30 de janeiro de 2006

O Leão mostrou as garras...

Esta 20ª jornada focou marcada pelo sempre emocionante Benfica-Sporting de Sábado a noite.
O Sporting venceu o Benfica em pleno Estádio da Luz, por 1-3, perante 64 mil pessoas. Este resultádo de alguma forma inesperádo, pelos numeros em questão, até poderia ter sido mais dilatádo, caso os leões aproveitassem todas as oportunidades flagrantes de que dispuseram. O Benfica nunca foi aquela equipa segura e coesa no sector defensivo e cedo deixou antever que a noite ia ser dificil, quando aos 20' Liedson aparece no centro da grande area a rematar sem oposição, causando enorme perigo. Mais tarde e contra a corrente do jogo o Benfica chega ao golo atravez de uma grande bem assinalada pelo assistente de Pedro Henrriques, Bertino Miranda, por mão de Custódio, dentro da grande area. Simão converteu, fazendo assim o sexto golo na Liga, o terceiro nos últimos três jogos. Até ao intervalo, o Benfica nunca demonstrou argumentos para segurar o ataque leonino, principalmente o endiabrado Liedson, e o resultado poderia ter sido alterado, pois Carlos Martins, envia a bola a base do poste de Moretto, depois de excelente jogada de Liedson, mais tarde é Deivid, que cabeceia para onde estava virado após grande centro de Carlos Martins, não aproveitando uma saida em falso do guardião encarnado, e já em cima do minuto 45, Sá Pinto proporciona uma boa defesa a Moretto, depois de mais uma insistencia de Liedson. O Benfica ia para o descanço com uma vantagem nada merecida.
A abrir o segundo tempo, um lance duvidoso. Nuno Gomes prepara-se para receber a bola dentro da grande area do Sporting e é abalrroado por Tonel, sem que o arbitro nada assinale. Falta para grande penalidade que o juiz não sancionou. Mais tarde o arbitro assistente Bertino Miranda, volta a estar em destaque ao fazer sinal para o arbitro, penalizando falta de Beto sobre Liedson, que Pedro Henrriques de pronto assinalou. Sá Pinto converteu o castigo maximo, repondo assim alguma justiça no marcador. Liedson, que até aqui tinha estado em destaque pelo trabalho colectivo, decide resolver, e aos 75' depois de Alcides ter falhado o corte, isola-se, consegue tirar Luisão do caminho e remata forte, fazendo assim o segundo golo dos leões. Dez minutos depois, e com toda a equipa do Benfica balanceada para o ataque Alcides volta a ter um mau corte, Sá Pinto isola Liedson que conseguem em esforço ganhar a Moretto e atirar para a baliza deserta, fazendo assim o 1-3 final.
Diga-se que o Benfica demonstrou durante todo o encontro um nervosismo nada normal, que de certa forma inibiu os jogadores, deixando margem para o Sporting fazer o seu jogo e envolver o meio campo do benfiquista numa teia, da qual nunca se conseguiram libertar. No final da partida tanto Koeman como Paulo Bento estavam de acordo, na justiça do resultado.
Com este resultádo o Sporting volta a entrar na corrida pelo titulo, beneficiando ainda do empate portista com o Roi Ave, estando assim a 7 pontos do 1º lugar.
No Domingo, o FC Porto, deslocou-se a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave. A exibição portista foi como a noite: fria.
Com Adriaanse na bancada a cumprir o segundo jogo de castigo, foi o adjunto que mais uma vez dirigiu o jogo. O Porto apresentou um esquema de 3x4x3, com Paulo Assunção, Ibson, Raul Meireles e Diego, no centro do terreno, Quaresma, Adriano e Lisandro na frente de ataque. A defesa ficou a cargo de Pepe, Cech e Bosingwa.
O FC Porto tinha a oprtunidade de se afastar ainda mais do 2º classificado, mas depois de um jogo sem arte nem engenho, onde a jogada mais perigosa da partida foi um remate de Quaresma logo no inicio do encontro, não conseguiu levar de vencida uma bem estruturada defesa vilacondense, que chegou para as encomendas. O mais activo do Porto foi Diego, sem no entanto acrescentar nada de relevante ao jogo, Adriano demonstrou mais uma vez falta de entrosamento, e tocou pouco na bola.
Na segunda parte Adriaanse aposta tudo, e volta ao 3x3x4 do jogo da Naval, lançando Ivanildo, Alan e Hugo Almeida, sem no entanto recolher resultádos practicos. Adriano tarda em demonstrar a veia goleadora, e se Quaresma não esta inspirado, ninguem consegue resolve. A falta de Lucho fez-se notar, principalmente na primeira parte, pois Ibson muitas vezes atrapalhava a acção dos colegas do meio campo.
Já perto do fim um lance duvidoso. Chidi ganha a Pepe, vai a linha e centra, com o defesa a atrapalhar a acção de Helton, Evandro empurra para dentro da baliza, mas o arbitro já tinha invalidado o lance, por indicação do fiscal de linha que mal posicionado assinalou bola fora do ataque do Rio Ave. No fim muitos assobios para mais uma exibição pálida sem mestria deste FC Porto, que assim em vez de 6 tem 4 pontos de vantagem sobre o 2º classificado, o Benfica.
Quanto ao resto da jornada, o Belenenses tirou a barriga de miserias e goleu um Penafiel, já a pensar na Liga de Honrra por esclarecedores 5-0, com hattrick de Ahamada. No derby do Minho, Sp. Braga e Vit. Guimarães defrontaram-se e a vitória acabou por sorrir aos bracarenses depois de um excelente golo de João Tomas a responde aum excelente centro de Rossato. Começa aser preocupante a posição dos vimaranenses que continuam a ocupar a penultima posição da tabela. Nacional voltou as vitórias depois de vencer o Gil Vicente, por 2-0, com golos de Ávalos e Andre Pinto, que assim empata Liedson na perseguição a Nuno Gomes na tabela dos melhores marcadores. Nuno Gomes ocupa aprimeira posição com 13 golos, Liedson e Andre Pinto estão logo atrás com 12.
O Maritimo tambem venceu a U. Leiria por 3-0, com um bis do reforço Zé Carlos, o Zé do Gol, como era conhecido no Brasil, que já leva 3 golos no campeonato, á média de 1 por jogo.
Para hoje esta agendado o Vit. Setúbal-Academica as 20:30 com transmissão na Sport TV.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Amigos.
O www.supertecnico.zip.net é um blog com uma proposta diferente, das demais publicações do gênero. Atualizado diariamente, é voltado especialmente aos milhares de técnicos, estudiosos e apaixonados pelo futebol como nós.
É um espaço democrático para discutir os mais diversos aspectos técnicos e táticos do esporte, com uma abordagem direta e objetiva sobre o assunto.
Conheça o blog www.supertecnico.zip.net, participe e dê a sua opinião, ela é muito importante pra mim.
Sucesso, Saúde e Paz em 2006!

André Marques disse...

fui mau demais