9 de agosto de 2010

Entrevista com: Jorge Matos (ex-Guarda-redes do Gulpilhares)

Jorge Matos, guarda-redes que na última temporada esteve ao serviço do Gulpilhares, foi o escolhido para o regresso da rubrica 'Entrevista com'. O atleta iniciou a sua carreira de futebolista no Cerco do Porto, mas rapidamente despertou o interesse dos grandes, tendo entrado nos iniciados do FC Porto, onde esteve três temporadas, saltando depois para o Leixões, onde terminou a sua formação. Já como sénior, ingressou no Vilanovense e na última época esteve então ao serviço do Gulpilhares, onde realizou uma época em bom nível. Despertou novamente a cobiça dos 'tubarões' e desta feita deu o salto para a Divisão de Honra, onde irá representar o Salgueiros 08, clube que está a um passo de concretizar o objectivo de subir aos Nacionais em apenas três anos. Em mais um exclusivo do 'A Bola é Redonda', aqui fica a entrevista com o guardião:


A Bola é Redonda (ABR) - Faz-me um balanço da época do Gulpilhares

Jorge Matos (JM) - Fizemos um inicio/meio de época bastante bom, só pecou o final que tivemos. Durante muito tempo andamos nos cinco primeiros lugares, o que era muito bom. Conseguimos sempre jogar de igual para igual com todas as equipas, mas o que conta é o final e no final perdemos muitos pontos o que me leva a considerar que tivemos uma época razoável. A nível individual fiquei muito satisfeito por ter ganho o troféu de guarda-redes menos batido de Gaia e gostaria desde já agradecer a todos os meus colegas e equipa técnica que me ajudaram nessa conquista.


ABR - O objectivo era ficar entre os cinco primeiros, mas acabaram em 9º lugar. O que aconteceu?

JM - O objectivo era fazer melhor que na época passada e andar nos lugares cimeiros, apesar de sabermos que havia muitas equipas com orçamentos muito superiores ao nosso. Tínhamos um bom plantel e acabamos nos próprios desiludidos pela quebra final que tivemos e o lugar em que terminamos, mas não existindo nenhum motivo concreto para o sucedido.


ABR - A equipa não conseguiu vencer nenhum dos últimos nove jogos. Que aconteceu?

JM - Houve uma quebra significativa na equipa na fase final do campeonato. Em termos ofensivos estávamos a pecar na finalização, marcamos um/dois golos nesses nove jogos, houve algumas lesões que também não ajudaram, pois nos últimos jogos nem podiamos contar com avançados de raiz, foram adaptações e com o passar dos jogos sem ganhar, a equipa também perdeu alguma confiança.


ABR - Estas de saída e vais jogar no Salgueiros 08. Como surgiu o convite?

JM - O convite foi feito por um ex-técnico meu que agora se encontra na direcção e me conhece bem, acompanhou a minha última época ao serviço do Gulpilhares e dai surgiu o convite.


ABR - Vais representar um dos históricos do futebol português. Qual é a sensação?

JM - Foi uma sensação de enorme alegria porque sem dúvida que é um grande clube do futebol português e vai ser para mim uma honra poder fazer parte dele. Fiquei muito contente com o convite que me foi feito e nem hesitei na resposta, pois penso que é o melhor.


ABR - Quais os objectivos para esta época do Salgueiros, até porque este é o último escalão antes dos Nacionais?

JM - Neste clube só existe um objectivo, ganhar, e como é óbvio vamos trabalhar para o clube subir de divisão novamente. É com esse espírito que vamos encarar toda a época.


ABR - E em termos pessoais. Quais são os teus objectivos e expectativas?

JM - Os meus objectivos este ano são claros, trabalhar e dar tudo de mim nos treinos para poder ser titular, e após dois anos como sénior e a jogar, quero aplicar tudo aquilo que aprendi e poder afirmar-me, acompanhando este clube para divisões superiores


ABR - Voltando um pouquinho atrás. Representaste o Vilanovense, que como sabes na última época não teve futebol sénior. Este ano regressou sob a designação de 'Vila FC'. Que comentário te merece este regresso com um novo nome?

JM - Foi com muita pena minha que vi isso acontecer. É um clube que me ficará para sempre marcado pois foi o meu primeiro clube como sénior e me acolheu sempre muito bem desde o primeiro dia, um clube com pessoas e adeptos fantásticos, mas na minha opinião foi o melhor para o clube, começar do zero e assim poder reconstruir toda a sua história e voltar aos bons velhos tempos de vitória, porque os adeptos desse clube o merecem. Aproveito aqui para desejar as maiores felicidades ao Vila FC e o agradecimento a todas as pessoas que me apoiaram enquanto lá estive.


ABR - O Gulpilhares mudou de presidente, de treinador e a maioria do plantel também saiu. Que razões encontras para que isso tenha acontecido?

JM - Em relação a presidência não estou a par da situação, não sei que levou a mudança. Quanto ao plantel havia lá jogadores com enorme qualidade e é normal os jogadores no final da época, como são jogadores livres, tentarem encontrar divisões superiores para seguirem com os seus objectivos. Existe sempre muitas mudanças em todos os clubes, é perfeitamente normal.


ABR - Queres deixar algum apelo aos adeptos do Gulpilhares?

JM - Sim, gostaria de agradecer a todos os adeptos que me apoiaram durante a época e a um em especial que me apoiou pessoalmente e me incentivou na conquista do troféu, oferecendo-me mesmo uma lembrança para ele um abraço especial, para os restantes faço o apelo que continuem apoiar e ajudar o clube pois o clube precisa muito dos adeptos para continuar lá em cima, é um clube novo e desejo-lhes muitas vitórias.

Sem comentários: