9 de janeiro de 2006

Regressou o Campeonato....

Está de regresso a emoção do futebol nacional.... Graças a Deus que as férias natalicias terminaram e podemos voltar a vibrar com os jogos dos nossos clubes...
Para começar gostaria de fazer um pequeno comentário ao que se passou nesta jornada.
A jornada começou na Sexta-Feira, com um Belenenses-Gil Vicente. Os azuis do Restelo vão de mal a pior e nem mesmo a jogar contra dez, depois de Rodolfo Lima ter sido expulso, conseguiram levar de vencida um Gil Vicente, que talvez ainda moralizado pela vitória sobre o Braga, conseguiu a segunda vitória em Lisboa depois de ter vencido o Benfica em pleno Estádio da Luz. Esta derrota agudiza ainda mais a crise de resultados belenense, que é evidente mesmo depois da vitória sobre a Academica. Assim, a equipa orientada por José Couceiro, ocupa um modesto 14º lugar com 20pts, um lugar acima da linha de agua, apenas com mais um ponto que a Naval. Seguiu-se umNacional-Setúbal, e a expectativa seria ver como reagiria o Setúbal, á deserção de alguns dos seus mais importantes jogadores, devido a propalada crise financeira, e refiro-me a Moretto, Fonte, Tchomogo, e Dembélé.
De facto a reacção setubalense foi boa, e com Marco Tábuas, novamente na baliza sádina, o Vitória arrancou um precioso ponto num campo dificil, como o do Nacional, jogando como tem feito últimamente: pela certa e á espera do erro do adversário. O Nacional é que não foi em cantigas, e depois de se ver a perder por 0-1 ao intervalo decidiu apertar mais com a defesa setubalense e conseguiu marcar dois golos pelo seu matador Andre Pinto. Pena foi não terem conseguido segurar a vantagem, pois já nos descontos Lacombe fez o empate.
No sabado assistimos a um dos melhores, senão o melhor, jogo da Liga BetandWin. Falo do Braga-Sporting. Mas este jogo posso dividi-lo em dois e encontrar dois vencedores.
Na primeira parte, o Braga foi mais equipa, pressionou alto e soube explorar a falta de rotinagem da dupla de centrais Tonel-Caneira, assim como a insistente aposta de todos os treinadores do Sporting em manter Tello como defesa esquerdo, quando o jogador não consegue desempenhar essa função, e sem espanto e com um Wender endiabrado, talvez por querer mostrar que foi mal dispensado, talvez porque esta a jogar na posição que gosta, o que não acontecia no Sporting, o Braga chega ao intervalo a vencer por 2-0. Encontrado o "primeiro" vencedor do jogo.
No segundo tempo houve uma configuração do Sporting, e vimos a estreia de um miudo, quanto a mim promissor, de nome Tomané, ser uma lufada de ar fresco no ataque leonino... E consequentemente apareceu Liedson, até aqui perdido, e resolveu marcar dois golos em 5m, e empatar a partida. Assistimos então a um Sporting moralizado pelos golos, a pressionar bastante, algo que não tinha feito no primeiro tempo, e com oportunidades de dar a volta ao marcador.
Só que Wender não gostou muito da ideia, e estava no sítio certo para fazer o seu segundo golo, terceiro do Braga, e sentenciar o jogo. Na segunda parte, por aquilo que fez no inicio, o "vencedor" foi o Sporting por 1-2. Mas quem manda é o resultado final, e porque só um pode ganhar, o Braga vence por 3-2, mesmo resultado que aplicou ao Benfica. Nota positiva para uma outra estreia, a de David Caiado. O Sporting não podendo fazer contratações sonantes, lança jovens de qualidade, numa clara aposta na sua formação. E pelo que vi, não vão sair defraudados.
Palavra para a Naval, que consegue uma vitória (finalmente), e por expressivos 4-1, a um Penafiel moribundo, e que pode ter levado aqui a estocada final, pois são já 13! os pontos que o separam da linha de agua.
No Domingo, assistiu-se a mais um Derby da invicta, com a vitória a sorrir ao FC Porto, que teve em Quaresma, mais uma vez, a salvação. São já consideráveis os pontos que este jogador tem dado á sua equipa. Este jogo não tem muita história, pois foi mais uma exibição personalizada deste FC Porto, que melhora a olhos vistos, e que conseguindo a vantagem no marcador segura-a com tudo o que tem, no entanto, continua orfão de um matador, e de um lateral direito de raiz que suba melhor que o Ricardo Costa. O Boavista, conseguiu afligir o FC Porto na segunda parte, em dois momentos protagonizados por um ex-jogador das camadas jovens, Manuel José, mas insuficientes para incomodar verdadeiramente, a estrutura azul e branca, que assim vê os segundos classificados a seis pontos e o Sporting a dez!.
Antes deste jogo, assistimos a apresentação dos reforços benfiquistas, num jogo em que o convidado foi o Paços de Ferreira, e que saiu derrotado por 2-0, mas não vendeu barata a derrota, pois das cinco ou seis vezes que subiu a baliza de Moretto(!), incomodou bastante uma defesa por vezes perdida (falta o Luisão). Notas positivas para o regresso de Simão a competição, mas com um pouco de falta de ritmo, perfeitamente normal, depois de quase dois meses de paragem, o facto de o Benfica estar a seis jogos sem sofrer um golo, atingindo a quinta vitória consecutiva, e a atitude do Paços, que embora jogando claramente em contra-ataque, chegou a incomodar o Benfica. Nota negativa, na minha opinião, para a inclusão de Moretto no onze, pois sem motivo aparente o Quim foi relegado para o banco quando, nos cinco últimos jogos, não sofreu um único golo. Para mim, a altura ideal para o Moretto entrar seria na Quarta-Feira, no jogo da taça, frente ao Tourizense. Ontem ainda, uma palavra para o Estrela da Amadora, que vai fazendo um campeonato mais ou menos tranquilo, e ontem bateu o Vitória de Guimarães por claros 2-0, tendo em Manu e Semedo, mais uma vez os seus artifices. Este Vitória vai de mal a pior e começa a ser preocupante a sua posição, 17, com 14pts e já a seis do Belenenses, que é a equipa imediatamente acima da linha de agua. A jornada termina hoje com um Rio Ave-U. Leiria, as 20:30, com transmissão em directo pela Sport Tv.

Sem comentários: