11 de janeiro de 2006

Profissionalismo II


O outro dia escrevi aqui um texto, que dizia respeito a dois profissionais de futebol, que chegando tarde e a más horas ao seu clube, desrespeitaram as directrizes dadas pelos dirigentes, prejudicando com as suas acções o clube, que ia disputar um jogo importante e talvez decisivo, no que ao título diz respeito.
Não é só chegar atrasado, que dá mostras de falta de profissionalismo. Qualquer atitude de um jogador de futebol(porque é disso que falamos), atesta ou não o seu nivel de profissionalismo.
No verão tivemos uma novela com um jogador português, que meio ano antes tinha sido contratado por um clube russo por uma pipa de massa, e que deu uma entrevista a um jornal português, dizendo que queria sair, pois estava insatisfeito com tudo aquilo que dizia respeito a Russia como pais, pois não se tinha adaptado aos costumes, ao clima, à lingua, à gastronomia, a sua familia tambem sentia algumas dificuldades nesses campos, e portanto, mesmo rodeado de jogadores portugueses, o jogador sentia-se sozinho. Claro que toda a gente sabe que me refiro ao Maniche, e o Clube é o Dinamo de Moscovo.
Maniche, era no Dinamo, um dos jogadores mais bem pagos do plantel, e um dos que mais caros foi, portanto tinha algumas responsabilidades. Até porque tambem era um dos jogadores mais queridos da massa adepta do clube. Só que Maniche, não conseguiu conter a sua frustração e vai dai, foi para os jornais dizer coisas que não se devem dizer sobre quem nos acolhe. É certo que o jogador chegou a Russia, sem saber muito bem como iria ser recebido, pois esta rabula passou-se antes de um jogo de selecções entre a Russia e Portugal, decisivo para os russos, em termos de qualificação para o Alemanha 2006. Estas declarações foram encaradas como um factor de desestabilização dos russos, que na altura não ligaram e esperaram pelo regresso do jogador a Moscovo. Não será preciso dizer, que quando Maniche chegou e se explicou a direcção do clube moscovita, quem pagou as favas foram os jornalistas, pois adulteraram e deram um outro sentido ao que o jogador quis dizer... Certo é que Maniche, meio ano depois do sucedido, foi emprestado ao Chelsea(!), até ao fim da época.
Hoje o jornal, que diz ser um record de vendas em Portugal, da destaque de primeira pagina a um jogador do Benfica, que se mostra instasisfeito cá em Portugal. Falo de Karyaka, que foi contratado ao Kriylia Sovietov, no último defeso.
O jogador dispara em todas as direcções, a um jornal russo, dizendo que o treinador dos encarnados, Koeman, prefere os jogadores brasileiros, pois eles têm que jogar para garantir o passaporte português, diz tambem que Portugal esta atrasado 20 anos e que Lisboa parece uma aldeia grande, onde as crianças não podem brincar na rua, e ataca tambem o clube, dizendo que na altura da assinatura do contrato, o clube nem casa lhe arranjou, tendo que ser o proprio a tomar essa diligencia. Diz ainda que Portugal é um pais muito burocrático, onde tudo demora muito tempo a ser feito.
Estas declarações podem ser entendidas pelo facto de o jogador russo ter sido uma das figuras da pré-época encarnada, e depois ter desaparecido das opções do treinador benfiquista sem razão aparente. Só que isso não lhe dá o direito de dar entrevistas a jornais russos a dizer o que lhe apetece. Está insatisfeito, pede para sair ou para ser emprestado. Ser profissional é compreender as atitudes do treinador e esforçar-se para cumprir com aquilo que o treinador lhe pede em campo, trabalhar sempre mais e melhor para estar sempre disponivel, na melhor forma, para corresponder as exigencias desta profissão... E o Karyaka, das vezes que jogou, não se pode dizer que tenha sido um modelo daquilo que um jogador de futebol pode e deve ser...
É certo que talvês o jogador em comunicado venha ainda hoje desmentir o que disse e dizer que os jornalistas fizeram uma interpretação errada das suas palavras, ou então que os portugueses traduziram mal o que ele disse, etc, etc, etc.... Vai arranjar as desculpas do costume, e culpar os do costume, os jornalistas.
Estas declarações podem ferir o balneario, e por mais comunicados que faça, e por mais mal entendidos que invoque, o certo é que o Karyaka, queimou a sua imagem no clube e no balneario, e que agora sim, talvez a melhor opção dos dirigentes benfiquistas seja mesmo a venda definitiva do seu passe, pois atestando as declarações do jogador, existe já uma guerra entre dois clubes russos pela posse do seu passe.
Vamos esperar pelo que o jogador tem a dizer sobre isto, e ficam desde já duas questões pertinentes:
1º- Será que se Karyaka jogasse mais vezes, ele diria o que supostamente disse;
2º- Será que é uma resposta dos russos ao que Maniche disse, e encontraram em Karyaka o alvo perfeito da vingança, por ser o único russo a actuar numa grande equipa portuguesa?
Vamos aguardar pelos proximos episodios....

1 comentário:

Nelson Oliveira disse...

Antes demais parabens por este blog futebolistico, o qual não conhecia.

Sobre o karyaka....

Em 1º lugar frisas uma coisa que me parece ter alguma relevancia: O Karyaka pode ter sido a resposta Russa ás palavras de Maniche. Não é muito dificil a um jornalista encontrar 1 jogador descontente e levar a entrevista..de uma forma a que o jogador vá gradualmente falar em descontentamento.

No entanto..penso que isso seria arranjar a desculpa do costume-Jornalistas.

O Karyaka apenas demonstrou que não sabe o que é ser profissional.
É natural que um jogador não jogando, se sinta bastante insatisfeito. É natural..que tendo uma pre-temporada de excelente nível, e agora ver-se deparado com falta de minutos em campo..se sinta injustiçado.

No entanto existem formas correctas e incorrectas para resolver os problemas:

Se está insatisfeito fala com o Director do Futebol (Veiga) e com o seu treinador..explica que está insatisfeito, que quer abandonar...apresenta as propostas que tem em mãos, e tenta-se resolver com calma e serenidade.

Ao não faze-lo, em 1º lugar coloca a sua posicao em risco dentro do clube. Em 2º perde o respeito dos colegas e treinadores. Em 3º passa a persona non grata pertante os adeptos..o que impossibilita que ainda possa recuperar 1 lugar no 11 encarnado.
E depois, se já viu o que aconteceu a Miguel por tentar de forma desleal sair do Benfica, pode muito bem...ser enconstado na equipa B..durante tempo indeterminado, pois o Vieira gosta (e fa-lo mt bem) de mostrar que tem que haver respeito pela instituicao.

Dar entrevistas a criticar treinador,dirigentes,clube,cidade ou país...é tentar forçar a barra..e criar uma incompatibilidade tal..que impossibilite a sua manutencao no clube da Aguia, mas se um clube quiser fazer prevalecer os seus valores, pode mt bem encosta-lo.

Conclusão: foi vergonhosa esta atitude do jogador e demonstra o mau profissional que é.

E vir com desmentidos...será mais do mesmo..pois é uma manobra ja anteriormente vista.