25 de novembro de 2014

Taça Brali - Foz ou Canidelo?

A fase de grupos da Taça Brali terminou no passado domingo, com a última jornada da série respectiva à Divisão de Honra e a dúvida instalou-se nos três grupos de apuramento, uma vez que em todas as séries houve empate entre duas ou mais equipas. 

Relativamente aos clubes de Gaia, todos inseridos no Grupo 6, o Canidelo entrou para a última jornada a precisar apenas de um empate para garantir a presença na fase seguinte da prova. Caso não conseguisse o empate, o Foz não poderia vencer o Custóias. E as dúvidas começam precisamente aqui. Acontece que se o vencedor do jogo entre Foz e Custóias fossem os matosinhenses, o Canidelo teria que pontuar para não ser eliminado, uma vez que no jogo entre Canidelo e Custóias, os gaienses venceram por 0-2 o que, à luz dos regulamentos, lhes conferia vantagem em caso de igualdade.

Contudo, o Canidelo foi surpreendido pelo Vila Fc, que venceu o dérbi. O Foz venceu o Custóias, e as duas equipas terminaram empatadas, ambas com nove pontos conquistados e há que recorrer aos regulamentos para determinar a equipa apurada para a fase a eliminar da prova.

Para o A Bola é Redonda, o apurado neste grupo é o Foz e a explicação é simples e está nos regulamentos. 

Segundo o Regulamento Especial para a edição 2014/2015 da Taça Brali, a Associação de Futebol do Porto refere no ponto 01.11 que "Os desempates da I Fase, processam-se de harmonia com o Regulamento de Provas Oficiais". Podem consultar esse Regulamento Especial aqui.

Verificando então no Regulamento de Provas Oficias (RPO), chega-se à conclusão de que, em caso de empate entre duas equipas, o Foz segue em frente, em conformidade com o que está escrito no ponto 101.02, alínea A:

"101.02 - Para estabelecimento da classificação geral dos clubes que, no final das fases ou das provas em "poule", se encontrarem com igual número de pontos ter-se-ão em conta, para o efeito de desempate, as seguintes disposições, segundo a ordem de prioridade:

a) Pelo número de pontos alcançados pelos clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram; (...)"

Assim, o primeiro factor de desempate nesta competição é o confronto directo, e reside nesta definição de confronto directo a maior parte da dúvida, já que a maioria dos agentes desportivos assume que apenas existe confronto directo quando se realizam dois jogos entre as mesmas equipas, menosprezando o facto de já existir confronto directo desde o momento que duas equipas se defrontam entre si.

Podemos constatar que no resto do grupo a alínea a é a utilizada, já que o Dragões Sandinenses venceu o Infesta na última jornada e, apesar de ter pior diferença de golos que os matosinhenses, termina à frente dos infestistas na classificação. O mesmo não acontece com o Vila Fc relativamente ao Custóias, onde aqui sim é usada a diferença de golos como factor de desempate, já que as duas equipas empataram no jogo entre si.

Podemos alargar a analise aos outros grupos. No Grupo 7, Balasar e Maia Lidador terminaram também com o mesmo número de pontos, ambos com 10, e segundo a classificação que consta no site da AF Porto, o Balasar é o clube apurado em detrimento dos maiatos. Se olharmos para a diferença de golos, esta favoreceria o Maia Lidador, mas o facto de o Balasar ter vencido o jogo entre ambos por 3-2, conferiu-lhe vantagem.

No Grupo 8 as coisas já são diferentes. Três equipas terminaram com sete pontos: Vilarinho, Baião e Alpendorada. O Alpendorada perdeu tanto com Vilarinho e Baião, mas Vilarinho e Baião empataram o jogo entre si. Por isso, será necessário recorrer à alínea C do RPO que nos diz o seguinte: "Se algum clube for excluído por esta forma de desempate, ficando ainda dois ou mais empatados, recorre-se imediatamente à alínea seguinte;" e a alínea seguinte, a D, refere que "Neste caso, recorrer-se-á à maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos realizados em toda a competição;" e aí o Vilarinho tem vantagem sobre o Baião, daí seguir em frente.

Nesta analise, saltou-se a alínea B do regulamento, que diz que "Se o empate subsistir, recorre-se-á à maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;", mas que seria apenas utilizada caso a fase de grupos da Taça Brali fosse disputada a duas mãos, o que não se verifica. 

Posto isto, o A Bola é Redonda mantém a informação que dá como certa a passagem do Foz à fase seguinte da Taça Brali, pois à luz dos regulamentos elaborados pela AF Porto, é essa a conclusão que se tira. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Em nenhuma competição pelo qual podem ser rebuscadas equipas para competições organizadas pela FPF que é o caso desta competição que dá acesso ao vencedor para a taça de Portugal o desempate em apenas uma mão entre 2 equipas pode ser o primeiro critério... O primeiro critério é diferença de golos, depois golos marcados e por último sim o resultado entre as 2 equipas em caso destes 3 factores estarem empatados é apurada a equipa com média de idades mais jovem... Cumprimentos desportivos

Johnny Lino disse...

Com todo o respeito que o senhor anónimo me merece, mas essa é uma interpretação que é sua e não aquela que é estipulada pelos regulamentos elaborados pela AF Porto, que são aqueles que têm que ser aplicados. E esses, no entender da administração deste blog, são os que foram tomados em conta para escrever este esclarecimento. Se consultar o site da AF Porto, as classificações dos grupos referentes à Divisão de Honra já estão definidas e estão segundo estes critérios.