28 de maio de 2013

Clubes indignados com a possivel mudança de regulamentos na Assembleia Geral da próxima sexta-feira


O 'A Bola é Redonda' sabe que a maioria dos clubes da AF Porto não estão de acordo com a proposta da AF Porto, no que diz respeito à mudança dos regulamentos já aprovados desde 9 de Julho de 2012, para a constituição da Divisão d'Elite Pro-Nacional, bem como da Divisão de Honra. Na base deste descontentamento está a tentativa da Associação em integrar o Leça e o Rebordosa, bem como as equipas B, na Divisão d'Elite, ao contrário do aprovado em Julho passado, onde essas equipas iriam disputar a Divisão de Honra.

O blog sabe que cerca de 80% dos clubes pertencentes à AF Porto está em movimentações para votar contra esta proposta. No passado sábado os clubes reuniram e Vasco Oliveira, presidente do Candal, um dos impulsionadores deste movimento, confirmou essa situação, não adiantando os nomes dos clubes envolvidos: "Confirmo que estivemos reunidos. Pela primeira vez os clubes uniram-se em prol da verdade desportiva", disse apenas o líder dos candalenses.
Durante esta semana haverá ainda mais movimentações para tentar incluir mais clubes e na próxima sexta-feira terá então lugar uma das Assembleias Gerais mais quentes dos últimos tempos na AF Porto

16 comentários:

Jorge Silva disse...

Até que enfim surge um Corajoso capaz de unir os clubes e enfrentar essa dita AFP que só prejudica os clubes pequenos para favorecer os ditos grandes clubes!!

Se assim é,então os meus parabéns a todos os envolvidos!

Anónimo disse...

não me cheira a verdade desportiva mas sim a antigas magoas pelos clubes que os mandaram para as distritais à poucos anos atras.

Anónimo disse...

Caro Jonnhy Lino, vou tentar ajudar.

Primeiro, resta-nos esperar até 6ªfeira sem especular, está quase. Segundo, querendo projectar, podemos dizer:
- no jogo Sobrado-Ermesinde foi decretada derrota a ambas as equipas, conforme circular da AF Porto de ontem (assim como no jogo Eiriz-Gondim da série 2 da 1ª distrital);
- as equipas B são 5 vagas para equipas que joguem em 2013/14 no CN Seniores, e segundo se sabe há 1 nome falado (Varzim B). Caso avance a possibilida de inscrição de equipas da LPFP há mais 3 (Rio Ave B, Leixões B e FC Porto C). Se elas ficare, na Div.Honra será que se inscrevem?
- as equipas B tinham de ser inscritas até 2ªfeira dia 20/05/2013. Para jogar às claras as AFPorto tinha de ter publicado quem o fez. Ao não fazer abre uma grande desconfiança e possibilidade de jogadas de bastidores.
- Lousada (e muito menos Perafita) devem ir para o CN Seniores - à partida não haverá desistências!


As contas podem começar a ser feitas assim:
- há 32 vagas para ELITE E HONRA e certos estão 26: Infesta, Padroense, Pedras Rubras, Paredes, Aliados, Vila Meã, Leça, Rebordosa, Perafita, Nogueirense, SC Rio Tinto, Sp cova, Sobrado, Candal, Serzedo, Valonguense, Oliv.Douro, S.Martinho, Barrosas, Canidelo, D.Sandinenses, Varzim B, Gulpilhares, Maia Lidador, São Félix e Citãnia;
- logo, faltam 6 vagas a preencher: 1 para Lousada que vai ser o pior 3º e não vai subir (a não ser que haja alguma desistência, o que não é crível), 3 hipoteticamente para Rio Ave B, Leixões B e FC Porto C; e os 3ºs da 1ª distrital Valadares e Aliança Gandra.

Por isso, parece mais ou menos claro que a questão de uma nova adaptação dos regulamentos não beneficia as equipas da 1ª distrital.

A terminar, deixo a minha opinião: a nova regulamentação vai ser aprovada pela força das equipas grandes (que por sinal têm equipas B e vão conseguir "comprar" as outras). Por isso acho que as 4 equipas B vão para a Honra, tal como Leça e Vila Meã, o que faz com que 6 equipas da Honra que podiam ir para a Elite, se mantenham na Honra - SP Cova, Sobrado, Candal, Serzedo, Valonguense e Oliv.Douro).

No entanto, acho que é uma vergonha e falta de respeito. Isto nem sequer devia ser proposto porque é alterar as regras a meio do jogo (a meio não, no fim), mas sendo propoasto os clubes deviam juntar-se e reprovar isto. Os regulamentos são para aprovar antes das épocas começarem.

Se tudo fosse correcto e limpo, seria assim:

Elite
- da 2ª Nac. = Infesta e Padroense
- da 3ª Nac./subida = Lousada, Pedras Rubras e Paredes
- da 3ª Nac./manut. = Aliados e Vila Meã
- da Honra = Perafita, Nogueirense, SC Rio Tinto, SP Cova, Sobrado, Candal, Serzedo, Valonguense e Oliv.Douro

Honra
- da 3ª Nac./manut. = Leça e Rebordosa
- equipas B = Varzim B, Rio Ave B, Leixões B e FC Porto C
- da Honra = S.Martinho, Barrosas, Canidelo e D.Sandinenses
- da 1ª distrital = Gulpilhares (1º série 1), Maia Lidador (1º série 2), São Félix (2º série 1), Citânia (2º série 2), Valadares (3º série 1) e Aliança Gandra (3º série 2)

Aproveite este meu comentário para publicar, parece-me escorreito.
Cumprimentos a todos

Anónimo disse...

No meu comentário anterior, onde se lê "Leça e Vila Meã" deve ler-se "Leça e Rebordosa". O parágrafo em questão é:

"A terminar, deixo a minha opinião: a nova regulamentação vai ser aprovada pela força das equipas grandes (que por sinal têm equipas B e vão conseguir "comprar" as outras). Por isso acho que as 4 equipas B vão para a Honra, tal como Leça e Vila Meã, o que faz com que 6 equipas da Honra que podiam ir para a Elite, se mantenham na Honra - SP Cova, Sobrado, Candal, Serzedo, Valonguense e Oliv.Douro)."

Anónimo disse...

Emfim é uma grande vergonha os clubes deveriam unir se fazer um protesto contra esta situaçao, um grande ato de coragem do presidente Vasco Oliveira por ter a coragem confrontar esta situaçao vamos todos contra AFP

Jose de Sousa disse...

Prevejo uma grande bomba atómica nesta AFP no dia 31 Maio.
O Presidente do Candal é um revolucionário e como tal em tudo que se mete como ja o podemos confirmar o impacto das coisas triplica,até estou ansioso que chegue 6ºfeira :)

Anónimo disse...

Esta é a vergonha da AF Porto que temos.
Apesar de não ser de nenhum clube envolvido neste processo, faço votos que a verdade desportiva se mantenha inalterável e que a proposta da AF Porto seja recusada pela maioria dos clubes.

Não lembra a ninguém alterar as regras no final do jogo.

A AF Porto faz lembrar o dono da bola nos jogos quando éramos crianças. Fazia as equipas, decidia as posições e decidia quando era golo ou não...

Uma pouca vergonha !!

Anónimo disse...

Penso e espero que o SERZEDO, também esteja na frente de batalha, em prol da verdade desportiva.

Anónimo disse...

A verdade é que a norma aprovada no inicio da época nao faz grande sentido, mas foi aprovada, tal como não fa grande sentido mudar as regras no fim do jogo...

Mas nada que nos admire, pois a AFP apenas se interessa pelos seus cofres e pouco mais...

Basta ver a estrutura competitiva das camadas jovens... com 1ª Fases a uma volta(!!!) e 2ªs fases a duas voltas... e as equipas a terem de pagar 50€ para competir para alem das taxas de inscriçao de atletas. Depois quem quiser participar nas taças complementares e provas extras volta a pagar 50€...

Não era preferivel uma estrutura mais organizada? Tipo AF Lisboa

Johnny Lino disse...

Mas essas foram as contas que fiz, no post anterior... Já fiz essa projecção.. Relativamente as equipas b, elas são cinco se ficarem na honra, se forem para a Elite, são apenas três..

Anónimo disse...

mais projudicados estao infesta padroenselousada pedras rubras e paredes.que ficarao no polo de subida da 3 divisao e bom descer isso e injusto.deviao por estas equipas na 2 divisao nacional

Anónimo disse...

embora do infesta e padroense desceram da 2 divisao mas numca deviao cair nos destritais como paredes lousada e pedras rubras....equipas que continuam na epoca 2013 2014 na 3 divisao nacional.

Paulo SD disse...

Grande Vasco Oliveira! É assim mesmo,dá-lhes forte meu menino!!

AFP é uma vigarice a muitos anos!

Anónimo disse...

Se for possivel, mal se saiba alguma coisa sobre o resultado da Assembleia de dia 31, que se publique aqui no blog.

Anónimo disse...

Totalmente de acordo com o anónimo que fala do futebol de formação na AF Porto

Anónimo disse...

Meus caros podem crer que está batalha nao será fácil mas a vitória final será dos clubes mais pequenos e da verdade desportiva! Há que combater os interesses instalados e proteger os mais pequenos. A AFP parece que só tem alguns, poucos filhos. Parabéns, aos clubes envolvidos nesta luta desigual, especialmente, aos Presidentes Vasco Oliveira (Candal), João Paulo Correia (O. Douro) e Luís Pedrosa (Serzedo), pela forma como estão a defrontar este Golias (AFP). Bem hajam, boa sorte e que ganhe o David (os clubes pequenos e a verdade desportiva). FORÇA!