20 de janeiro de 2006

Mais uma jornada..

Devido a factores de ordem pessoal não consegui fazer a actualização do blog mais cedo, mas de qq forma vou fazer um resumo daquilo que foi 18 jornada.
O Sporting venceu mas não convenceu. A exibição da 1ª parte deixava antever uma segunda parte de bom nivel, mas sobretudo segura, o que não se verificou. Ao invés, o Belenenses, que tinha feito uma exibição fraca no primeiro tempo, conseguiu empurrar os leões para o seu meio campo, e afligi-los um bom bocado, mas sem resultados practicos. Uma nota negativa para o facto de terem sido falhadas duas grandes penalidades, com a agravante de ambas terem sido muito mal apontadas. Quanto a arbitragem esteve bem, e nada a dizer nos penaltis.
O Benfica recebeu e venceu a Académica por 3-0, no entanto, a vitória não foi tão facil como possa parecer, facto que sobressai por causa de uma boa disposição tactica da equipa de Nelo Vingada. Dois dos golos surgiram de lances que geraram alguma polémica, mas que me pareceram bem ajuizados pelo juiz da partida que foi peremptório na marcação de uma grande penalidade a favor do Benfica, logo ao 4º minuto, por mão na bola de Ricardo Brum. Este lance foi muito contestádo pelos responsáveis da Briosa, mas o certo é que existe um movimento do braço que induz intencionalidade na acção do jogador. Mais tarde com o resultado em 1-0, a Académica vai reclamar uma grande penalidade, por mão de Luisão, mas com a mesma certeza que ajuizou o primeiro lance, o arbitro nada assinalou. Este lance deixa muitas duvidas, pois o defesa encarnado no momento do remate está a virar-se para tentar bloquear a bola, e o remate é feito a menos de um metro do jogador, sem contar claro com a violencia com que foi efectuado.
O segundo golo tambem, segundo os estudantes, é ferido de ilegalidade, pois alegam que a bola estaria fora, mas o certo é que não ha uma repetição que consiga elucidar se realmente a bola saiu.Já nos descontos, Nuno Gomes fecha a contagem, sem nada a dizer por parte dos academistas. Pelo meio, algumas entradas duras de jogadores academistas que ficaram sem punição por parte do arbitro da partida.
No fim as declarações do Presidente da Academica foram duras em relação á equipa de arbitragem liderada por Artur Soares Dias, e soube-se tambem que Roberto Brum, aquando da marcação do segundo golo, quis abandonar o terreno de jogo em sinal de protesto.
Na Amadora, surgiu a surpresa da jornada com o Estrela a bater o FC Porto por 2-1.
O resultado ao intervalo era já de 2-0, graças ao golo do central Mauricio, no seguimento da marcação de um livre a entrada da area, e que bateu ainda, num jogador da barreira, desviando-se de Vitor Baia. O segundo golo surgiu perto dos 30', por Coutinho, do meio da rua, depois de uma bonita jogada protagonizada por Manu e Semedo, e concluida pelo brasileiro com sucesso. Baia é que não fica isento de culpas no lance, pois a bola passou-lhe por entre as pernas! Nos primeiros 45' assistimos ao pior FC Porto da época, perdido que estava no relvado da reboleira, e graças tambem a uma excelente atitude dos jogadores do Estrela.
Na segunda parte o FC Porto subiu de qualidade, Adriaanse operou uma verdadeira~revolução no balneario, e os azuis e brancos entraram com vontade de dar a volta ao marcador, mas esbarraram numa defesa irreprensivel do Estrela, onde sobressaiu o lateral direito Tony, que estava em todo o lado, e o extremo Semedo que recuou, para segurar Alan, com sucesso. Do único erro defensivo, surgiu o golo portista apontado mais uma vez pelo inivitável Lucho Gonzales. Até ao fim o FC Porto pressionou, mas sem conseguir atingir pelo menos o empate, e a vitória assenta bem aos estrelistas.
Não houve casos de relevância no jogo, embora já perto do intervalo tenha sido anulado um golo ao Estrela, por pretenso fora de jogo de Semedo, e já perto do fim tenha surgido a duvida sobre uma entrada faltosa de Ricardo Costa sobre o Coutinho, dentro da area azul e branca. Pelo meio, algumas entradas duras de ambos os lados, deixando a impressão que o arbitro deveria ter puxado dos cartões mais cedo.
Nos restantes jogos nada de relevante a apontar, o Sp. de Braga ganhou com mais um golo do inevitável Wender, que se esta cotar como o grande reforço de inverno dos bracarenses - já rendeu 6pts em dois jogos - e o Penafiel confirma practicamente a sua descida a Liga de Honrra depois de perder em Vila do Conde por 2-0 com o Rio Ave. Pelo meio o Nacional parece que começou a perder gás e cedeu um empate em casa frente ao Paços de Ferreira a duas bolas, depois de estar duas vezes em vantagem no marcador.
Realce ainda, para a derrota do Vit. Setúbal frente ao Boavista, em casa, e ao facto de desde que assumiu o comando tecnico dos sádinos, Hélio ainda não ter vencido para o campeonato. Com esta derrota o Setúbal cai para a 6ª posição na tabela, a 10pts do lider FC Porto.
Em resumo, os grandes beneficiados desta jornada foram Benfica, Sporting e Sp. Braga, que aproveitaram o deslize do FC Porto e recuperaram três pontos aos dragões. Assim sendo o Benfica ocupa agora a 2ª posicão a três pontos do lider, Sp. Braga em 3 a 5pts, e o Sporting em 5 a 7pts do FC Porto.
Na proxima jornada os azuis e brancos recebem a Naval 1º de Maio, enquanto o Benfica tem uma dificil deslocação a Barcelos, para defrontar o Gil Vicente, o Braga desloca-se a Penafiel, e o Sporting recebe um sempre incomodo Maritimo. O Nacional por seu turno, vai ter tambem uma deslocação dificil ao terreno da Academica. Veremos então, em fim de semana de eleiçoes, que será o grande beneficiado da jornada.

Sem comentários: