25 de maio de 2007

Milan vence final de Atenas e torna-se Campeão Europeu

Estádio: Olímpico de Atenas
Árbitro: Herbert Fandel (Alemanha)

AC Milan: Dida, Oddo, Nesta, Jankulovski e Maldini, Gattuso e Seedorf, Pirlo, Ambrosini e Kaká, Inzaghi.
Treinador: Carlo Ancelotti. Jogaram ainda: Kaladze, Gillardino e Favali.

Liverpool: Reina, Finnan, Agger, Carragher e Riise, Mascherano e Xabi Alonso, Zenden, Gerrard e Pennant, Kuyt.
Treinador: Rafa Benítez. Jogaram ainda: Kewel, Crouch e Arbeola.

Maldini: Quinto triunfo ao serviço do Milan

O AC Milan, venceu ontem a final da Liga dos Campeões e sagrou-se pela sétima vez Campeão da Europa. O Liverpool, que jogou a sua sétima final, não conseguiu vencer o seu sexto troféu, segundo de Rafa Benítez.
O jogo até parecia correr de feição aos Reds, que dominaram durante praticamente toda a partida, mas a matreirice italiana, com alguma ponta de sorte diga-se fizeram o resto.
Na primeira parte, a equipa do Liverpool teve mais bola, foi a equipa mais perigosa no relvado, tendo mesmo algumas ocasiões de golo, que não foram concretizadas. Neste particular, Pennant esteve em destaque, com duas excelentes ocasiões para marcar, tendo no entanto rematado ao lado. A equipa de Benítez jogou da mesma forma que tinha feito contra o Chelsea, ou seja, através de um futebol apoiado e com grande influência dos laterais e extremos. O Milan, jogou no seu tradicional 4x2x3x1, com Inzaghi na frente de ataque. A equipa milanesa esperou sempre pelos Reds, para depois sair a jogar em contra-ataque num futebol apoiado nos seus laterais, mas com maior influência para a acção de Oddo, um dos melhores em campo. O lateral subiu várias vezes pelo seu flanco, causando muitos desequilíbrios na defesa do Liverpool, mas com pouco aproveitamento dos avançados milaneses. Perto do intervalo, a equipa de Ancelotti chega ao golo, através da marcação de um livre directo, por falta sobre Kaká. Pirlo bateu o livre e a bola bateu ainda em Inzaghi antes de entrar na baliza do desamparado Reina.


Golo de Inzaghi: 2-0

No segundo tempo, o Milan dominou as operações, embora o Liverpool tenha tido mais posse de bola, sem no entanto conseguir furar a bem organizada defesa italiana. Ainda assim, Rafa Benítez tentou mudar a rumo dos acontecimentos a meia hora do fim do jogo, com a saída de Zenden, que tinha estado em dúvida para o jogo, e a entrada de Kewel. Ainda assim, o figurino do jogo não se alterou, com o Liverpool a dispor de mais remates à baliza, e neste particular, Gerrard esteve em foco, com duas situações que obrigaram Dida a aplicar-se. Já perto do fim, Benítez deu mais pendor atacante á equipa, com a entrada de Crouch para o lugar de Mascherano. Ancelotti respondeu com a entrada de Kaladze, para o lugar do esgotado Jankulovski. Aos 82 minutos, o golpe de misericórdia, dado mais uma vez por Pippo Inzaghi. Bem desmarcado por Kaká, o atacante italiano saiu no limite do fora de jogo, e depois de contornar Reina, bateu para o fundo das redes, fazendo assim o 2-0 a oito minutos do fim. Benítez via o sonho da segunda Taça dos Campeões a esfumar-se, mas Kuyt ainda deu esperanças ao reduzir a diferença ao minuto 88, no entanto a maior perspicácia aliada a experiência dos jogadores do Milan, não permitira que volta-se a acontecer o mesmo de Istambul, controlando o ímpeto dos jogadores do Liverpool, podendo festejar o sétimo triunfo na maior prova a nível de clubes da Europa. O AC Milan, conquista assim o seu sétimo troféu, com a particularidade de Maldini, veterano e incansável jogador dos italianos estar em cinco desses sete triunfos, estando agora a uma Taça de alcançar o recorde do lendário jogador do Real Madrid, Gento, que venceu seis troféus pelo clube espanhol, igualando desde já os cinco triunfos de Di Stefano e Zagarra, mais duas glorias dos Merengues. Paolo Maldini, tornou-se também o jogador mais velho (38 anos e 331 dias) a pisar o palco de uma final europeia.

Sem comentários: