23 de maio de 2007

Final da Champions League - É hoje!!

Hoje disputa-se em Atenas, a final mais aguardada da temporada, a da Champions League.
Liverpool e AC Milan, vão reeditar a final de 2005, na altura com vitória dos ingleses, através da marca das grandes penalidades, após uma recuperação fantástica: O Milan vencia por 3-0 ao intervalo.

Liverpool e AC Milan, não tiveram vida fácil na competição. Ambos começaram a prova na 3ª pré-eliminatória, sendo que os italianos tiveram a participação em risco, sendo depois repescados, devido ao caso Calciocaos, que obrigou a Juventus a descer de divisão, percorrendo depois toda a fase de grupos. Aqui, o AC Milan tinha alguma vantagem, pois ficou inserído no Grupo H, aquele que era teoricamente mais fraco, com adversários que não ofereceriam grande resistência ao poderío milanês, casos do AEK de Atenas, Lille e Anderlecht. Ainda assim, o AC Milan demonstrou alguma fragilidade, nunca tendo alcançado uma vitória concludente, chegando mesmo a perder os últimos dois jogos, altura em que tinha a classificação assegurada, permitindo assim um apróximar dos adversários.
O Liverpool, inserído no Grupo C, teve mais luta, nomeadamente por parte do PSV de Koeman. Cedo os ingleses e holandeses garantiram a classificação para a fase seguinte, e depois geriram a vantagem, com o Liverpool mais forte no confronto directo com a equipa de Eindhoven (0-0 na Holanda e 2-0 em Inglaterra).

Festa em Anfield, após vitória sobre o Chelsea


A partir dos oitavos de final, a carreira do Liverpool foi mais difícil que a dos congéneres italianos. Nesta fase, a equipa de Rafa Benítez defrontou o Bracelona, deslocando-se a Camp Nou no jogo da primeira mão, vencendo por 1-2, sendo depois derrotados em Anfield por 0-1, ainda assim suficiente para seguir em frente. No jogo dos quartos de final, o adversário foi novamente o PSV Eindhoven, e aqui a equipa inglesa terá tido os dois jogos mais fáceis da competição, tendo derrotado a equipa de Koeman por 0-3 no Phillips Stadium, acabando por vencer também em Anfield por 1-0. Nas meias finais, uma reedição, mais uma, das meias finais de 2005, com o Chelsea de José Mourinho como adversário. No jogo da primeira mão, os Blues venceram em Stamford Bridge, por 1-0, com golo de Joe Cole, mas no jogo de Anfield tudo foi diferente, e com o apoio de uma público fantástico o Liverpool chegou à vitória, ainda que só através de grandes penalidades, após vitória por 1-0 no tempo regulamentar e no prolongamento. Foi talvês o melhor jogo dos Reds na competição.

Kaká: Esperança do Milan este ano

Quanto ao AC Milan, o adversário dos oitavos de final foi o Celtic de Glasgow, equipa que atingia esta fase da competição pela primeira vez na sua história. Após um empate a zero no Celtic Park, a equipa de Kaká e companhia, acabou por vencer por 1-0 em San Siro, com um golo precisamente do prodígio brasileiro, grande baluarte do futebol milanês no momento.
A partir dos quartos de final, as facilidades deixaram de existir, e a equipa de Carlo Ancelotti começou a encontrar equipas de outro calíbre. Logo nessa fase, o adversário foi o Bayern de Munique, e após um comprometedor empate em San Siro a duas bolas, consentido já muito perto do fim do jogo, onde Kaká foi mais uma vez fundamental, a equipa viajou á Alemanha para vencer em Munique por 0-2, com golos de Inzaghi e Seedorf, que fêz uma excelente exibição nessa partida, sendo dele o passe para o segundo golo da autoría do atacante italiano. O Milan tinha a história do seu lado neste jogo, uma vez que os bavaros nunca venceram os milaneses para esta competição.
No jogo das meias finais, o Milan encontrou pela frente o Manchester United de Cristiano Ronaldo e companhia. Os ingleses vinham de uma eliminatória fácil com a Roma, onde após derrota em Itália, cilindraram a equipa de Totti em Old Trafford, aplicando uma goleada das antigas e como já não se vê nesta competição e numa fase já adiantada. 7-1 foi o resultado desse jogo, que deixava a equipa de Alex Ferguson num estado de graça, apoiada no futebol-fantasia do extremo português. Mas este jogo era mais do que isso. Era confronto entre dois dos melhores extremos do mundo, á procura da consagração. O jogo de Inglaterra correu de feição ao Milan, que arrancou um empate, com dois golos da estrela Kaká. No jogo de Itália, a história repetiu-se e Kaká voltou a ser fundamental, mais que o jogador portugues, na vitória por 3-0, num dos melhores jogos do Milan na cometição. Os outros golos foram apontados pelo inevitável Seedorf e por Gilardino, estrela que demora a brilhar.
As duas equipas encontram-se agora novamente. O AC Milan poderá salvar uma época marcada pelo Calciocaos e por um campeonato marcado pelo início com pontos negativos. E claro, tentará vingar a derrota de há duas épocas, e tem a história do seu lado: Foi neste estádio que o Milan derrotou o Barcelona, esmagando os catalães, na altura treinados por Johan Cruiff, por 4-0, na final de 1994. O Liverpool quererá, certamente, manter o estatuto de equipa da Champions League, e vencer a única competição em que realmente aposta, pois na Premiership não foi além de um terceiro lugar. Ambos os clubes têm tradição na competição, por isso o jogo será interessante de seguir.

Liverpool

Presenças na final: 7 ( com esta)

Vitórias: 5

Melhor marcador: Peter Crouch: 6 golos


AC Milan

Presenças na final: 11 (com esta)

Vitórias: 6

Melhor marcador: Kaká: 10 golos.

Equipas do jogo da final de 2005 em Istambul, Turquia


AC Milan: Dida; Cafú, Nesta, Stam, Maldini; Gattuso (Rui Costa, 112m), Pirlo, Seedorf (Serginho, 86m), Kaká; Shevchenko, Crespo (Tomasson, 85m)
Treinador: Carlo Ancelotti


Liverpool: Dudek; Finnan (Hamman, 46m), Carragher, Hyypia, Traoré; Xabi Alonso, Luís Garcia, Gerrard, Riise; Kewell (Smicer, 23m), Baros (Cisse, 85m).
Treinador: Rafa Benítez.



Vídeo do jogo:

Sem comentários: