13 de outubro de 2006

Antevisão da 6ª Jornada

Depois da desilusão da nossa selecção na passada 4ª feira, a Bwin Liga está de volta. Esta 6ª jornada não vai ter nenhum jogo grande, mas os três grandes vão ter jogos com algum grau de dificuldade.
Beira-Mar - Sp. Braga
Este jogo vai ficar marcado pelo reencontro de Mário Jardel com João Vieira Pinto, "filho" e "pai" respectivamente, quando ambos representavam o Sporting. Quanto ao jogo, os aveirenses vão querer limpar a derrota sofrida na Figueira da Foz na última ronda. É bom lembrar que o Beira-Mar ganhou vantagem quando faltavam cerca de 5 minutos para o fim do jogo... mas sofreu dois golos nos descontos da partida. O Sp. de Braga vem de uma excelente exibição frente ao Campeão Nacional, FC Porto, que deu a vitória à equipa minhota. Alias, os bracarenses estão em grande, pois tiveram na mesma semana dois exitos: um foi a vitória já referida, o outro foi a entrada na fase de grupos da Taça UEFA, à terceira tentativa.
FC Porto - Marítimo
Os azuis e brancos, ao contrário dos bracarenses, tiveram uma semana para esquecer. Sairam derrotados de Londres para a Champions e perderam em Braga. Pinto da Costa, no ínicio da semana concedeu uma entrevista ao jornal "O Jogo", onde entre outros assuntos, diz que "Braga não se repetirá" e que notou a "falta de ambição de alguns jogadores". Diz também que "Jesualdo não se manterá um ano no clube. Nem dois". Basta saber como ficará a posição do treinador perante os adeptos, caso o resultado de amanha seja desfavoravel aos dragões. Helder Postiga poderá não ser utilizado depois de se ter lesionado ao serviço da selecção. Do lado do Marítimo, Ulisses Morais diz que os dragões "querem que sejamos nós a pagar as favas", e sempre vai dando favoritismo ao FC Porto, mas advertindo que os portistas "são humanos e cometem erros". Os insulares contam com a inspiração de Lipatin, para tentar pelo menos igualar o feito de 1981, época em que o Marítimo empatou nas Antas a uma bola. Curiosamente em 26 visitas ao terreno do FC Porto, este foi o único resultado positivo, tendo os restantes jogos cotado-se por derrotas. No entanto, nas últimas quatro épocas o Marítimo tem dificultado a vida aos dragões, pois, embora derrotados, o resultado pautou-se sempre pela diferença minima.
U. Leiria - Benfica
O Benfica tem uma deslocação bastante díficil. Vai a Leiria onde nas últimas 3 épocas o melhor que conseguiu foi um empate a 3 bolas, na época 03/04. Em 04/05 derrtoa por 1-0, e em 05/06 derrota por 3-1. Vamos ver como será amanha, pois há jogadores importantes que não podem dar o contributo à equipa, casos de Rui Costa e Karagounis. Fernando Santos já deu o mote, dizendo que "para ser campeão há que ganhar fora". O Benfica vem subindo de qualidade, a goleada da última ronda confirma isso, e pode ser que se quebre o enguiço. Do lado leiriense, Domingos, diz que "a táctica vai mudar", e que "não vai alinhar a mesma equipa de Alvalade, até porque o Éder não pode actuar". Diz ainda que "não sabe se haverá outras mudanças, mas independente do sistema, os principios de jogo estão lá". O treinador leiriense dá o favoritismo ao Benfica, mas vai dizendo que quer aproveitar os deslizes encarnados e a irregularidade demonstrada, assim como aproveitar o facto de o Benfica ter tido grandes dificuldades no passado no embate contra os leirienses.
Paços Ferreira - Académica
O paços vem de um empate em Setúbal e estão moralizados, até pela posição que ocupam na tabela classificativa, o 5º lugar. Confia em Ronny, o melhor marcador da equipa para bater o guardião academista e continuar a amealhar pontos para o principal objectivo: a manutenção.
Os comandados de Mauel Machado vêm de uma derrota pesada em casa, 1-3 frente ao Nacional, depois de estar a vencer por 1-0. Os estudantes ocupam a 14ª posição na tabela com apenas 3pts em 5 jogos, manifestamente pouco para uma equipa que até tem reforços vindos dos grandes, nomeadamente do FC Porto, casos de Sonkaya e Helder Barbosa. Em caso de novo desaire a posição do treinador pode ficar ainda mais fragilizada.
Desp. Aves - Vit. Setúbal
Uma vitória e uma derrota, é o pecúlio de Toni à frente dos destinos do Setúbal. Nesta deslocação à Vila das Aves, os sadinos tentarão ganhar um novo rumo e esquecer a eliminação da Taça UEFA aos pés do Heerenveen. A novela Auri parece ter chegado ao fim e com o final esperado para os sadinos, pois o carismatico central não abandonará o clube rumo ao Qatar.
Do lado do Aves, Neca tentará com que a pesada derrota sofrida à 15 dias na Luz não afecte psicologicamente os seus jogadores e tentará montar um esquema que os leve à vitória frente ao Setúbal.
Nacional - Belenenses
O Nacional vai receber o Beleneses e parece que os insulares ganharam novo animo depois das duas vitórias consecutivas para o campeonato, onde marcaram 4 golos e sofreram apenas 1, tendo inclusive, virado o resultado do jogo de Coimbra e vencido folgadamente. Ao Beleneses parece ter acabado o gás inicial, depois de ter sido decretada a sua súbida na secretaria, pois após a vitória sobre o Setúbal averbou dois empates e uma derrota, tendo efectuado exibições aquém do esperado.
Estrela da Amadora - Sporting
Os leões deslocam-se, não sabem ainda bem aonde, para defrontar o Estrela da Amadora. Devido às obras no Estádio José Gomes estarem ainda um pouco atrasadas, não se sabe se será este o palco do jogo. O Sporting está em alta, até porque está neste momento em igualdade pontual com o FC Porto e qualquer deslize dos azuis pode ser aproveitado. Este terreno costuma ser dificil para os leões, que também não venceram aqui na época passada, tendo empatado a zero. Este ano, no entanto a equipa do Sporting está mais forte e motivada, e pode sair vencedora. Do lado do Estrela existe uma certa desmotivação. A equipa orientada por Daúto Faquirá ainda não venceu em cinco jogos, tendo sido derrotada em todos, apontado apenas um golo e sofrido nove. Um fraco registo para uma equipa que conta nas suas fileiras com atacantes do calibre de Dário (ex-Académica e Vit. Guimarães), Luis Loureiro (ex-Sporting), ou Amoreirinha e Fonte cedidos pelo Benfica. É importante que vençam, ou caso contrário o treinador ficará em muitos maus lençois.
Boavista - Naval
Os axedrezados vêm de uma vitória sobre o Belenenses e têm um jogador com o pé quente: Linz, que por acaso até esteve ausente da última sessão de treino devido ao facto de ter defrontado a Suiça na passada 4ª feira e ter feito mais um golo. O Boavista ocupa a 6ª posição. A Naval vem da vitória relampago sobre o Beira-Mar, depois de Nei ter apontado os golos da vitória já nos decontos do desafio. A 3ª posição ocupada pelos figueirenses pode servir de factor motivacional para vencer os axedrezados e seguir intrometido entre os grandes.

Sem comentários: