21 de novembro de 2006

Casos & Jogos*

Esta é uma nova rúbrica que vou adoptar no "A Bola é Redonda". Depois da entrada do Bão para nos falar do futebol feminino, que tem tido boa aceitação e mais recentemente o Filipe Vieira, em parceria com o seu blog, Jogo Directo, nos falar dos sistemas e alterações tácticas, chega a vez de termos alguem a falar sobre arbitragens e casos polémicos. Devido ao facto de a pessoa em questão ser árbitro assistente, e como tal, preferir ficar no anonimato, o seu nome não figurará no post, mas terá a sua assinatura no fim daquilo que fôr escrito. Todas as apreciações são feitas por ele, baseando-se no seu critério, e na interpretação que o próprio faz da lei do jogo. Sendo assim e devido ao facto de durante o fim de semana, a pessoa em questão ter actuado, vão ser só expostos os casos mais duvidosos dos jogos dos três grandes.

Qualquer pergunta ou dúvida que tenham, ou até, opinião contrária e bem fundamentada, deverá ser-me dirigida, em forma de comentário, ou caso prefiram, para o e-mail do blog, pois será apresentada a quem de direito e terá o devido esclarecimento. Posto isto, vamos então aos casos dos jogos, FC Porto - Académica, Sp. Braga - SL Benfica e Marítimo - Sporting.


FC PORTO - ACADEMICA
Arbitro: Paulo Paraty

Casos onde surgiram mais dúvidas:

* Entrada dura de cabeça de Bruno Alves sobre um adversário aos 9 minutos

Não há qualquer intencionalidade de Bruno Alves atingir o seu adversário, bem o árbitro ao deixar seguir o encontro.

* Mão de Quaresma no golo do FC Porto?

Não. A bola embate na região abdominal de Quaresma, não atingindo o seu braço

* Posição irregular de Postiga no golo do FC Porto?

Jogada muito difícil para o árbitro assistente, este em caso de dúvida deixa seguir o lance como são as regras da FIFA, mas contudo, Postiga parece de facto em posição irregular.

* Golo no livre de Quaresma?

Não. Pedro Roma apesar de não defender a bola à primeira, esta, não chega a transpôr a linha quando o guardião a volta a agarrar.

Comentário: No seu geral o jogo não foi difícil de gerir para o árbitro e seus assistentes. O trio de arbitragem manteve-se atento todo o jogo, foi muito coerente. O árbitro tecnica e disciplinarmente esteve bem, e no meu entender, os auxiliares também. No lance do golo, volto a frizar, que é um lance muito difícil de ajuizar!


SP. BRAGA - SL BENFICA
Arbitro: Olegário Benquerença

Casos onde surgiram mais dúvidas:

* Maciel deveria ser expulso ne entrada sobre Simão?

Sim. Maciel entra de forma perigosa sobre Simão, tornando-se culpado de Brutalidade.

* Petit deveria ser advertido na entrada sobre João Pinto?

Na minha opinião sim. Petit rasteirou o seu adversário, sendo motivo para cartão amarelo.

* Luís Filipe derrubou Simão à entrada da area do Sp. Braga?

Simão já vai em desiquilibrio, aproveitou um ligeiro toque para se deixar cair. Esteve bem o árbitro ao deixar seguir o jogo, pois não existe motivo para qualquer falta.

Comentário: Jogo algo complicado com algumas entradas duras por parte dos jogadores de ambas as equipas. Os jogadores não facilitaram muito o trabalho do árbitro, mas tirando uma ou outra situação ou lance menos bem ajuizado, a equipa de arbitragem, sai com nota positiva deste jogo.


MARITIMO - SPORTING
Arbitro: Bruno Paixão

Casos onde surgiram mais dúvidas:

* Penalti a favor do Marítimo. Falta dentro ou fora da área de grande penalidade?

Polga derruba o seu adversário, mas fora da área de grande penalidade. O assistente de Bruno Paixão precipitou-se na indicação de grande penalidade.

* Penalti contra o Sporting e expulsão de Tonel?

Tonel, na sua área defensiva ou área de grande penalidade, agride o seu adversário, ficando por mostrar vermelho ao sportinguista e uma grande penalidade por assinalar.

Comentário: Bruno Paixão e seus assistentes fizeram uma boa actuação, pena a precipitação de Paulo Januário, no lance da grande penalidade. No lance de Tonel, tenho a certeza que Paixão não viu, pois só é visível através de imagens televisivas. O árbitro fêz uma actuação muito segura, muito bem tecnica e disciplinarmente, sempre muito próximo das jogadas e muito coerente nas suas decisões. Boa arbitragem.

* Escrito por T. M. árbitro assistente.

Sem comentários: