29 de agosto de 2014

Analise à primeira jornada do CNS - Por Óscar Nogueira

Óscar Nogueira faz a analise da primeira jornada do CNS

Depois de disputada a primeira jornada do CNS e concretamente a série C que acompanhamos mais ao pormenor, salientamos desde já o facto de não ter havido empates e, como destaque inicial, vai por completo para a excelente estreia do Sobrado com uma vitória e ainda por cima por números concludentes em Moimenta da Beira: 2-7!

O Salgueiros partindo para este campeonato com objectivos ambiciosos, também cumpriu a sua tarefa ao vencer no difícil campo do Sousense. Outra boa e positiva estreia pertenceu ao Gondomar que recebeu e venceu o Pedras Rubras, que regressou este ano aos nacionais e terá já sentido algumas dificuldades da "transição" de competições!

Já o Lourosa e o Espinho proporcionaram o desfio mais equilibrado e de resultado mais duvidoso ate final, mas a vitória caindo para os homens da casa pela margem mínima e já perto do fim da partida.
E finalmente a um jogo que despertava curiosidade e que tive o privilégio de assistir entre o Coimbrões e o Cinfães.

A equipa do Coimbrões assumiu o factor casa categoricamente impondo intensidade, agressividade e acima de tudo ambição de o vencer, contra uma equipa apática e sem capacidade de contrariar a supremacia da equipa de gaia. O Coimbrões apresentando-se num 4-4-2 - ou fazendo-me lembrar uma equipa que treinei que jogava em 4-1-3-2 - com muita dinâmica e com movimentos de rotura bem elaborados, ia causando muitas dificuldades aos homens de Cinfães que iam tentando ter bola para acalmar o jogo, mas não conseguindo ter essa capacidade e estando sempre expostos a lances de perigo. E não foi surpresa quando aconteceu o primeir golo, á passagem do primeiro quarto de hora, e pondo alguma justiça no marcador ate ao momento.

Após esse golo parecia que íamos ver uma reacção dos visitantes - fieis ao seu 4-3-3 muito rígido e pouco móvel - que ainda tentaram aproximar-se da baliza do Marco e até tiveram uma boa possibilidade de golo, mas ficaria por aí já que logo a seguir, por volta da meia hora e com um erro do gruarda-redes Celso, que ao bater mal um livre na entrada da sua área colocou a bola no meio campo nos pés do Pinheiro que com uma excelente recepção e com um pontapé certeiro fez um golo soberbo!

A partir daqui assistimos a mais um pouco de equilíbrio mas sempre com a equipa da casa mais forte e compacta do que a equipa desligada de Cinfães. Já perto do intervalo aconteceria o 3-0 que castigava em demasia uma equipa que tem - veio a provar - capacidade para fazer melhor e premiava o onze que procurou com ambição e querer fazer golos.

Já na 2º parte assistimos a um jogo minimamente diferente. Um Cinfães mais audaz e muito por culpa das substituições realizadas, e bem, pelo seu treinador mas também com o aumento do ritmo de jogo e seus movimentos, e um Coimbrões a tentar controlar todos os momentos do jogo e gerindo o resultado.

E quando parecia que omarcador não se alteraria, apareceu um jogador - João Beirão - que veio criar algumas dificuldades á defesa de gaia e fez dois golos no espaço de 10', colocando o resultado final num 3-2 que em nada belisca a boa exibição do Coimbrões e não esconde as dificuldades demonstradas principalmente na primeira parte da equipa de Cinfães.

Resumindo, vitória inteiramente justa do Coimbrões e um Cinfães que vai certamente fazer um bom campeonato porque contem jogadores valiosos e talvez tenha tido um dia menos bom ou acusado algum "pressão" de serem intitulados de candidatos aos primeiros lugares.

 Deixo aqui os votos de rápidas melhoras ao Nuno Pinto, que num lance casual com um jogador de Cinfães foi atingido na face e terá fracturado a cana de nariz, momento esse, que talvez tenha afectado mentalmente os colegas de equipa e não seja coincidência com a altura que sofreram os dois golos.

Óscar Nogueira

Sem comentários: