
Melhor Jogadora do Mundo(FIFA)

1º -Marta(Brasil)
2º - Kristine Lilly(Estados Unidos da América)
3º - Renate Lingor(Alemanha)

Quem é Marta?

Data de Nascimento: 19/2/86
Local de Nascimento: Dois Riachos(Alagoas)
Nacionalidade: Brasileira
Primeiro Clube: Santa Cruz
Clube: Umea IK
Posição: Avançada
Momentos Marcantes:
2004 – Transferiu-se do Santa Cruz para o Umea IK
2004 – Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas
2004 – Vencedora da Uefa Women’s cup
2004 – 3ª melhor jogadora do Mundo para a FIFA
2004 – Melhor jogadora(Golden Ball) do Campeonato do Mundo de Sub-20 na Tailândia
2005 – Campeã do Damallsvenskan com o Umea IK
2005 – 2ª melhor jogadora do Mundo para a FIFA
2006 – Campeã do Damallsvenskan com o Umea IK
2006 – Melhor Jogadora do Ano para a FIFA

A melhor jogadora do Mundo já deu uma entrevista(via email) aqui para a rubrica Futebol Feminino do Blog Futebol de Ataque. Veja aqui a entrevista.

Suécia
Damallsvenskan
Malin Moström

Data de Nascimento: 1/8/75
Local de Nascimento: Örnsköldsvik
Nacionalidade: Sueca
Internacionalizações: 113 jogos e 21 golos
Primeiro Clube: Hägglunds IoFK
Clube: Umea IK
Posição: Médio
A melhor jogadora de sempre do futebol feminino Sueco e uma das melhores(para mim a melhor) jogadoras mundiais anunciou na passada Quinta-feira o adeus ao futebol aos 31 anos. Líder nato, esteve em todos os troféus do Umea IK. Capitaneou o Umea durante 4 épocas e a selecção em muitos jogos.

Momentos marcantes:
1995- Transfere-se para o Umea
2000 – Vence o campeonato Sueco(Damallsvenskan)
2001 – Vence o Damallsvenskan pela 2ª vez
2001 - Vence a Taça da Suécia(Svenska Cupen)
2001 - Vence a Diamantbollen(prémio atribuído à melhor jogadora Sueca)

2002 – é eleita capitã do Umea
2002 - Vence o Damallsvenskan pela 3ª vez
2002 -Vence a Svenska Cupen pela 2ª vez
2002 - Finalista vencida da Uefa Women’s Cup
2003 – Vence a Uefa women’s Cup(foto)

2003 - Vence a Svenska Cupen pela 3ª vez
2003 - 2º lugar(prata) no mundial no Mundial.
2003 - Melhor médio do ano na suécia
2004 – Vence a Uefa women’s Cup
2004 - Melhor médio do ano na Suécia.
2005 – Vence o Damallsvenskan pela 4º vez
2005 - Melhor Médio do ano na Suécia
2006 – Vence o Damallsvenskan pela 5ª vez.
2006 - Retira-se do futebol a 21 de Dezembro de 2006


Portugal
10ª Jornada
Fonte Boa – Murtoense 2-3
Escola – Várzea 1-2
Boavista – 1º Dezembro 0-4
BOAVISTA, 0 – 1.º DEZEMBRO, 4
QUANDO A MATURIDADE É UM POSTO
As campeãs nacionais não poderiam ter desejado fechar a primeira metade do Nacional da melhor forma. Uma exibição de luxo abriu as portas à goleada, que reflecte a diferença entre uma equipa madura e outra em construção
Quando os contendores subiram ao paupérrimo pelado do Ramaldense FC, órfão de condições

Vamos às incidências do encontro: a primeira parte ficou marcada pelo golo inaugural de Patrícia Gouveia, que forneceram ao 1.º Dezembro uma tranquilidade que o Boavista nunca teve – a equipa axadrezada abusou do futebol directo. No entanto, as campeãs nacionais poderiam ter ido para o intervalo a golear, não fosse Edite ter falhado três ocasiões de ouro, só nos primeiros 45 minutos.
No segundo tempo, as portuense produziram mais e melhor futebol, quiçá devido a algum relaxe do onze sintrense. Ainda assim, o Boavista não desenhou lances de real perigo para a baliza de Carla Cristina, que teve uma tarde descansada. As boavisteiras correram muito e esse desgaste notou-se na recta final da contenda, período em que o 1.º Dezembro aproveitou a melhor frescura física e menor rotina do adversário, cujo valor não está nestas linhas em causa. O Boavista ontem teve garra, mas denotou um défice qualitativa aquando na posse da bola, que acabou por amordaçar as ambições das pupilas de Maria João Neves.
----------------------------
MARIA JOÃO NEVES
NÃO MERECÍAMOS UM RESULTADO TÃO PESADO
Maria João Neves optou por um discurso lúcido. Perante a derrota, a treinadora do Boavista não enterrou a cabeça na areia como tantas vezes se verifica no desporto-rei e começou por admitir que a sua equipa “perdeu bem, apesar de ter sofrido demasiados golos para o trabalho que desenvolveu durante o jogo”. A também directora da formação boavisteira mostrou-se muito agradada “com a atitude e o desempenho das jogadoras” que comanda, sublinhando que a equipa “continua a crescer”. “Esta é uma equipa muito jovem, que defrontou uma excelente equipa, que é campeã e que usufrui de condições de trabalho que nós, no Boavista não temos”, sublinhou a técnica axadrezada. “O campeonato ainda vai a meio, há muito para jogar, mas creio que para uma equipa que iniciou o campeonato com o objectivo de se manter na I Divisão temo-nos saído muito bem. Esta equipa tem muito valor”, finalizou.
----------------------------
GRAÇA SIMÕES
FAZEM FALTA MAIS BOAVISTAS
A técnica do 1.ª Dezembro não escondia a satisfação que lhe ía na alma. Graça Simões ficou extremamente agradada com o comportamento da formação que orienta e foi por aí que iniciou o comentário ao jogo: “Estou muito, muito satisfeita. As minhas jogadoras cumpriram na totalidade o que lhes foi pedido. Esta foi uma vitória muito importante, até porque se tratou da segunda vitória ante o mais directo adversário”.
“Claro que se trata de uma vantagem confortável [quatro pontos], mas ainda falta muito para o campeonato acabar. Há que continuar a trabalhar”, vincou a timoneira da formação sintrense. Na hora da vitória a treinadora não se esqueceu do adversário, a quem endereçou alguns elogios: “Fazem falta mais Boavistas ao campeonato português. Tenho que agradecer ao Boavista porque se trata da única equipa que não deixa as minhas jogadoras relaxarem e pelo facto de trazer emoção ao campeonato”.
--------------------------
FICHA
Boavista
Luísa; Raquel, Mila, Anabela, Claúdia, Figo, Nanda, Vânia, Olga, Carlita (Rita, 67) e Li.
Treinadora: Maria João Neves.
1.º Dezembro
Carla Cristina; Ana Valinho, Susana Lorido, Cátia Dias, Patrícia Gouveia, Adília (Filipa Platão, 76), Tânia, Helga, Beta (Sílvia, 30), Edite e Carla Couto (Inês Quintanilha, 90).
Treinadora: Graça Simões.
Árbitro: Olga Almeida. Árbitros-assistentes: Luís Fonseca e Bruno Pedro. Jogo disputado no Estádio do Ramaldense FC.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadoras: Patrícia Gouveia (15), Ana Valinho (61), Tânia (80) e Edite (90).
Cartões amarelos: Susana Lorido (37), Ritinha (83) e Mila (84).
In O Norte Desportivo Online
__________________________________________
ESCOLA 1 VÁRZEA 2
Breve nota sobre o jogo
O Escola mais uma vez entra a perder no domingo passado ao sofrer um golo aos 2 minutos. Houve alguma falta de concentração e marcação que permitisse outra atitude dentro de campo. Isso veio a acontecer mais tarde onde a equipa do EFC passou quase o jogo todo no meio campo adversário. Dou ênfase a duas jogadas, uma por parte de Tânia Almeida e outra na marcação de um livre por parte de Chica, onde, em ambas situações viram o poste negar o golo. Tudo fazia parecer que o EFC ia conseguir virar o jogo mas, não foi isso que aconteceu até porque após um contra ataque do Escola, o Várzea responde rapidamente enviando a bola na baliza da guarda-redes Neide Simões. O resultado era injusto 2-0 e o Escola não podia baixar os braços. Continuou a atacar, a rematar, até que numa marcação de um canto Noémia reduz para 2-1 num excelente remate de cabeça.
Na segunda parte, a equipa do Várzea acusou alguma pressão fazendo de tudo para enervar a equipa da casa, tendo feito entradas muito duras Às jogadoras da equipa da casa. Apesar de tudo, o Escola bem que tentou subir mais no terreno, atacando mais, falhando de forma incrível em frente à baliza. O jogo era dominado completamente pelo Escola mas infelizmente não conseguiram pelo menos chegar ao empate que tanto mereciam. Esperemos que o ano 2007 traga ao Escola mais sorte nos jogos, em todos os aspectos.
O escola alinhou com: Neide, Suéli, Sandrine, Leila, Chica, Catarina "Guarda", Catarina" coração", Tânia Almeida, Ana "UCHA", Noémia, Bábá.
Jogadoras nao utilizadas: Caty e Andreia
Feliz Natal e prospero ano novo a todos!
[Suelly – jogadora do Escola]

Próxima Jornada -11
Escola – Boavista
Várzea – Murtoense
Fonte Boa – 1º Dezembro

Alemanha
(DFB-Pokal )Quartos de Final
TeBe Berlin - FC Saarbrücken 1-2
Crailsheim - Essen-Schönebeck 0-4
FFC Frankfurt - Sand 9-0
Wolfsburg - Duisburg 0-2

Nos outros jogos os grandes favoritos venceram sem grandes dificuldades. Destaque para a goleada do FFC Frankfurt ao Sand, um dos últimos da 2ª divisão zona Sul. Em grande no jogo este Kerstin Garefrekes(foto) que fez um poker e Birgit Prinz autora de um hat-trick.

Inglaterra
(Women’s Premier League)
Arsenal - Blackburn 4-0
Everton - Charlton 0-1(veja o vídeo do jogo)
Cardiff - Leeds 1-2

No jogo mais aguardado da jornada o Charlton venceu em Liverpool o Everton por 0-1. Natasha Dowie marcou o golo da vitoriada equipa de Londres.
O Leeds deslocou-se ao País de Gales e venceu por 2-1, assumindo o comando da Liga Inglesa em igualdade pontual com o Charlton.


Breves:
- Kopparbergs/Göteborg(Suécia) – A equipa de Gotemburgo garantiu finalmente a aquisição de Ingvild Stensland. A internacional Norueguesa era a capitã do Kolbotn e foi também muito pretendida pelo Umea. A equipa treinada por Martin Pringle garantiu também a contratação de Sofia Karlsson do Holmalund.
- Malmö(Suécia) – Manon Melis, avançada Holandesa de 20 anos assinou pelo clube
-Djurgarden/Älvsjö(Suécia)- Linda Fagerström retirou-se depois de 10 épocas no Damallsvenskan e 97 jogos internacionais.
- Umea (Suécia) – Emmelie Konradsson, de 17 anos assinou pelo clube do Norte da Suécia. A guarda-redes Ulla-Karin Rönnlund assinou pelo Umea, regressando assim a um clube que representou antes da sua retirada por motivos pessoais.
- FC Indiana(Estados Unidos) – A jovem Húngara Orsolya Csaba de 16 anos assinou com o clube Norte-americano.
- Veja aqui o vídeo de um grande golo de Joana Carvalho(Casa do Povo de Martim) contra o Vinhos. http://www.youtube.com/watch?v=VI8HilL45sM
Até para a semana
Sem comentários:
Enviar um comentário