7 de novembro de 2007

FC Porto 2-1 O. Marselha

Estádio: Estádio do Dragão
Espectadores: 42.217
Árbitro: Wolfgang Stark


FC Porto: Helton, Bosingwa, Stepanov, Bruno Alves e Fucile, Paulo Assunção, Raul Meireles e Marek Cech, Tarik, Quaresma e Lisandro.
Treinador: Jesualdo Ferreira. Jogaram ainda: Hélder Postiga, Bolatti e Mariano Gonzales.

Marselha: Mandanda, Bonnart, Givet, Rodriguez e Taiwo, M’Bami e Cana, Valbuena, Nasri e Ayew, Niang.
Treinador: Eric Gerets. Jogaram ainda: Cissé, Arrache e Cheyrou.


O FC Porto assumiu a liderança do Grupo A depois da vitória de ontem frente ao Marselha. Basta agora não perder em Anfield para os azuis e brancos seguirem em frente na prova.

Uma vitória difícil, num jogo difícil. O Marselha apresentou no estádio do Dragão um esquema algo retraído, que lhe permitiu dominar territorialmente durante toda a partida. O esquema de 4x2x3x1, permitiu à equipa francesa ter mais gente no meio campo, o que, contrastando com os três homens de Jesualdo, permitiu ao Marselha ter mais posse de bola e ser mais dominador. Mas como não é esse aspecto que ganha jogos, o FC Porto soube contornar essa dificuldade.
Numa primeira parte algo fria em termos de situações de golo, Tarik abriu o livro e fez sozinho a melhor jogada de todo o encontro, culminando-a com o que, concerteza será, o melhor golo da Liga dos Campeões desta temporada. Estavam decorridos 27 minutos de jogo e Tarik pegou na bola perto do meio campo e passou por cinco jogadores do Marselha, guarda-redes incluído, para abrir o marcador. O melhor do Marselha, surgiu já perto do intervalo, com Niang a fugir a Stepanov, mas a rematar as malhas laterais. O FC Porto ia para o intervalo a vencer merecidamente.
A segunda parte abriu com o golo de Niang. Balde de água fria para os adeptos portistas, pois o avançado do Marselha foi mais rápido que Stepanov, à semelhança do jogo em França, batendo Helton com um remate de cabeça. O FC Porto abanou um pouquinho, mas na última meia hora foi para cima do adversário, com Jesualdo a lançar Postiga no lugar de Cech. Gerets respondeu colocando Cissé no lugar do esgotado Niang, mas sería Lisandro, mais uma vez, a resolver a questão a dez minutos do fim, respondendo de cabeça a um excelente cruzamento de Quaresma, numa das poucas vezes em que o extremo esteve em foco no jogo. Até ao final, os franceses tentaram o empate mas sempre sem sucesso. Com esta vitória, o FC Porto assume o primeiro lugar do grupo A e está em excelentes condições de seguir para os oitavos de final da prova, bastando um empate no terreno do Liverpool, próximo adversário dos portistas.

Sem comentários: