28 de maio de 2007

Sporting vence a sua 14º Taça de Portugal

Estádio: Estádio Nacional (Jamor)
Espectadores: 37.600
Árbitro: Pedro Proença

Sporting CP: Ricardo, Abel, Polga, Caneira e Tello, Miguel Veloso, João Moutinho, Nani e Romagnoli, Alecsandro e Liedson.
Treinador: Paulo Bento. Jogaram ainda: Tonel, Yannick D'jaló e Custódio

Belenenses: Costinha, Amaral, Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim, Sandro Gaúcho, Cândido Costa, Ruben Amorim, Silas e Zé Pedro, Dady.
Treinador: Jorge Jesus. Jogaram ainda: Fernando, Garces e Carlitos.

O Sporting venceu o Belenenses com mais um golo de Liedson, este a três minutos do fim da partida. Com este resultado, os leões alcançam o seu 14º troféu da sua história, enquanto que o Belenenses acaba por perder dignamente, a sua quinta final.


O jogo até foi emocionante, tendo começado logo com o Sporting a tentar chegar ao golo logo no primeiro minutos, numa jogada de bom nível, com a bola a surgir à frente de João Moutinho, com este a sofrer um toque de Nivaldo. No entanto, parece que o jogador leonino se tenta aproveitar do lance. O Sporting continuou a carregar, mas a defesa do Belenenses, bem organizada, ia tirando a bola da zona de perigo. Aos 9 minutos de jogo, foi a vez de Dady tentar iludir o árbitro, depois de uma boa iniciativa pela direita do ataque azul, mas depois de ultrapassar Polga, também se fez ao penalty, com Pedro Proença a nada assinalar, reprimindo o jogador verbalmente. Nesta fase, o Belenenses controlava as operações e Amaral voltou a ter excelente oportunidade, depois de mais uma boa iniciativa pelo seu flanco, a culminar com um remate bastante perigoso, que passou ao lado da baliza de Ricardo. Jorge Jesus dispôs bem a equipa num 4x5x1, que rapidamente se desdobrava num 4x3x3, com as subidas de Cândido Costa e de Ruben Amorim, no apoio a Dady. O lado do Sporting, Paulo Bento usou o losango do costume, com Liedson a ter como companheiro Alecsandro em detrimento da velocidade de Yannick D’jaló. O Sporting, teve uma das melhores ocasiões do primeiro tempo, ao minuto trinta, com Romagnoli a rematar para uma boa defesa de Costinha, para depois a frente de ataque do Sporting demorar muito a rematar, com sucessivos passes, tendo perdido o lance. Poucos minutos depois, Nani, voltou a semear o pânico na área azul, indo à linha e centrando atrasado, onde surgiu Liedson, que rematou à meia volta, ao lado, mas já importunado por Rolando. O Belenenses respondeu ao minuto 40, após uma perda de bola de Polga no meio campo, com Silas a progredir e a conseguir passar por Abel, rematando para defesa difícil de Ricardo. O Sporting voltou a ter o golo nos pés, quando Romagnoli centrou e viu a bola bater em Nivaldo e desviar-se para a baliza, mas Costinha fez excelente defesa, levando o jogo para o intervalo empatado a zero.






No segundo tempo, as equipas entraram iguais, mas com o Belenenses a tentar marcar cedo. O Sporting, pela primeira vez em sete jogos, não marcou na primeira parte, mas nem isso fez tremer os comandados de Paulo Bento. Na primeira oportunidade que o Sporting dispôs, por pouco não chega ao golo. A jogada é de Abel, que cruzou da direita, Costinha escorrega no preciso momento em que Liedson cabeceia a bola, mas ainda no chão e com apenas uma mão, consegue desviar o esférico das suas redes. A partir deste momento, o jogo passou a ser mais lento, e as equipas tentavam aproveitar um erro do adversário para marcarem. Esse erro quase beneficiou o Belenenses, á passagem dos sessenta minutos, quando Zé Pedro centrou largo e descobriu Dady na área, com o brasileiro a efectuar o remate meio com a cabeça, meio com o ombro, mas ainda assim a obrigar Ricardo a desviar a bola para a trave da sua baliza. Foi a melhor oportunidade de golo de toda a partida, e para os azuis do Restelo. Logo de seguida o Sporting respondeu, com Liedson e Romagnoli envolvidos no lance, com o argentino a disparar uma bomba, depois de boa combinação com o brasileiro, mas Costinha a opor-se com grande nível. No ressalto, a bola ainda bate em Liedson, mas sai por cima da baliza. O jogo voltava a ganhar emoção, mas era o Sporting que carregava mais e que tentava o golo. Já com Tonel e Yannick em campo, nos lugares de Tello, lesionado, e de Alecsandro, foi o Sporting a criar perigo novamente, numa jogada de Nani, que culminou com o remate deste e com excelente defesa de Costinha. Liedson na recarga tentou jogar de pontapé de bicicleta, mas Rolando importunou o atacante, que não conseguiu fazer o remate nas melhores condições. Jorge Jesus tentou alterar o rumo dos acontecimentos, e fez entrar Fernando e Garçés para os lugares de Ruben Amorim e Silas, respectivamente. O Belenenses não ganhou muito com estas substituições, e três minutos do fim da partida, na sequência de um canto, os leões chegam ao golo. Miguel Veloso aproveitou a ausência de Amaral na esquerda do ataque do Sporting e ganhou a bola, tendo centrado rasteiro. Liedson surgiu rápido, em antecipação a Costinha e fez o único golo da partida, desviando a bola das mãos do guarda-redes. O Belenenses sentiu que a Taça lhes tinha fugido nesse instante, mas nem assim baixaram os braços e Nivaldo poderia ter empatado minutos depois, mas o cabeceamento saiu por cima da baliza de Ricardo. Liedson teve ainda oportunidade de alargar a vantagem já nos descontos, mas o seu remate saiu por cima da baliza, depois de excelente jogada por ele conduzida. Minutos depois, Pedro Proença apitou para o final do jogo, e foi a explosão de alegria nas bancadas e no relvado, com os elementos do Sporting a festejarem o primeiro título dos últimos cinco anos.


Sem comentários: