2 de novembro de 2006

Que grande jornada europeia!!!

Que grande jornada europeia!!! Para já, é claro. Hoje o Sp. de Braga vai receber o Slovan Liberec, em mais um jogo da fase de grupos da Taça UEFA, e como é obvio espera-se a vitória do conjunto de Carlos Carvalhal.

Mas ontem foi uma noite magnifica para FC Porto e SL Benfica. Na terça já tinha jogado o Sporting. E o resultado, embora tenha atirado com os leões para o 3ª posição do grupo, não deixa de ser um bom resultado, tendo em conta que a última equipa a não perder no terreno do Bayern de Munique foi o FC Porto... a 15 anos atrás. O Sporting fêz uma exibição bastante personalizada, e é cada vez mais credivel que o conjunto de Paulo Bento chegue aos oitavos de final. Embora o resultado se tenha ficado pelo empate a zero, o certo é que o Sporting teve excelentes oportunidades para marcar, principalmente por parte de Liedson e já no segundo tempo por João Moutinho que atirou à barra, com Kanh a vêr passar. Paulo Bento manteve-se fiel ao 4x4x2 em losango e reforcou-o com Custódio. Djaló também teve lugar no onze ao lado de Liedson e ambos fabricaram excelentes momentos de futebol. O Bayern, como é obvio, também teve possibilidades de marcar. Makaay foi o elemento mais inconformado do conjunto bavaro. Já pertissimo do fim poderia ter batido Ricardo na sequência de um canto apontado da direita do ataque germânico. No fim da primeira parte chegaram a ouvir-se alguns assobios por parte dos adeptos alemães, pois o Sporting dominou sempre as operações. O empate, embora bom resultado, acaba por penalizar o Sporting, pois assim foi ultrapassado pelo Inter de Milão no Grupo B. Na proxima jornada, os leões deslocam-se precisamente a Milão e têm que vencer, ou pelo menos não perder.

O FC Porto deslocou-se a Hamburgo para defrontar a equipa local. Os germânicos, que não vencem um jogo em casa desde 9 de Abril, foram um pouco mais defíceis que no jogo do Dragão. O FC Porto acabaria por vencer por 1-3 e volta a entrar nas contas do Grupo G, pois o CSKA conseguiu um empate miraculo em Londres Frente ao Arsenal. A história do jogo, diz-nos que o FC Porto foi superior, embora o Hamburgo tenha dado uma boa réplica. Jesualdo surpreendeu, ao fazer voltar Bosingwa para a direita, o que até era previsivel ,visto o jogador totalizar 28 jogos na Europa, o que não estava nas contas era o facto de Fucile relegar para o banco Marek Cech, mesmo existindo Ezequias, substituto natural do eslovaco. Mais uma vez a noite foi sul americana, com os golos dos azuis e brancos a serem apontados por Lucho Gonzales, Lisandro Lopes e Bruno Mores. Cada vez mais o brasileiro transforma-se numa arma importantissima: pela segunda vez consequtiva salta do banco, e faz o golo tranquilizador para os dragões. Aconteceu assim frente ao Benfica no fim de semana, e aconteceu ontem, numa altura em que o Hamburgo já tinha reduzido o score e ameaçava o empate.

Na Luz, o Benfica fez regressar mais uma vez as grandes noites europeias. Depois de ser quase humilhado no Celtic Park, foi a vez de retribuir. É verdade que houve uma grande ajuda, inesperada, do central Caldwell, que numa noite desastrada acabou por oferecer dois golos ao conjunto encarnado. O Benfica acaba assim a seca de golos que já durava desde o jogo de Anfield Road, e equipara as coisas e as contas no Grupo F. Acabou por beneficiar também da vitória do Copenhaga sobre o Man United, pois assim os ingleses já não podem tirar o pé no proximo jogo prente aos escoceses, o que seria passível de acontecer, caso os Red Devils tivessem ganho ontem. Fernando Santos também não inventou e manteve o losango no meio campo. Promoveu Nuno Assis à titularidade e Miccoli também regressou. O jogo foi dominado pelo Benfica, embora o Celtic por uma ou duas ocasiões pudesse ter chegado ao golo, nomeadamente na segunda parte e sempre por intermedio do japones Nakamura. Com está vitória, o Benfica pode ainda sonhar com os oitavos de final, e para que tudo fique mais claro, terão que ter nova exibição de gala na proxima jornada, na recepção oa FC Copenhaga. De ressalvar o excelente ambiente da Luz, com 10 mil gargantas afectas ao Celtic, que não se calaram, mesmo depois do 3-0. É de louvar também a excelente coreografia que trouxeram onde lembraram Miklos Feher, estendendo um enorme camisola, com o nº 29 e a inscrição "You never walk alone". Louvavel.

Sem comentários: