21 de junho de 2012

Sebastião - "Penso que não era esta, a maneira mais correcta de sair"

Sebastião não compreende porque é que foi dispensado, depois de cumprir os objectivos

Sebastião, treinador que esteve ao serviço do Avintes esta temporada, foi dispensado pela direcção do clube, que entretanto já encontrou um substituto, recaindo a opção em Santos Cardoso, técnico que esteve no clube na fase final da temporada 2010/2011, não evitando a despromoção da equipa à 1ª Distrital.
O Avintes acabou a temporada na 9ª posição, com 48 pontos somados, realizando por isso, uma temporada tranquila, apesar do início menos conseguido da formação gaiense. Em virtude de uma 'lei da rolha' que proibiu o técnico de prestar declarações aos órgãos de comunicação social do Concelho, apesar das inúmeras tentativas do blog em consegui-las, Sebastião abre o livro em entrevista exclusiva ao 'A Bola é Redonda'.
O técnico começou por fazer um balanço da época, afirmando que este foi positivo, relativamente ao que lhe foi pedido e às condições que lhe foram apresentadas: "O balanço da época 2011/12, na minha perspectiva, foi altamente positivo. Dado a juventude da equipa, aliada com a pouca experiência da maioria dos jogadores e como é de conhecimento geral, a grande falta de condições e apoio da parte directiva, tenho que dizer que os objectivos foram largamente alcançados" realçou o treinador, que apontou as metas que lhe foram propostas pela direcção liderada por Manuel António Ribeiro: "Um campeonato tranquilo, que foi alcançado, restaurar a mística do clube. Dos 27 jogadores iniciais 22 saíram da formação do clube, por isso, também foi um objectivo alcançado. Por último, manter um bom ambiente, apesar da redução drástica no orçamento, sem prémios e alguns jogadores a custo zero, o que também foi alcançado", desvendou o treinador, que por tudo isto, não compreende a sua saída do clube: "Não encontro justificações, nem desportivas nem humanas. Penso que se deve simplesmente a pessoas que não tem o mínimo conhecimento do futebol e que se servem dele para se promoverem e serem eles os protagonistas. Depois de 15 anos a treinar o Avintes em todas as camadas jovens, chegando aos seniores por mérito e fazendo um trabalho que, sem ser perfeito, foi um trabalho elogiado pela grande maioria dos adeptos e sócios do clube. Penso que não era esta a maneira mais correta de sair", desabafou Sebastião, que ao fim de muitos anos ininterruptos, sempre a treinar, não se mostra preocupado com o seu futuro: "Neste momento estou livre. Desde os meus 26 anos que sou treinador, nunca estive uma época sem treinar. Se tiver que ser esta não há problema, porque a minha vida tem outros motivos de interesse além do futebol", concluiu o técnico.

1 comentário:

Anónimo disse...

INFELIZMENTE é a DIRECÇÃO que temos......UMA VERGONHA O PRESIDENTE DO F.C.AVINTES