27 de maio de 2010

Comentário final - Divisão de Honra


Antes de mais, quero-me penitenciar pelo tempo de ausência, mas por vezes a minha vida profissional causa-me estes pequenos transtornos, que depois são reflectidos em todas as actividades da minha vida.

O campeonato da Divisão de Honra da AF Porto já terminou como toda a gente sabe, com o Sousense a vencer a prova e a garantir o direito de subir à 3ª Divisão Nacional, fazendo assim a sua estreia neste escalão. À equipa gondomarense e toda a sua estrutura, o A Bola é Redonda dá os parabéns e deseja toda a sorte do mundo nesta nova aventura.
Quanto às equipas de Gaia... É com muita tristeza que registo a descida de dois clubes do Concelho, no caso o Canidelo e o Dragões Sandinenses. O Canidelo regressa assim à 1ª Distrital, divisão onde já não militava desde 2005/2006, ano em que alcançou a subida. A equipa voltou a ter uma época francamente má, como comprovam os números: apenas oito vitórias, 11 empates e 15 derrotas, marcando 40 golos e sofrendo 53, somando no total 35 pontos, menos um que o Vilarinho, equipa imediatamente acima da linha de água. Depois do Perosinho na última época, o Canidelo terá forçosamente que passar por uma reestruturação total, para poder erguer-se novamente. De registar, que já na época anterior, a equipa correu o mesmo risco que agora, numa altura em que chegou a prometer a subida de divisão, (no caso Rui Amorim, antigo treinador da equipa), mas por pouco esta não descia. Desta feita não houve a mesma sorte e a equipa acabou mesmo por descer de divisão.
Caso mais paradigmatico é o do Dragões Sandinenses. Habituado aos campeonatos nacionais, onde até chegou a lutar pela subida à Liga de Honra, em 2003/2004, ficando apenas a um ponto do gondomar, mas dando início a este ciclo terrivel, que culminou com descidas sucessivas. Neste cenário, a equipa regressa à 1ª Distrital, de onde saiu na longinqua época de 1986/1987. Na altura, os campeonatos distritais da AF Porto apenas eram compostos pela 1ª e 2ª Divisão, sendo que os Dragões Sandinenses protagonizaram a escalada vitoriosa dos distritais aos campeonatos nacionais em apenas duas épocas, uma vez que na época de 1985/1986, a equipa militava na 2ª Divisão, subindo sempre como campeão.
Serão duas perdas de grande impacto, até porque diminurá o contingente de equipas gaienses na divisão máxima dos campeonatos distritais para apenas três.
Quanto às restantes equipas, destaque para o Grijó, que alcançou a quinta posição, atrás de Sousense, Alpendorada, Pedras Rubras e S. P. Cova. A equipa grijoense fez um campeonato notável, se tivermos em linha de conta que tem andado com a casa às costa, tanto em termos de treinos como de jogos, situação que deverá chegar ao fim na próxima época, uma vez que o seu complexo desportivo foi recentemente inaugurado. Fica na idéia que o Grijó poderia ter sido uma equipa mais incómoda, caso o número de empates fosse mais reduzido. A equipa alcançou 14 igualdades em toda a prova, o mesmo número de vitórias e apenas perdeu por seis vezes, sendo a sexta melhor defesa da prova com 36 golos sofridos, contudo, alcançando o melhor ataque, com 58 tentos apontados. Destaque ainda para a época notável da equipa nos jogos realizados em casa, onde não perdeu uma única vez: 11 vitórias e seis empates, 34 golos marcados e apenas 10 sofridos. Melhor que este registo, apenas o líder e campeão, Sousense, sendo então os jogos fora a pecha da equipa, onde apenas venceu por três ocasiões, empatou oito e perdeu seis.
Já o Arcozelo, que tinha como ambição colocar-se entre os cinco primeiros lugares, não foi além do sétimo posto. A equipa passou algumas fases conturbadas, principalmente nas últimas jornadas, onde não alcançou uma única vitória nas seis jornadas finais, somando cinco empates e uma derrota. esta situação poderá ser atribuida ao facto da equipa reclamar salários em atraso, algo que foi divulgado aqui no blog, em primeira mão. Ainda assim, é a equipa de Fred, que não irá continuar na próxima época, que pertence a maior goleada da prova, na recepção ao Progresso, vencendo por seis bolas sem resposta.
Já o Avintes, tinha como objectivo fazer uma época tranquila e conseguiu-o, como atesta o nono lugar alcançado.

Assim despede-se a Divisão de Honra da AF Porto, sendo que para o ano a competição será ainda mais difícil do que este ano. As subidas de Custóias e Nun'Alvares, sendo que o Salgueiros 08 ainda espreita a subida, com as descidas da 3ª Nacional, no caso, Infesta e Pedrouços, juntando-se os candidatos Pedras rubras e Alpendorada (no caso de não subir administrativamente) farão desta divisão uma das mais competitivas de sempre.

Sem comentários: