10 de agosto de 2014

Vitória sorriu ao Lourosa nas grandes penalidades


Local: Estádio Municipal da Lavandeira
Hora: 18h
Árbitro: Sandra Nogueira, auxiliada por Eduarda Cardoso e Filipe Freitas

Oliveira do Douro: Faria (Tiago Oliveira 58'), Pinto, Pereira, Carlos (Rómulo 58') e David, Gui (Ricardo 78'), Bruno Careca e Bruninho (Miguel 58'), Fábio Rola (Luís Int.), Penantes (Carriça 58') e Rui João (Nicola 58').
Treinador: Alexandre Ribeiro

Lourosa: Marco, Fábio, António (David 77'), Rui João (Fernando 59') e Ivo, João Pedro (Bruno 59'), Ricardo (João Ramos 59'), Fábio Zola, Pedro Sá e Nélson (Carvalho 75'), Lima.
Treinador: Joaquim Martins

Resultado ao intervalo: 0-0
Resultado final: 0-0
Grandes penalidades: 7-8

Oliveira do Douro foi mais consistênte, mas acabou derrotado nas grandes penalidades

Lourosa mostrou-se fragilizado e apenas nas grandes penalidades foi superior

O Oliveira do Douro perdeu esta tarde no jogo de abertura do III Torneio João Pinto, torneio organizado pelos oliveirenses, frente ao Lusitânia de Lourosa, formação que milita no Campeonato Nacional de Seniores.
Se à partida era esperada alguma supremacia dos aveirenses devido ao escalão superior onde estão inseridos, mas também à preparação da equipa que começou os trabalhos mais cedo, o Oliveira do Douro contrariou essa tendência e foi, a espaços, marcando terreno e segurando os ímpetos dos visitantes.
O jogo até começou com jogadas de perigo perto das duas balizas, primeiro para os homens de Alexandre Ribeiro, numa jogada onde Penantes não conseguiu concretizar, e depois para o Lourosa, na marcação de um livre directo que obrigou Faria a apertada defesa. 
Com o decorrer do tempo o jogo foi caindo de intensidade e passou a ser mais disputado a meio campo, sem que uma equipa fosse superior à outra e sem criar oportunidades de golo. Nos instantes finais da primeira parte a emoção voltou a estar perto das balizas, primeiro para o Lourosa, com Fábio Zola a cruzar tenso, mas Lima não rematou nas melhores condições e a bola saiu ao lado. Já perto do apito para intervalo, foi a vez do Oliveira do Douro criar perigo na sequência de um canto, mas no meio da confusão criada na área do Lourosa, nenhum jogador gaiense conseguiu rematar para golo.
Após o intervalo Alexandre Ribeiro retirou Fábio Rola e fez entrar Luís, e o futebol do Oliveira do Douro mudou. Logo na primeira vez que tocou na bola, o 16 oliveirense poderia ter feito golo, surgindo isolado perante o guarda-redes adversário, mas a tentativa de chapéu esbarrou no peito de Marco. O Lourosa respondeu com um remate de Fábio Zola, mas a bola saiu à malha lateral. As substituições começaram a surgir, mas apenas beneficiaram os homens da casa, que foram conseguindo encostar o adversário ao seu meio campo, mas sem conseguir criar situações claras de golo. Aos 80' Ricardo centrou tenso para o coração da área, mas Luís chegou atrasado por centímetros, não conseguindo desviar para golo. Já perto do apito final, o Lourosa ainda introduziu a bola na baliza de Tiago Oliveira, mas o árbitro auxiliar já havia levantado a bandeira, assinalando fora-de-jogo ao atacante forasteiro.
Com o nulo a imperar ao fim dos 90' foi necessário recorrer à marcação das grandes penalidades, com o Lourosa a conseguir levar a melhor ao fim de 16 grandes penalidades marcadas, com Nicola a falhar o castigo máximo e João Ramos a conseguir bater Tiago, que antes esteve muito perto de defender os remates de David e Bruno. Quanto à arbitragem de Sandra Nogueira, não se deu por ela em campo, o que é muito bom sinal, contando também com a ajuda dos jogadores.
Com este resultado, o Lourosa seguiu para a final do torneio, este domingo às 21h, onde irá defrontar o Valadares. Já o Oliveira do Douro irá disputar a partida do 3º e 4º lugar com o Serzedo, às 18h.

Alexandre Ribeiro (Treinador do Oliveira do Douro): "Tínhamos a noção que três ou quatro semanas de trabalho fazem uma grande diferença. Queremos sempre ganhar, mas temos outros objectivos delineados, como os processos, modelo de jogo, queríamos ver se as coisas estavam consolidadas e achei que a equipa esteve bem. Não se conseguiu ver o Lourosa superior e poderíamos ter feito golos. Os objectivos foram alcançados para este jogo. Amanhã vamos tentar o mesmo que fizemos hoje. Não nos vamos preocupar com a classificação, queremos ganhar, mas os processos são mais importantes que o resultado"

Joaquim Martins (Treinador do Lourosa): "Já estava à espera destas dificuldades. Não serve de desculpa, mas temos sete jogadores lesionados. Jogamos com alguns juniores e os atletas estão bastante desgastados, porque nos jogos que temos feito, são quase sempre os mesmos que têm jogado os 90'. Já treinamos com o Grijó e sabemos a valia destas equipas que lutam para subir de divisão. Temos mais dificuldades na zona ofensiva, estou à espera de dois jogadores e a sorte dos penaltis sorriu-nos, como poderia ter sorrido ao Oliveira do Douro. Penso que o empate foi o resultado mais justo. Espero que os meus jogadores descansem bem hoje para amanhã estarem o melhor possível".

Sem comentários: