5 de janeiro de 2006

Boxing Day

O meu primeiro texto neste blog, vai ser dedicado ao tão celebre Boxing Day. Antes de mais convém explicar o que é isto do Boxing day. Este dia resume-se a uma tradição iniciada na Grã-Bretanha do século século XIX, em que as classes mais altas da sociedade aproveitavam este dia para dar prendas em valores monetários ou outro tipo as classes mais desfavoracidas da sociedade. Mas existem duas teorias sobre esta celebração. Uma dá conta de alguns membros das classes comerciais da época presentearem os seus funcionários no dia a seguir ao Natal, com uma caixa cheia de comida, roupa, ou dinheiro, em sinal de gratidão pelo seu trabalho.
A segunda teoria, diz que este era um dia em que se abriam as caixas de esmolas das igrejas, e depois as ditas esmolas eram distribuidas por pessoas do clero, pelos mais desfavorecidos.
Hoje em dia o Boxing Day, é passado em familia, até porque é feriado nacional, e as familias Britanicas aproveitam o dia da melhor maneira.
Este é um dia tambem muito bem aproveitado pela FA, que é a Federação Inglesa de Futebol, que desde muito cedo, ao contrário de outras federações, instituiu, que neste dia deveriam ser disputados jogos de futebol. E a ideia teve um sucesso enorme, e hoje não há Ingles que não passe sem o jogo de futebol no dia 26 de Dezembro.
Mas isto tudo para chegar onde? É que em Inglaterra, não é preciso muito para encher estádios, pois nos conseguimos ver os jogos da Premiership, e constatamos que, nem que o jogo seja ao meio dia de uma quarta feira, os estádios estão cheios... Alias uma das enormes surpresas que José Mourinho teve quando chegou ao Chelsea, foi precisamente, ter que disputar um jogo a meio da semana, ao inicio da tarde, com o estádio cheio.... Dá um bom exemplo da cultura desportiva existente nesse pais...
Mas onde eu queria mesmo chegar, era a necessidade imperiosa que Portugal tem de salvar o nosso futebol. Cada vez mais vemos clubes a fechar, porque não conseguem honrrar os seus compromissos, pois têm vivido, de a dez anos para ca, acima das suas possibilidades.
Esta salvação passa, na minha opinião, por uma reestruturação do calendário nacional, um emagrecimento dos clubes que disputam a Primeira Divisão (na minha opinião deveriam ser só doze clubes a disputa-la), e passaria tambem, por uma acção da liga ou da federação, ao nivel do preço dos bilhetes, que é a razão principal, do afastamento das pessoas dos estádios de futebol. Custa muito ir ver um jogo entre o Penafiel e o Benfica e pagar no minimo, para publico geral 35€.....
Uma boa medida, seria tambem a implantação do Boxing Day. Sim. Porque motivo, o Campeonato Nacional tem que parar 15 dias? Que traz de benefico ao nosso futebol? Na minha opinião, nada... Até porque só motiva problemas com alguns jogadores estrangeiros, pois todos os anos ouvimos histórias sobre jogadores que chegam 1 semana depois do previsto.... Mas sobretudo, porque iria contribuir para a afluencia de publico ao estádio em maior escala!! Está é a época em que os emigrantes regressam a casa durante algum tempo, para passar a quadra natalicia em familia. Que melhor programa do que aproveitar a estadia para ir ver o clube do coração? Em vez de termos 1000 espectádores num estádio, poderiamos ter 20 mil..... E falo num estádio de um clube de menor expressão cá em Portugal...
Na Holanda, que muita genta considera ser um campeonato semelhante ao nosso, foi instituido pela primeira vez esta época o Boxing Day... E os dirigentes federativos estão radiantes com o sucesso da iniciativa, pois os estádios estavam cheios, a competição não parou, não se perdeu ritmo de jogo, o que é de mais salutar na competição.
Se este texto chegar a ser lido por alguem de direito, por favor faça alguma coisa, para o Boxing Day ser instituido cá em Portugal.... Há cada vez mais pessoas predispostas a acolher esta ideia de bom grado, e assim cá em Portugal além de elevarmos o nivel de assistências nos estádios, estariamos a contribuir para um engrandecimento do nosso campeonato.

Sem comentários: