28 de junho de 2012

Entrevista Com: Gonçalo (Vencedor do prémio O Melhor Jogador Gaiense da Divisão de Honra)

O Entrevista Com desta semana, falou com o vencedor da votação feita pelo 'A Bola é Redonda', para O Melhor Jogador Gaiense da Divisão de Honra. O vencedor dessa distinção foi Gonçalo, avançado que representou o Candal, com 22% dos votos, deixando para trás Ricardo Melo e Rui Pedro, ambos do Canidelo, que somaram 18% e 15% respectivamente, da intenção de voto dos leitores do blog.
Formado nas escolas do Vilanovense, fez a sua estreia nos séniores no Vila FC, há duas épocas, pela mão de Edmundo Duarte, acompanhando posteriormente o técnico para o Candal. Gonçalo juntou este prémio ao de melhor marcador da Divisão de Honra, com 19 golos apontados.
Nesta entrevista, o jogador aborda a época candalense e abre o livro sobre o seu futuro, que não passa pelos gaienses. Uma entrevista a não perder, em mais um exclusivo do 'A Bola é Redonda'.


Gonçalo fez a festa do golo por 19 ocasiões na época anterior

A Bola é Redonda (ABR) - Gonçalo, venceste a votação do blog A Bola é Redonda, para o Melhor Jogador Gaiense da Divisão de Honra. Surpreendeu-te esta vitória?

Gonçalo Borges (GB) - Seria hipócrita se dissesse que, após a época que realizei, não estava à espera de entrar na disputa por essa votação. Fico honrado por esta distinção, tendo em conta a grande qualidade dos restantes colegas. As distinções individuais aumentam o ego e dão força para continuar a trabalhar cada vez mais.
Por último mas não menos importante, quero salientar que, embora o prémio tenha sido atribuído a mim, só foi possível conquistá-lo graças ao excelente grupo de trabalho que tive a oportunidade de fazer parte.


ABR -  Sendo uma votação aberta ao público, o que achas que pesou na decisão das pessoas para votarem em ti?

GB - Eu sou, claramente, suspeito para falar de mim, enquanto jogador. Talvez o facto de ter sido o melhor marcador da Divisão de Honra tenha chamado à atenção. No entanto, se fiz esse público gostar um bocadinho mais de futebol, fico mais feliz ainda. Missão cumprida.
Seja qual tenha sido a razão, só tenho de lhes estar grato por ver o meu esforço recompensado.


ABR - O Candal acabou por realizar uma época uns furos abaixo do que era esperado. O que correu mal?

GB - Foi uma época bastante atípica e todos os envolvidos têm noção disso. Posso enunciar algumas razões para esse estado: a perda de seis pontos em jogos que vencemos, justamente, dentro de campo (numa altura em que ainda acreditávamos na subida); a saída de alguns jogadores numa fase crucial da época; o facto de termos tido três treinadores que fez com que, nenhum deles, pudesse incutir todas as ideias que tinham para o plantel. Mas o futebol tem destas coisas e, se queremos continuar neste mundo, temos de saber lidar com elas.
O mais importante deste processo é que o Candal perceba o que correu mal e tente mudar o rumo dos acontecimentos. Dada a grandeza do clube, penso que isso vai ser feito e desejo que, nesta época, atinjam todos os objectivos a que se propuseram.


O avançado irá prosseguir
a carreira no Infesta
saltando para a 2ª Nacional
ABR - Este ano foram três os treinadores que passaram pelo banco candalense. Na tua opinião, isso pesou no desempenho da equipa?

GB - Indiscutivelmente, isso pesou. Os jogadores acostumam-se ao estilo de liderança e às ideias tácticas de um treinador. E os jogadores é que se têm de moldar ao treinador, e não o contrário. Uma agravante foi, sem dúvida, a juventude da nossa equipa. Nestes momentos de transição, os mais experientes ajudam a manter um balneário coeso. Acredito que não tenha sido fácil para ninguém e, com certeza, que houve momentos de algum desânimo. Fica de ensinamento para situações futuras. Deus só dá dificuldades a quem as consegue carregar.


ABR - Segundo algumas fontes, vais jogar no Infesta na próxima época. Confirmas?

GB - Confirmo. É mais um desafio, mais uma etapa da minha vida.


ABR - Se assim for, o que esperas desse novo desafio, visto saltares dos Distritais para a 2ª Nacional?

GB - Acima de tudo, espero adaptar-me o mais rapidamente possível para poder corresponder à confiança depositada pelo clube. É um salto qualitativo grande mas a única coisa que posso prometer, é muito trabalho e dedicação cada vez que entre em campo. Temos de estar constantemente a mostrar resultados porque, para o ano, já ninguém se lembra da época que fiz. Quero dar continuidade a este bom momento e dar o meu contributo ao Infesta.

4 comentários:

Anónimo disse...

Grande Gonçalo! Obrigado pelo que fizeste pelo Vila na época passada!

Boa sorte no Infesta!

Jose Pedro disse...

Grande Gonçalo, fizeste tu e os teus colegas de equipa uma época a todos os niveis notavel, só é pena voçes nao terem a coragem de dizer publicamente tudo o que se passou. Eu considero-vos uns herois. Com uma direção da qualidade da que voçes encontraram e fazer o que voçes fizeram é de louvar. É pena ver sair jogadores com tanta qualidade do Candal, quando quem deveria sair era toda a Direção pois vão acabar com um Clube com tantas tradiçoes dado a quantidade de asneiras que cometem dia a dia. Façam um favor ao clube e demitam-se em bloco, voçes nao valem nada.

Anónimo disse...

Só se os fechares 10 meses na "Casa dos Segredos", aí o Vasquinho e peixe e ensina os outros a nadar.

Anónimo disse...

eu nem vou comentar o que se passou no candal este ano.vou apenas falar do messi do candal,o GONÇALO,tenho grandes esperanças de ver o nosso GONÇALO na 1 liga nao tarda nada,joga muito este menino e é muito boa gente e sabe ouvir e é humilde.grande jogador com grande futuro pela frente