7 de março de 2006

2ª Mão dos 8avos de final da Champions League


Esta semana voltamos a ter as emoções da Champions League. Há jogos escaldantes, como o Barcelona-Chelsea de hoje, o Liverpool-Benfica de amanha, ou ainda o duelo de antigos campeões europeus Milan-Bayern de Munique.Hoje temos três jogos, pois o Inter-Ajax foi adiado para dia 14, devido ao grande confronto de amanha entre o Milan e o Bayern de Munique.Assim vou começar pelo encontro mais importante de hoje e talvêz da ronda, que é o Barcelona-Chelsea.Os catalães, vão receber a equipa de José Mourinho na maxima força. Estão com a eliminatória na mão, pois para seguir em frente os "blues", têm que apontar dois golos a mais que os locais. Nada do outro mundo, nem nada que José Mourinho já não tenha conseguido fazer anteriormente. Se bem se lembram na celebre caminhada para Sevilha, na época 02/03, o FC Porto defrontou o Panathinaikos e no jogo das Antas perdeu por 0-1, para depois ir vencer 0-2 à Grécia, refreando o animo exaltado dos gregos, dizendo que a eliminatória ainda estava no interválo. Hoje a história repete-se, embora com adversários de calibre muito súperior aos gregos. Depois das peripécias da primeira volta, com a expulsão de Del Horno por suposta entrada dura sobre Messi, mais tarde a UEFA daria razão a Mourinho reduzindo o castigo do espanhol de três para um jogo, o estado do relvado Stamford Bridge e tudo o que depois foi dito por Mourinho sobre o teatro do argentino com as consequentes respostas de Deco e companhia e mais recentemente as palavras de Crespo, o jogo promete ser escaldante.O Chelsea chegou ontem a Barcelona e Mourinho chamou a si toda a pressão do encontro, saindo na frente dos jogadores, arcando com os imensos coros de assobios, nomes e insultos, para deixar o caminho aberto aos jogadores, que acabaram por ser acarinhados e até deram alguns autografos. São estes "mind games" que fazem de Mourinho único e especial. Rijkaard por seu turno e para amenizar os animos, acabou por pedir aos adeptos que batessem palmas ao treinador do Chelsea. O jogo em sí vai ser arbitrado pelo experiente Markus Merk e tem ínicio as 19:45.

Villareal e Rangers, vão dar seguimento ao sonho que estão a viver, mas só um poderá seguir em frente. Os espanhois têm uma equipa, que embora sendo novata nestas andanças da Liga dos Campeões, tem jogadores que são bastante experientes e que já demonstraram ter bastante valor, casos de Riquelme, Sorín, Marcos Senna, Forlan, entre outros. Os escoceses, presença habitual da fase de grupos, atinge no entanto, pela primeira vez esta época os 8avos de final. A vantagem esta do lado dos espanhois, pois o empate em Ibrox Park, a duas bolas, dá-lhes vantagem no goal average, mas o Rangers tambem tem uma palavra a dizer e se o Villareal tem jogadores experientes, o Rangers tambem os tem, casos de Peter Lovenkrands, ou o guarda-redes Waterreus. Prso é a únca baixa de vulto no ataque, pois esta castigado. O Rangers pode jogar com o nervosismo dos espanhois, que é habitual, para conseguir seguir em frente. O jogo será arbitrado pelo luxemburguês Alain Hamer e terá tambem o seu ínicio as 19:45





Juventus e Werder Bremen, vão disputar talvêz um dos jogos mais interessantes desta ronda, até porque os alemães trazem uma vantagem de um golo apenas, fruto da vitória por 3-2, conseguida na 1ª mão, já ao cair do pano. Toda a gente conhece o poderio dos comandados de Capello e com jogadores como Del Piero, Ibrahimovic, Nedved, entre outros, ninguem pode estar descançado. Os alemães terão que aguentar a pressão inicial dos italianos, que apenas precisam de um golo para ganharem vantagem na eliminatória. A Juventus quer voltar aos tempos de glória e atingir nova final europeia depois de ter disputado a de 02/03, frente ao Milan. Os alemães, por seu lado, vão confiar na experiencia de Torsten Frings, Borowski e Micoud, para segurar os italianos e poder seguir em frente na prova. O jogo será arbitrado pelo conceituado arbitro inglês Graham Poll.

Amanha temos o confronto mais esperado pelos adeptos portugueses. O Benfica viaja para Liverpool com uma vantagem de um golo, fruto da cabeçada certeira de Luisão já perto do fim do jogo da 1ª mão. Acredito que desta vez Rafael Benítez, não deixe Gerrard e Peter Crouch no banco, mas tambem é certo que o Benfica tem sofrido poucos golos na europa. O jogo será certamente electrizante, com os Campeões Europeus, a terem que correr atras do prejuizo, tendo que apontar dois golos para poderem seguir em frente na prova. Koeman deve manter a estrutura da equipa que tem apresentado, mas penso que fará alinhar Beto em deterimento de Karagounis, até porque o grego sofreu uma entorse no jogo com o Estrela da Amadora, e embora tenha seguido viagem, não acredito que jogue. Geovanni e Miccoli estão de regresso aos convocados, mas não deverão jogar de ínicio. Se o Benfica conseguir eliminar, será mais um marco histórico alcançado esta época, depois de ter eliminado tambem o Manchester United. Vamos poder seguir o jogo em directo na RTP1 e será arbitrado pelo italiano Massimo De Santis e terá tambem ínicio as 19:45



Amanha tambem jogam Arsenal e Real Madrid. Os ingleses estão a registar uma das piores campanhas internas da história do clube, o Real Madrid esta em mudança directiva, com a demissão de Florentino Pérez, substituido por Fernando Martín. No primeiro confronto entre estas duas equipas, Arsenal e Real Madrid nunca se tinham defrontado, a vitória sorriu ao Arsenal e logo com um golo de antologia de Henry: ganhou a bola no meio campo, passou por toda a defesa "blanca" e bateu Casillas, com um remáte cruzado e seco, como é seu estilo. Devido a intermitência dos merengues e à vantagem que trazem de Madrid, o Arsenal é o grande favorito para este jogo, até porque esta será a última época do estádio de Highbury Park na europa, o que joga como factor de motivação para os ingleses. O jogo será dirigido por Lubos Michel.

Milan e Bayern vão jogar amanha um duelo histórico. Os italianos foram os primeiros a não perder no novo recinto dos bavaros, enquanto que o Bayern procura pela primeira vez na história dos confrontos entre estas duas equipas, eliminar os italianos. O golo de Shevchenko estragou os planos à equipa liderada por Felix Magath, pois agora os alemães precisam de vencer ou de pelo menos empatar por mais de um golo, para poder seguir em frente. Os italianos têm a história do seu lado, pois em jogos a eliminar nunca perderam com o Bayern, tendo alcançado quatro vitórias um empate e uma derrota, em seis jogos, quatro para a Taça/Liga dos Campeões, dois para a Taça UEFA. Outro factor de motivação prende-se com o facto de que cada vez que os italianos ultrapassam os alemães, vencem a competição. O jogo será arbitrado por Valentin Ivanov, de origem russa.



O Lyon tem um pé e meio nos quartos de final da competição. Depois de vencer o PSV na Holanda, por 0-1, os franceses vão querer manter a vantagem que detêm, para ssim poderem vingar a eliminação da época passada. Os franceses têm a seu favor o facto de já não perderem em casa para as competições europeias desde 2002, altura em que baquearam frente ao Ajax em Outubro desse ano. Desde essa altura à esta parte, o Lyon arrecadou nove vitórias, cedendo quatro empates, num total de treze jogos disputados no mítico Stade Gerland. Os holandeses, têm a favor o facto de nunca terem perdido nas deslocações a França, tendo empatado quatro vezes e vencido por uma vez, frente ao AS Monaco, nos oitavos de final da época passada. O jogo será dirigido por Michael Riley, que viaja de Inglaterra.

Por fim, temos o jogo entre Inter e Ajax. Este jogo vai ser disputado apenas a dia 14 de Março devido ao facto do Inter e Milan dividirem o mesmo estádio e o Milan receber amanha o Bayern de Munique. Os italianos estão com ligeira vantagem, pois trazem uma igualdade a duas bolas, o que obriga os holandeses a vencerem, ou então empatarem com mais de dois golos. O Ajax poderia ter trazido outro resultado se soubesse gerir a vantagem que alcançou nos primeiros 20' do jogo da primeira mão, mas não conseguiu e permitiu a igualdade. Assim, o Ajax vai ter que lutar muito para poder derrotar Adriano, Figo, Martins e companhia para poder sonhar com um lugar nos quartos de final da competição.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já ninguém se lembrará do que era o actual treinador do Barcelona como jogador? Faltoso, fiteiro e ordinário. No Mundial de 90 cuspiu na cara de Voller. Agora anda armado em gentleman. Quem não o conhecer que o compre !
Que o Mourinho o mete no lugar que merece !