a Miguel Garcia.

O Positivo do Jogo

O Sporting não perdeu e este resultado quebrou a tradição, pois o Sporting só averbou derrotas sempre que se deslocou à Rússia. É bastante importante este resultado, pois permite ao Sporting manter-se nos lugares de apuramento e pensar na passagem à fase seguinte da competição.

O Negativo do Jogo

O Sporting ontem sofreu uma pressão como nunca tinha sofrido até então. Acantonados na seu meio campo em grande parte do jogo, os passes não saíam bem e criavam descompensações. O desacerto de Nani nos passes poderia ter sido fatal em duas ou três ocasiões. Talvez a constante rotatividade de jogadores seja um pouco prejudicial à estabilidade do onze que entra em campo.

O Árbitro

No primeiro tempo verificou-se um certo caseirismo do árbitro sueco, que deixou passa em claro uma falta a entrada da área russa, quando Djaló foi derrubado por Stranzl, em plena progressão para a baliza do Spartak. Depois do intervalo voltou um pouco diferente e mais justo nas decisões que tomou. Sem influência no resultado.

Sem comentários: