4 de outubro de 2007

Dín. Kiev 1-2 Sporting

Estádio: NSC Olympiyskiy
Árbitro: Bertrand Layec
Espectadores: 35.000

Dínamo de Kiev: Shovkovskiy, Mikhalik, Vashuck e Gravancic, Yussuf, Ghioane, El Kaddouri, Diogo Rincón e Corrêa, Milveskiy e Shatskikh
Treinador: Jozsef Szabó. Jogaram ainda: Gusev e Kléber

Sporting: Stojkovic, Abel, Tonel, Polga e Ronny, Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic e Romagnoli, Yannick Djaló e Liedson.
Treinador: Paulo Bento. Jogaram ainda: Izmailov, Paredes e Gladstone.



O Sporting conseguiu a primeira vitória fora na liga dos campeões, ao fim de 10 jogos. É preciso recuar até 1970, para ver a última vitória fora, em Malta, frente ao Floriana por 4-0.
No entanto, o jogo não foi fácil. O Sporting entrou melhor, tanto anímica como tacticamente. O Dínamo mudou de treinador a pouco tempo, ocupa uma posição sofrível no campeonato e jogou num 3x5x2 muito permissivo, o que permitiu ao meio campo do Sporting dominar nos primeiros minutos da partida, tendo chegado ao golo, aos 15 minutos, na sequência de um lance onde os ucranianos pediam falta de Tonel sobre o guarda-redes. Szabó percebeu o problema que tinha no miolo do terreno e começou a lateralizar o jogo, confundindo os jogadores do Sporting. No meio dessa desorientação, o Dínamo chegou ao golo, aproveitando a falha de marcação a Vaschuk, perto da meia hora de jogo. O Sporting entrou nos eixos novamente, e pouco depois, Polga, numa estreia a marcar pelos leões, apontou o segundo golo, dando vantagem ao Sporting ao intervalo.
No segundo tempo, o Sporting defendeu a vantagem com unhas e dentes e ainda teve oportunidades para fazer o 1-3, com a oportunidade mais flagrante a ser desperdiçada por Yannick Djaló, que depois de isolado por Liedson, rematou fraco e á figura de Shovkovskiy.
O Dínamo também poderia ter chegado ao empate, mas a grande exibição de Soijkovic não o permitiu. A melhor oportunidade de golo dos ucranianos surgiu ao minuto 66, com Kléber a aparecer isolado em frente ao guardião leonino após mau passe de Miguel Veloso, mas o guarda-redes foi exemplar nos reflexos e evitou o golo.
Com esta vitória, o Sporting entra nas contas do Grupo H e terá que pontuar frente à Roma para aspirar a uma passagem à fase seguinte.

Sem comentários: