10 de janeiro de 2006

Taça de Portugal....

Amanha é dia de mais uma eliminatória da Taça de Portugal. É dia dos campos dos clubes de menor expressão se encherem, pois alguns deles recebem a visita de clubes do escalão maior do nosso futebol, como o caso do Municipal de Tábua, local escolhido pelo Tourizense para receber o SL Benfica amanha, em jogo a realizar as 14:30 da tarde. Este estádio é capaz de encher, por dois motivos: O jogo é contra o Benfica, e o estádio tem uma lotação que julgo, não chega aos 10 mil espectádores.
Eu lembro-me que na eliminatória anterior, o Sporting recebeu o Varzim sensivelmente a mesma hora, tambem numa quarta feira, e a lotação, julgo, se a memória não me falha, não atingiu as 10 mil pessoas, num estádio com capacidade para quase 50 mil...
Nos sabemos que o futebol é uma festa, a Taça é uma festa para os clubes mais pequenos, pois tem uma oportunidade única de receberem um clube grande(aqueles que recebem), só que ha um senão... e para mim é muito importante por diversas razões.
Fazer uma eliminatória a meio da semana, tem diversas condicionantes, e uma delas é mesmo ser a meio da semana. É que neste momento, não há ninguem de férias. já toda a gente retomou o seu emprego, é agora tempo de voltar a pensar em levantar cedo, para ir ganhar dinheiro. Muito sinceramente quem vai de bom grado a bola, com bilhetes a 15 e 20€, num dia de trabalho ainda por cima a meio da semana?
É certo que vamos ver estádios cheios, como o de Tábua, por exemplo, não por ser o adversário ser o Benfica, pois se fosse qualquer uma das outras duas equipas mais representativas do nosso campeonato, estou convicto que o estádio estava cheio, mas sim porque é a hipotese que aquela gente de Touriz, e de localidades circundantes tem, de ver uma equipa grande.
Agora eu ponho uma questão, e é esta que me levou a escrever este pequeno texto. Nos tivemos uma paragem no campeonato durante duas semanas, se as pessoas ligadas ao nosso futebol, com responsabilidades directas, fossem um pouquinho mais inteligentes e quisessem rentabilizar o negocio, em vez de fazer uma eliminatória a meio de uma semana de trabalho, fizessem duas eliminatórias durante o periodo das ferias natalicias?
Será que em vez de encher o municipal de Tábua com capacidade para 10 mil espectadores, o Tourizense não encheria o Municipal de Coimbra, com capacidade para 40 mil?
Dá que pensar......

Sem comentários: