12 de janeiro de 2006

E houve Taça...

Ontem fiz aqui, as minhas previsões para aquilo que iria ser esta V eliminatória da Taça de Portugal. E apenas errei três jogos. Mas por incrivel que pareça, poderiam ter sido mais.
De facto é de louvar o único sobrevivente da III divisão: o Vilã Meã. Este clube está desde o inicio da Taça em competição, e chega agora a VI eliminátoria depois de ter eliminado um Sp. Covilhã, no seu proprio estádio. De notar que este clube nortenho, dos arredores de Amarante, ocupa a primeira posição, na Série B da III divisão.
Tambem o Lixa, fez taça, no seu estádio, ao eliminar o Ribeirão, depois de na ultima eleminatória ter batido o Penafiel. Aqui eu avisei que o Lixa poderia estar motivado por esse jogo, e isso verificou-se.
A eliminação mais surpreendente, foi a do Sp. Braga, que se deslocou á Vila das Aves para defrontar o Desportivo local. E surpreendentemente o Aves, levou o jogo para prolongamento, marcando já nesta fase o seu golo, ao qual o Braga respondeu com um excelente golo de Rossato, de livre directo. Já nas grandes penalidades, Sidnei e Nunes falharam para os bracarenses, o que ditou o seu afastamento... um quanto prematuro na minha opinão....
Foram estas as três "pedras" nas minhas previsões, mas ainda assim tive um saldo positivo....
Quanto ao resto, e falando dos três grandes, o Benfica com uma dificuldade inesperada na primeira parte, conseguiu resolver o encontro a seu favor no decorrer da segunda parte, quando Robert se estreou a marcar pelo clube da Luz, cabendo depois a Nuno Gomes dar a estocada final no desafio. A atitude dos jogadores de Touriz, é de louvar, pois deu uma boa replica aos campeões nacionais, mostrando que aquele medo de jogar contra os grandes practicamente já não existe em nenhum clube...
E isso quase mostrava o Vizela, que deu uma boa mostra da boa equipa que tem, chegando ao intervalo a vencer por 0-1, e a gelar Alvalade. Alias, o Vizela foi quase sempre melhor, enquanto teve folêgo, e pode-se ainda queixar da arbitragem, pois um vermelho a Liedson, foi transformado em amarelo, para na jogada seguinte ser assinalado um penalty duvidoso, por suposta falta sobre Sá Pinto.
Já o FC Porto na Figueira, tambem encontrou alguma dificuldade na noite fria. Fria foi a qualidade do jogo e sobretudo a qualidade da arbitrágem de Bruno Paixão, que não demonstra paixão nenhuma pela actividade, e vai somando erros atras de erros em todos os jogos que dirige... É impressionante como ainda consegue estar na primeira categoria... Quanto ao jogo, nada a dizer, pois mais uma vez o FC Porto não precisou de muito para ser superior a uma Naval desinspirada, e só uma desinspiração ainda maior do trio de arbitragem permitiu que o resultado tivesse sido 1-2, embora justo.
Nos restantes jogos, Vit. Setúbal e Academica, encontraram muitas dificuldades para eliminarem Pinhalnovense e Louletano respectivamente, pois só no desempate por pontapés da marca da grande penalidade, se encontraram os vencedores.
Já o Boavista e o Paredes não encontraram muita oposição, embora os axedrezados só no segundo tempo conseguiram furar a defesa do Abrantes.
O Maritimo tambem não encontrou muitas dificuldades com o Portomosense, e não Portimonense, como escrevi ontem, assim como o Nacional também conseguiu bater o Fátima com dois grandes golos de Alonso.
O Estrela da Amadora, bateu outro clube da III divisão, o Souropires, por 1-3 e tambem segue em frente, assim como a Oliveirense que bateu o último resistente da mesma divisão, o Aljustrelense, por 0-1.
Por último, o Vit. Guimarães, seguiu em frente, e tirou a barriga de misérias ao bater por inapeláveis 4-0 o Estoril, que vinha muito desfalcado, com alguns júniores, e sem treinador, mas com muita vontade... Mas só vontade não chega, e sendo assim ficaram pelo caminho....
Na proxima Segunda Feira, dia 16, vamos ter o sorteio da VI eliminatória, que se vai disputar a 8 de Fevereiro. Os clubes que vão andar a roda serão então: Benfica, FC Porto, Sporting, Boavista, Vit. Setúbal, Vit. Guimarães, Académica, Maritimo, Nacional, Estrela da Amadora da I Liga, o Desp. Aves da II Liga, Lixa, Paredes e Oliveirense da II B e o Vila Meã da III Divisão.

1 comentário:

Anónimo disse...

ESTE BLOG È MERDOSo