25 de janeiro de 2006

Benfica-Sporting

Este fim de semana vamos assistir a mais um derby da Segunda Circular. Falo claro do Benfica Sporting. Este é dos derbys entre os três maiores clubes nacionais, o mais antigo. O primeiro jogo entre estas duas equipas realizou-se no Campo de Quinta Nova em Carcavelos, no dia 1 de Dezembro de 1907, e contava para a 3ª Jornada do regional de Lisboa. Este jogo foi o primeiro e foi logo envolto em grande polémica, pois na equipa que alinhou pelo Sporting, oito deses jogadores tinham desertado do plantel do Benfica, pois o leões ofereciam camisolas novas ao interválo e banhos quentes! O jogo acabou com vitória para os leões por 1-2, com os golos a serem apntados por Candido Rodrigues, um dos desertores e o autor do primeiro golo de sempre do classico, Corga empatou para o Benfica e depois Cosme Damião, simbolo encarnado, fez golo na propria baliza, depois de o Sporting ter voltado ao relvado após tentativa de desistencia, motivada pela forte chuva que caiu neste dia. Assim se fez o primeiro resultádo deste classico.
Este jogo já motivou diversas guerras, entre as quais duas faltas de comparência do Sporting por não concordar com a politica desportiva da altura... que favorecia o Benfica. Mais recentemente em 94/95, e depois de o Sporting vencer por 1-2 na Luz, o Benfica recorreu e impugnou o jogo por alegada má expulsão de Claudio Cannigia, jogador dos encarnados. A Federação Portuguesa de Futebol, mandou repetir o encontro que teve que ser realizado em campo neutro e o Benfica venceria por 2-0... Mas a FIFA interveio e repos o primeiro resultádo... Na época de 03/04, o Benfica recebe o Sporting, naquele que foi o primeiro classico na nova Luz e perde por 1-3, na época anterior, no denominado jogo do titulo, o Benfica levou de vencida o Sporting por 1-0, afastando assim os leões da luta pelo titulo a 1 jornada do fim do campeonato.
Alias, e se olhar-mos para a 33ª jornada da época passada, podemos ver algumas semelhansas, em relação a esta jornada: O FC Porto, defrontava o Rio Ave em Vila do Conde, e uma vitória, aliada a derrota na Luz significária o fim do sonho da revalidação do titulo para o Sporting. Foi precisamente isso que aconteceu. O FC Porto venceu o Rio Ave por 0-2 e o Sporting perdia por 1-0.
Esta época voltamos a ter o FC Porto a visitar o Rio Ave, e o Sporting a Visitar a Luz na mesma jornada, e este jogo pode defenir a posição leonina em termos de luta pelo titulo. É que uma derrota sportinguista, aliada a uma vitória azul em Vila do Conde pode deitar por terra, as aspirações, pois a diferença pontual para o primeiro classificado, o FC Porto, passaria a ser de 12pts, e para o segundo classificado, o Benfica, 9pts.... É certo que o futebol por vezes prega-nos algumas surpresas, mas seria muito ponto para recuperar.... E se olhar-mos para os últimos jogos de Benfica e Sporting, o panorama não é nada animador para o lado do leão.... Com exibições pouco convincentes, e apenas 3 pontos nos últimos três jogos, a contrastar com as exibições seguras da equipa do Benfica, aliada ao facto de já não perder para o campeonato desde a 12ª jornada, totalizando 7 vitórias consecutivas, e 12-1 em golos, podemos antever que a tarefa do Sporting não será nada nada facil....
Aliás o Sporting nunca teve a vida fácil na Luz, ou quando tinha que defrontar o Benfica no seu terreno.
Desde o primeiro jogo até agora, estão contabilizados 99 jogos entre aguias e leões. Este será portanto o jogo 100 entre as duas equipas. Podemos verificar no total de todos os jogos o "score" é largamente vantajoso para o Benfica: 55 vitórias, 24 empates e 19 derrotas, com uma falta de comparencia pelo meio e com um total de golos de 195-122...
Se dividir-mos estes jogos pelas competições em que se realizaram, temos tambem uma supremacia encarnada: Benfica e Sporting defrontaram-se 28 vezes para o Campeonato de Lisboa, com 16 vitórias do Benfica, 5 empates, e 6 vitórias para o Sporting, estando englobado nesta competição, a segunda falta de comparência dos leões, a primeira em casa do Benfica.... Os golos ficam-se pelos 45-25, para as aguias...
Na antiga I Liga, os clubes defrontaram-se por 4 vezes, tendo sorrido por 3 vezes a vitória ao Benfica, e registando-se apenas 1 empate entre ambos. O "goal average" esta nos 12-5, para o Benfica.
Em termos do Campeonato Nacional, mais recente, divididos pelo Campeonato Nacional e I Liga, temos 67 encontros, com 36 vitórias encarnadas, 18 empates e 13 vitórias sportinguistas.... Os golos fixam-se nos 138-92, para os encarnados.
Podemos olhar tambem para outros factos como pr exemplo a maior vitória benfiquista, que foi 7-2 em 45/46, a maior derrota dos encarnados em casa foi 0-4 na já longinqua época de 11/12, a maior série de vitórias segudas foi de 6, entre 41/42 e 46/47, a maior série de vitórias do Sporting foi de 3 por duas vezes, em 29/30 a 31/32 e 38/39 a 40/41.
Podemos tambem olhar para a maior série de jogos sem ganhar do Benfica, que foi de 4 entre 47/48 e 51/52, totalizando 3 derrotas e um empate, e podemos ver tambem a maior série de jogos sem perder do Benfica que foram 19, entre 66/67 e 84/85, totalizando 12 vitórias e 7 empates.
Os números não mentem, e os encarnados são claramente favóritos, mas o Sporting tambem tem uma palavra a dizer, e embora não esteja num bom momento de forma, pode sempre ser incomodo, pois a motivação de um classico é sempre diferente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa analise..... Acho que este Sporting não tem pernas po benfica....

Bruno disse...

Afinal, quem não teve pernas foi o Benfica!!! Saudações Leoninas!!!
http://www.futebolacimadetudo.blogspot.com/