30 de outubro de 2007

Benfica 2-1 Marítimo

Estádio: Estádio da Luz
Espectadores: 45.000
Árbitro: Pedro Proença


Benfica: Quim, Maxi Pereira, Luisão, Edcarlos e Léo, Katsouranis, Binya, Dí Maria, Rui Costa e Cristian Rodriguez, Cardozo.
Treinador: José António Camacho. Jogaram ainda: Butt, Luis Filipe e Freddy Adu.

Maritimo: Marcos, Ricardo Esteves, Van der Linden, Ediglê e Evaldo, Wenio, Marcinho, Olberdam e Mossoró, Kanu e Makukula.
Treinador: Sebastião Lazaroni. Jogaram ainda: Briguel e Djalma.

O Benfica volta a vener um jogo nos minutos finais, depois de ter vencido o Celtic para a Champions e de ter chegado à igualdade frente ao Vit. Setúbal no mesmo período. Desta feita, a estrela voltou a ser Adu.




O Benfica defrontou no Domingo o Marítimo, e o jogo até nem começou muito bem para os encarnados. Camacho voltou a deixar Cardozo sozinho na frente, e voltou a dar o lugar de defesa direito a Maxi Pereirra, com Katsouranis a regressar ao meio campo ao lado de Binya. Dí Maria voltou á titularidade, na extrema esquerda, com Rodriguez a ocupar a faixa direita e Rui Costa a comandar as operações. Mas o início de jogo não foi o malhor para o Benfica, já que, com apenas 7 minutos de jogo, o Marítimo chegou ao golo, gelando os adeptos encarnados presentes no estádio. A jogada começou na defesa insular, com Ricardo Esteves a desmarcar Kanu, que apercebendo-se a hesitação de Quim, fez-lhe um chapeu irepreensível. O Benfica não baixou os braços e tentou chegar à igualdade, se,pre com Rui Costa na batuta. Aos 13 minutos remaou com força para boa defesa de Marcos, voltando a fazer o mesmo minutos depois. Mas ao minuto 18, a acção do maestro sería coroada de sucesso, não por ter marcado, mas porque o cruzamento que tentou fazer foi cortado pelo braço de Ricardo Esteves, já dentro da área do Marítimo. Grande penalidade indiscutivel, que Pedro Proença assinalou e Cardozo converteu, com potente remate sem hipoteses para Marcos. O Benfica voltou a ganhar animo e veio para a frente, mas à passagem da meia hora, novo revés na estrategia encarnada. Kanu volta a aparecer sozinho frente a Quim, que desta vez derruba o avançado brasileiro. Grande penalidade que Pedro Proença também não exitou em marcar e que levou a expulsão do guarda-redes benfiquista. Butt foi chamado ao jogo e Camacho teve que substituir Edcarlos para Butt entrar. O guarda-redes alemão sería uma das figuras da partida, pois ainda a frio conseguiu defender o tiro de Makukula, mantendo assim a igualdade.
Após o intervalo, o Benfica entrou ainda mais decidido a vencer o jogo, e teve oportunidades para isso. Aos 61 minutos de jogo, Katsouranis, que recuou para central, atirou mesmo ao lado do poste de Marcos, o mesmo acontecendo com o remate de Cardozo minutos depois. Antes disso, ao minuto 68, Butt voltou a estar em grande ao evitar o golo do Marítimo, depois de remate de Kanu. O Benfica encostou o Marítimo às cordas e Rodriguez teve nos pés mais uma oportunidade a doze minutos do fim, quando apanhou uma bola perdida na grande área maritimista, atirando pouco por cima da trave do batido Marcos. Depois de já ter lançado Butt e Luis Filipe, Camacho optou por dar nova oportunidade a Adu, e o miudo não deixou os seus créditos por mãos alheias. A três minutos do fim e depois de grande jogada de Léo... pelo flanco direito do ataque encarnado, o nort-americano antecipou-se a Ediglê e bateu Marcos fazendo o 2-1 e deixando em delírio os adeptos encarnados. Pouco depois o árbitro apitou para o final do jogo, com o Benfica a deixar a pele em campo e pela segunda vez consecutiva, depois de Leiria, a virar o marcador depois de entrar no jogo practicamente a perder. Os encarnados ocupam agora a segunda posição na classificação, com 16 pontos.

Sem comentários: