16 de fevereiro de 2014

Hélder Duarte - "Valadares, actualmente, tem uma organização e uma estrutra merecedora de algo mais do que a Honra"

Hélder Duarte quer atingir todos os objectivos no Valadares
Hélder Duarte, defesa que reforçou o Valadares em Janeiro, é um dos nomes mais sonantes do plantel de Paulo Alexandre, pelo seu recente percurso na sua ainda curta carreira. Depois de representar o Serzedo em 2011/12 e 2012/13, o atleta transitou para o Farense, ajudando a equipa algarvia a subir à 2ª Liga, onde já não jogava desde a época 2002/2003. Porém, algumas lesões obrigaram o atleta a deixar Faro ainda antes da época começar e mudar-se para os Açores, onde representou o Operário até ao mês de Dezembro. 
Com formação no Boavista e no Candal, Hélder Duarte representou o Sp. Espinho, Vilanovense, Nelas e Arcozelo, antes das passagens por Serzedo, Farense e Operário, chegando agora ao Valadares para relançar a carreira e ajudar a equipa a atingir os objectivos, que passam pela subida à Divisão d'Elite Pro Nacional.
Com apenas 24 anos, Hélder Duarte explica como foi a sua experiência nos campeonatos profissionais: "Foi uma experiência bastante enriquecedora, tanto a nível desportivo como pessoal. A nível futebolistico cresci imenso, e é incrível como podemos crescer em tantos aspectos e pormenores que nem sabíamos que eram possíveis de serem melhorados. Isto se tivermos sempre a mentalidade correta. Ao fazer amigos e jogar ao lado de nomes como o Fajardo, Hugo Luz, Fábio Felício, Neca ou Livramento, ganhamos bastante experiência", revelou o jogador.
O início desta temporada foi tudo menos normal para o atleta, que explica em exclusivo ao blog as vicissitudes por que passou: "No inicio desta época, quando estava no Farense, tive uma lesão no adutor que no início não parecia grave mas que revelou-se, ao fim de umas semanas sem melhoras, um problema maior. Nessa altura cheguei a um acordo de rescisão com o Farense mas os planteis já estavam quase todos fechados, surgindo a proposta do Operário" contou. Porém, nos Açores, as coisas não continuaram a não correr pelo melhor: "Como perdi a pré-época toda no Farense, demorei um pouco a voltar à minha forma mas, quando voltei e comecei a jogar, fiz uma rotura do gémeo interno, sendo forçado a parar mais sete semanas. Foi uma fase muito má para mim e desgastante psicologicamente. Entretanto, quando fiquei bom da rotura, a nível psicológico não estava tão bem e comecei a desmoralizar e a sentir falta de estar perto dos meus", disse. 
Essa fase menos boa psicologicamente, foi a motivação para Hélder Duarte regressar a Gaia: "Decidi vir para casa, esperar propostas e ganhar animo outra vez", revelou. E as propostas foram mesmo surgindo, mas desportivamente não atraíram o jogador: "Foram surgindo propostas do Campeonato Nacional de Seniores, de clubes de longe mas que seria para lutar para não descer e isso, a meu ver, não me compensava", disse Hélder Duarte. É nesta fase que surge o Valadares,  que "me abriu as portas para ir mantendo a forma". Ainda assim houve a possibilidade de emigrar para o campeonato bósnio: "Surgiu-me uma possibilidade para ir em Fevereiro para a Primeira Liga Bósnia e fui ponderando essa proposta. Só que ao fim de muita reflexão achei por bem recusar, visto não estar nas melhores condições físicas e psicológicas. Assim, achei melhor ficar por perto de casa para também poder acabar o meu mestrado nos próximos cinco meses", sendo que optou então pelo ingresso no Valadares: "Como acreditei no projecto do Valadares, decidi aceitar a proposta", disse.

Farense permitiu a Hélder Duarte chegar à 2ª Liga
Com a motivação em alta, Hélder Duarte ganhou um lugar no eixo defensivo do Valadares, ao lado de Carvalho. Para o central, o clube gaiense dispõe de condições ao nível de outras divisões e pretende ajudar a equipa a alcançar nova subida de divisão: "Quero ajudar a equipa a subir para a Divisão d'Elite Pro Nacional e, se possível, ser Campeão. O Valadares, actualmente, tem uma organização e uma estrutura merecedora de algo mais do que a Divisão de Honra", afirma, convicto. A nível pessoal, as expectativas também são as melhores: "Quero recuperar e por para trás das costas estes tempos menos bons em que estive lesionado", reiterou.
Relativamente ao seu futuro, apesar de querer regressar ao futebol profissional, Hélder Duarte não fecha a porta à continuidade no Valadares. Porém, para o defesa, ainda é cedo para se falar nesse assunto: "Neste momento é muito cedo para falar disso. É lógico que ambiciono voltar ao futebol profissional e ter mais sorte desta vez, mas agora estou focado em ajudar o Valadares a conseguir os seus objectivos e sinto-me bem nesta nova casa, visto ter sido muito bem recebido por todos. O dia de amanha nunca se sabe", concluiu o jogador.
O Valadares lidera, em igualdade pontual com o Aliança Gandra, a Divisão de Honra da AF Porto e este domingo recebe o Pedrouços, num duelo entre candidatos à subida de divisão. A partida joga-se no Complexo Desportivo de Valadares e tem início marcado para as 15h deste domingo.

Sem comentários: