28 de novembro de 2006

11ª Jornada - Resumo

Esta 11ª Jornada, decorreu sob o signo da normalidade, para os três grandes, que com maior ou menor dificuldade, venceram os seus jogos. Destaque para a vitória do Paços de Ferreira, que assim eleva para 10 meses sem perder na Mata Real.

Boavista 1-1 Estrela da Amadora

Boavista e Estrela abriram a jornada 11 na passada 6ª Feira e o jogo terminou empatado a uma bola, num encontro monotono e com pouco público. O Estrela foi o primeiro a marcar, por intermedio de Jaime, aos 12 minutos de jogo. O Boavista sentiu um pouco o golo e não conseguiu criar grandes oportunidades para empatar a partida. Só aos 25 minutos é que o Boavista chega à baliza de Paulo Lopes, mas Linz atirou ao lado. Após o intervalo, os axedrezados queixaram-se de uma mão na area de Tony, que evitou que a bola chegasse a Ricardo Sousa, que estava em posição de marcar golo, mas o árbitro nada assinalou. O Boavista chegaria ao golo por intermedio de Ricardo Sousa, aos 62 minutos e até teve oportunidades para virar o jogo, com Linz (2) e Zé Manuel (1), a serem perdulários na hora do remate. O Estrela consegue o primeiro ponto fora de casa e depois de 6 derrotas nas primeiras 7 jornadas, parece que os estrelistas estão em retoma e com este empate, abandonaram a zona de despromoção. O Boavista segue na 11ª Posição com 12pts.

Benfica 2-1 Marítimo

Exibição perdulária dos avançados da Luz que nos primeiros 20 minutos de jogo poderiam ter arrancado um resultado histórico, embora Marcos também tenha estado em destaque fazendo 6 ou 7 defesas de grande nível durante toda a partida. Depois da vitória sobre o Copenhaga, o Benfica entrou forte e encostou o Marítimo à sua defesa. Em 8 minutos de jogo, Nuno Gomes e Katsouranis perderam duas excelentes oportunidades de pôr o Benfica em vantagem. O Benfica chegou ao golo aos 33 minutos e curiosamente foi um jogador do Marítimo que introduziu a bola na própria baliza. Marcinho esteve no melhor e no pior dos insulares. Primeiro marcou um grande golo aos 43 minutos, num remate do meio da rua, que surpreendeu toda a gente, e na abertura do segundo tempo, seria expulso por entrada dura sobre Simão. Aos 60 minutos, Katsouranis daría o triunfo ao Benfica no seguimento de uma das jogadas mais bonitas da partida, com Nuno Gomes a combinar com Simão e este a servir o grego ao segundo poste, que só teve que encostar para o fundo das redes de Marcos. Até ao fim o Marítimo não mostrou argumentos para alterar o resultado e Ulisses Morais justificou mais uma derrota com a arbitragem.

Naval 0-1 Sporting

O Sporting apresentou-se na Figueira da Foz, com a cabeça no derby da próxima semana frente ao Benfica. Só isso pode justificar exibição tão pálida. O ataque esteve desinspirado e a equipa foi lenta a sair para os processos ofensivos. A Naval foi durante bastante tempo , súperior ao Sporting e até teve boas ocasiões para marcar, mas a defesa e Ricardo iam resolvendo os remates de Nei e Saulo. O Sporting apenas começou a ganhar algum ascendente, quando Paulo Bento mexeu na equipa depois da meia hora da segunda parte, altura em que tira Custódio e Alecsandro, que esteve apagado, e fêz entrar Romagnoli e Bueno. O Sporting começou a apertar com a Naval, que tentou defender o empate e começou a ceder a iníciativa de jogo aos leões, mas seria depois de Ronny estar em campo que a supremacia sportinguista se materializou em golo, com o lateral esquerdo a marcar na sequência de um livre directo, por ele apontado, a castigar falta sobre Liedson, mesmo no limíte da grande área. Com esta vitória o Sporting consegue estar colado ao FC Porto e abordar o derby com o Benfica, com alguma tranquilidade.

Belenenses 0-1 FC Porto

Mais um jogo com pouco público, ao qual se juntou o pouco futebol. O FC Porto fÊz o necessário para vencer o Belenenses, que também não mostrou argumentos para sequer assustar o FC Porto. Logo aos 7 minutos os portistas pedem golo, na sequência de um canto apontado por Quaresma. A bola entraria directa, não fosse Helder Postiga tentar marcar o golo. Com a acção do dianteiro portista, o árbitro auxiliar ficou sem visão para o lance e não sancionou o golo. De facto o lance é de difícil juizo, e parece-me que a bola não entrou. O FC Porto foi sempre súperior e Pepe poderia ter feito o golo minutos depois, outra vez depois de um canto marcado por Quaresma, mas a bola bateu com estrondo na trave de Marco. Os azuis e brancos chegariam finalmente ao golo, perto do intervalo, através de Postiga, que aproveitou a saida em falso do guarda-redes belenense. No entanto os azuis do Restelo queixaram-se, primeiro de uma falta de Bruno Alves, sobre o guardião, e depois de um eventual fora de jogo de Hélder Postiga.
No segundo tempo, o FC Porto geriu a vantagem e o Belenenses mostrou impotência para tentar aoutro resultado. A entrada de Dady a 20 minutos do fim, mexeu com o ataque belenense, mas sem os efeitos prácticos desejados por Jorge Jesus.

Académica 3-1 Beira-Mar

Derby regional, que terminou com a vitória dos da casa. O Beira-Mar até começou bem, e poderia ter alcançado um resultado mais favorável nos primeiros 30 minutos de jogo, mas o melhor que conseguiu foi um golo aos 33 minutos, através de Jorge Leitão. A Académica acordou e aos poucos foi empurrando o Beira-Mar para a sua defesa e Litos abtes do intervalo reestabeleceu a igualdade. Nos primeiros minutos do segundo tempo, os estudantes carimabam a vitória, através de golos de Dame, grande golo do meio da rua, e de Gyano aos 54 minutos. A Académica depois do terceiro golo, geriu a vantagem e o Beira-mar nunca beliscou a vitória academista. Com este resultado, os aveirenses cem nos lugares de despromoção.

Paços de Ferreira 2-0 Desp. Aves

Com a vitória de Domingo, o PAços atinge dez meses sem perder em casa, marco notável para uma equipa com a dimensão dos pacenses. O jogo até foi fácil para os da casa, e Edson estaria em foco ao apontar o primeiro golo do jogo aos 25 minutos. O Aves tentou responder, e até dispôs de duas boas oportunidades, mas Peçanha evitou o golo. Na 2ª parte, Edson volta a estar no lance do golo, ao desmarcar Primo, que rematou certeiro para o segundo golo, estava decorridos 57 minutos de jogo. O Aves, cai na última posição com este resultado e já não pontua desde 17 de Setembro, no jogo com o Marítimo.

Nacional 2-1 U. Leiria

O Nacional quebrou duas tradições: ganhou ao Leiria em casa e venceu um jogo apitado por Hélio Santos. O jogo foi um pouco monotono, principalmente no primeiro tempo, tendo apenas como ponto alto, o bom golo do lateral esquerdo Alonso, que com um remate cheio de intenção e bem colocado, bateu o guarda-redes leiriense. No segundo tempo, o jogo apenas ganhou alguma emotividade entre o minuto 74 e o 76, altura em que Sougou empata a partida e Bruno dá novamente vantagem aos insulares. Até ao fim o resultado não se alterou e o Nacional, depois de três derrotas, nas primeira três jornadas, parece ter encontrado o rumo das vitórias. O Leira, pela vpz do seu treinador, foi muito crítico em relação a arbitragem.

Vit. Setúbal 1-2 Sp. Braga

Depois da derrota a meio da semana, para a UEFA, o Sp. de Braga apresentou-se forte em Setúbal, e em caso de vitória ascederia ao terceiro lugar. Foi o que aconteceu, primeiro com o golo do central, Paulo Jorge, mais um para a sua conta e a mostrar-se decisivo, depois de também ter apontado o golo da tranquilidade frente ao Benfica. O Braga foi sempre súperior e isso valeu o golo já perto do intervelo. No reatamento, Toni, mexeu na equipa, e as trocas deram o resultado pretendido, com Mbamba a marcar no reatamento da partida. Mas Janício cometeria uma falta para grande penalidade sobre Cesinha a dez minutos do fim, e Wender converteria no segundo golo dos bracarenses, o golo da vitória. Rogério Gonçalves, continua vitorioso desde que chegou a Braga, para o campeonato, e os arsenalistas estão agora na terceira posição a 8pts do líder FC Porto.

Sem comentários: