25 de novembro de 2006

Clubes Atacantes - FK Dukla Praga


DUKLA PRAGA

Um clube semi-recente com uma história de sucessos a nivel interno, mas também como os outros clubes grandes do país, conseguiu menos sucesso que a própria Selecção.
São poucos os países em que a história da Selecção é superior ao dos clubes, quando muito é equitativa ou inferior, até porque clubes num país há milhares e a Selecção é só uma. Mas a verdade é que nenhum clube checo ganhou ou chegou à final de uma competição da Uefa ou mundial e a Selecção perdeu duas finais de mundiais e foi vencedora de um Campeonato da Europa e ainda perdeu outra final do mesmo campeonato europeu.
Ainda hoje a sua Selecção é considerada favorita, ou semi-favorita, em torneios e nunca os seus clubes. O que leva a crer que o sentimento de Selecção e nacionalidade ou patriotismo, por parte dos jogadores, sempre foi e ainda é muito mais forte que o sentimento clubistico.

O Dukla Praga foi fundado em 1947 pelo exército checo, e o seu primeiro nome foi ATK Praga. Participou então pela primeira vez no campeonato checoslovaco em 1953 com a denominação de UDA Praga, para mais tarde em 1956 ser rebatizado como Dukla, em honra de uma vila eslovaca, que foi massacrada, durante um bombardeamento alemão na II Guerra Mundial.

Em 10 anos, de 1956 a 1966, conquistou 7 campeonatos e 3 taças, tornando-se no maior clube da antiga Checolováquia, e chegou as meias finais da Taça dos Campeões Europeus em 1966/67 onde foi eliminado pelo Celtic Glasgow por 1-3 e 0-0. Tal feito não espantou ninguém até porque era na equipa de Praga que residia a espinha-dorsal da selecção checa que atingira a final do Mundial de 1962. Com o lendário Masopust a médio centro, ele que foi o primeiro e único jogador checo a vencer o Troféu da Uefa para o Melhor Jogador Europeu do Ano, decorria a época de 1962. Até que em 2003 Pavel Nedved venceu-o também. Curiosamente Nedved também passou pelo Dukla antes de jogar no Sparta Praga.


Já neste ano de 2006 e a marcar os festejos do Jubileu da UEFA, foi pedido a cada associação nacional que nomeasse o seu mais notável jogador dos últimos 50 anos. A República Checa optou por Josef Masopust, ele que jogou 16 anos no Dukla, onde ganhou 8 campeonatos e foi dele o golo da final frente ao Brasil no Campeonato do Mundo do Chile de 1962. Meses depois conquistou a Bola de Ouro, minutos antes do Dukla receber o Benfica, em jogo a contar para a os quartos de final da Taça dos Clubes Campeões Europeus. "Nem houve cerimónia. Eusébio apertou-me as mãos, felicitando-me, eu guardei o troféu no meu saco e no final do jogo voltei para casa de eléctrico", lembrou.

É já nos finais dos anos 80 e que o clube começa a descer, financeira e desportivamente, por razões que se prendem essencialmente, pela queda continua e acentuada do Comunismo na Europa de leste. É o Sparta que não tendo problemas com o Capitalismo que avança para leste, em oposição ao Comunismo, que consegue mais e melhores patrocínios.
No final da época de 1993/94 o clube bate no fundo e desce até à Terceira Divisão, em péssimas condições financeiras, consequentemente é obrigado a vender vários dos seus bons jogadores, entre eles Pavel Nedved.

Graças à boa vontade de um empresário saudoso dos velhos tempos da equipa, Bohumil Duricko, e com alguma visão, injectou dinheiro no clube e aproveitou para comprar o rival citadino FC Pribram, que estava na Segunda Divisão, fundindo os dois clubes, sendo que o resultado disso foi a mudança de nome para Dukla Pribram e a subida automática à Segunda Divisão.

Passado um ano o clube subiu à Primeira Divisão, a Gambrinus League, e mais uma vez foi renomeado, sendo que este é o nome com que agora se encontra, FC Marila Pribram, e onde tenta recuperar glórias antigas.

No estádio e nas bancadas centrais estão os nomes DUKLA de um dos lados e do outro MARILA, como podem confirmar nas fotos abaixo.

A equipa do Dukla Praga é talvez a única equipa no mundo que foi imortalizada numa musica composta por uma banda de outro país. Os britânicos “Half Man Half Biscuit” e o nome da musica é "All I Want For Christmas Is A Dukla Prague Away Kit", em português “Tudo o que eu quero para o Natal é uma camisola alternativa do Dukla Praga”.
Palmarés:

11 vezes campeão da Checoslováquia: 1953, 1956, 1958, 1961, 1962, 1963, 1964, 1966, 1977, 1979, 1982.

8 vezes vencedor da Taça da Checoslováquia: 1961, 1965, 1966, 1969, 1981, 1983, 1985, 1990.

1 vez semi-finalista da Taça dos Clubes Campeões Europeus: 1966.

Sem comentários: