8 de novembro de 2007

Sporting 2-2 AS Roma

Estádio: José Alvalade
Espectadores: 32.273
Árbitro: Frank De Bleeckere


Sporting: Tiago, Abel, Tonel, Polga e Ronny, Miguel Veloso, Izmailov, João Moutinho e Romagnoli, Yannick e Liedson.
Treinador: Paulo Bento. Jogaram ainda: Vukcevik e Pereirinha.

AS Roma: Doni, Cicinho, Mexès, Juan e Cassetti, De Rossi, Perrotta, Giuly, Mancini e Pizarro, Vucinic.
Treinador: Luciano Spaletti. Jogaram ainda: Ferrari, Esposito e Brighi.

Do céu ao inferno num minuto. Quando toda a gente em Alvalade fazia contas aos 3 pontos e consequentes possibilidades de apuramento, Polga traiu as expectativas e esteve ligado ao golo do empate da Roma sendo… o autor do mesmo.

O Sporting fez com toda a certeza, o melhor jogo de toda a época frente a AS Roma. No entanto, o jogo até começou mal. Cassetti, logo aos 4 minutos atirou uma bomba de fora da área, imparável para Tiago. Estava feito o primeiro da partida. Mas uma reacção estonteante dos jogadores do Sporting levou a equipa para uma das melhores exibições da época. Aos 13 minutos, Liedson marcou um golo que acabou por ser invalidado pelo juiz da partida, por suposta falta do levezinho sobre o guardião romano. Os leões continuaram a dominar e aroma apenas defendia a vantagem, à boa maneira italiana, até que ao minuto 22, Liedson acabou por empatar mesmo. A jogada começa num centro de Izmailov, com Yannick a importunar Mexès, que por sua vez importunou Doni, com o guardião a deixar a bola seguir para os pés de Liedson. Estava feito a empate, diga-se de todo merecido para o Sporting. Com a Roma encostada as cordas, devido a acção principal de Miguel Veloso, a comandar o meio campo, com Romagnoli a distribuir jogo como ainda não tinha feito esta temporada, o Sporting poderia ter ido para o intervalo a vencer, não fosse o remate de Liedson as malhas laterais, e mesmo em cima do apito do árbitro, Moutinho ainda tirou tinta do poste esquerdo de Doni, com um espectacular remate de fora da área, em zona frontal.
Na segunda parte, o Sporting continuou a dominar a partida, já sem a frescura da primeira parte, mas com igual vontade e querer. Bento mexeu na equipa, retirando Yannick e fazendo entrar Vukcevic aos 63 minutos, e logo de seguida Liedson vira o marcador, com um espectacular voo de peixe, indo com a cabeça onde muitos não vão com os pés. A jogada é de Romagnoli, o centro é de Izmailov. Os romanos não encontravam argumentos para chegar perto da baliza leonina, por isso limitavam-se aos remates de meia distância, inconsequentes e tortos. Mas a um minuto dos 90, grande balde de água fria, que transforma este empate numa terrível derrota para o Sporting. Livre favorável à Roma, com Pizarro a rematar de fora da área em zona frontal, com a bola a bater na cabeça de Polga e a trair o desamparado Tiago. Dois golos sofridos sem culpa em nenhum e sem mais nada poder fazer. A alegria virou tristeza, e ao Sporting afigura-se agora algo complicada a passagem aos oitavos de final da prova, uma vez que, para isso acontecer, a Roma não pode vencer mais nenhum jogo até final.

Sem comentários: