23 de dezembro de 2006

Futebol Feminino XXXVII


Melhor Jogadora do Mundo(FIFA)

-Marta(Brasil)
- Kristine Lilly(Estados Unidos da América)
- Renate Lingor(Alemanha)

Quem é Marta?
Marta Vieira da Silva
Data de Nascimento:
19/2/86
Local de Nascimento: Dois Riachos(Alagoas)
Nacionalidade: Brasileira
Primeiro Clube: Santa Cruz
Clube: Umea IK
Posição: Avançada

Momentos Marcantes:
2004 – Transferiu-se do Santa Cruz para o Umea IK
2004 – Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas
2004 – Vencedora da Uefa Women’s cup
2004 – 3ª melhor jogadora do Mundo para a FIFA
2004 – Melhor jogadora(Golden Ball) do Campeonato do Mundo de Sub-20 na Tailândia
2005 – Campeã do Damallsvenskan com o Umea IK
2005 – 2ª melhor jogadora do Mundo para a FIFA
2006 – Campeã do Damallsvenskan com o Umea IK
2006 – Melhor Jogadora do Ano para a FIFA

A melhor jogadora do Mundo já deu uma entrevista(via email) aqui para a rubrica Futebol Feminino do Blog Futebol de Ataque. Veja aqui a entrevista.



Suécia
Damallsvenskan


Malin Moström

Malin Sofi Moström
Data de Nascimento:
1/8/75
Local de Nascimento: Örnsköldsvik
Nacionalidade: Sueca
Internacionalizações: 113 jogos e 21 golos
Primeiro Clube: Hägglunds IoFK
Clube: Umea IK
Posição: Médio

A melhor jogadora de sempre do futebol feminino Sueco e uma das melhores(para mim a melhor) jogadoras mundiais anunciou na passada Quinta-feira o adeus ao futebol aos 31 anos. Líder nato, esteve em todos os troféus do Umea IK. Capitaneou o Umea durante 4 épocas e a selecção em muitos jogos.

Momentos marcantes:
1995- Transfere-se para o Umea
2000 – Vence o campeonato Sueco(Damallsvenskan)
2001 – Vence o Damallsvenskan pela 2ª vez
2001 - Vence a Taça da Suécia(Svenska Cupen)
2001 - Vence a Diamantbollen(prémio atribuído à melhor jogadora Sueca)
2002 – é eleita capitã do Umea
2002 - Vence o Damallsvenskan pela 3ª vez
2002 -Vence a Svenska Cupen pela 2ª vez
2002 - Finalista vencida da Uefa Women’s Cup
2003 – Vence a Uefa women’s Cup(foto)
2003 - Vence a Svenska Cupen pela 3ª vez
2003 - 2º lugar(prata) no mundial no Mundial.
2003 - Melhor médio do ano na suécia
2004 – Vence a Uefa women’s Cup
2004 - Melhor médio do ano na Suécia.
2005 – Vence o Damallsvenskan pela 4º vez
2005 - Melhor Médio do ano na Suécia
2006 – Vence o Damallsvenskan pela 5ª vez.
2006 - Retira-se do futebol a 21 de Dezembro de 2006


Portugal
10ª Jornada

Fonte Boa – Murtoense 2-3
Escola – Várzea 1-2
Boavista – 1º Dezembro 0-4

BOAVISTA, 0 – 1.º DEZEMBRO, 4
QUANDO A MATURIDADE É UM POSTO
As campeãs nacionais não poderiam ter desejado fechar a primeira metade do Nacional da melhor forma. Uma exibição de luxo abriu as portas à goleada, que reflecte a diferença entre uma equipa madura e outra em construção

Quando os contendores subiram ao paupérrimo pelado do Ramaldense FC, órfão de condições para um encontro entre formações que militam na I Divisão, encontravam-se separados por um escasso ponto. De um lado, as campeãs nacionais do 1.º Dezembro, do outro, uma formação que este ano tem dado cartas, com um historial riquíssimo no futebol feminino, à procura de regressar às temporadas gloriosas do passado recente. Mas este foi igualmente um duelo entre a maturidade e a ambição – o talento, esse, estava dos dois lados. Venceu a maturidade, a equipa que mais oportunidades de golo arquitectou, que lidou com mestria a arte de circular o «couro» e que, e este é o «item» mais importante de todos, menos falhou na hora da verdade. Perdeu a ambição, mas fica a promessa que esta formação do Boavista é para ser levada muito a sério porque, em breve,não irá dar apenas cartas, distribuirá trunfos pela mesa da I Divisão.
Vamos às incidências do encontro: a primeira parte ficou marcada pelo golo inaugural de Patrícia Gouveia, que forneceram ao 1.º Dezembro uma tranquilidade que o Boavista nunca teve – a equipa axadrezada abusou do futebol directo. No entanto, as campeãs nacionais poderiam ter ido para o intervalo a golear, não fosse Edite ter falhado três ocasiões de ouro, só nos primeiros 45 minutos.
No segundo tempo, as portuense produziram mais e melhor futebol, quiçá devido a algum relaxe do onze sintrense. Ainda assim, o Boavista não desenhou lances de real perigo para a baliza de Carla Cristina, que teve uma tarde descansada. As boavisteiras correram muito e esse desgaste notou-se na recta final da contenda, período em que o 1.º Dezembro aproveitou a melhor frescura física e menor rotina do adversário, cujo valor não está nestas linhas em causa. O Boavista ontem teve garra, mas denotou um défice qualitativa aquando na posse da bola, que acabou por amordaçar as ambições das pupilas de Maria João Neves.

----------------------------

MARIA JOÃO NEVES
NÃO MERECÍAMOS UM RESULTADO TÃO PESADO
Maria João Neves optou por um discurso lúcido. Perante a derrota, a treinadora do Boavista não enterrou a cabeça na areia como tantas vezes se verifica no desporto-rei e começou por admitir que a sua equipa “perdeu bem, apesar de ter sofrido demasiados golos para o trabalho que desenvolveu durante o jogo”. A também directora da formação boavisteira mostrou-se muito agradada “com a atitude e o desempenho das jogadoras” que comanda, sublinhando que a equipa “continua a crescer”. “Esta é uma equipa muito jovem, que defrontou uma excelente equipa, que é campeã e que usufrui de condições de trabalho que nós, no Boavista não temos”, sublinhou a técnica axadrezada. “O campeonato ainda vai a meio, há muito para jogar, mas creio que para uma equipa que iniciou o campeonato com o objectivo de se manter na I Divisão temo-nos saído muito bem. Esta equipa tem muito valor”, finalizou.

----------------------------

GRAÇA SIMÕES
FAZEM FALTA MAIS BOAVISTAS
A técnica do 1.ª Dezembro não escondia a satisfação que lhe ía na alma. Graça Simões ficou extremamente agradada com o comportamento da formação que orienta e foi por aí que iniciou o comentário ao jogo: “Estou muito, muito satisfeita. As minhas jogadoras cumpriram na totalidade o que lhes foi pedido. Esta foi uma vitória muito importante, até porque se tratou da segunda vitória ante o mais directo adversário”.
“Claro que se trata de uma vantagem confortável [quatro pontos], mas ainda falta muito para o campeonato acabar. Há que continuar a trabalhar”, vincou a timoneira da formação sintrense. Na hora da vitória a treinadora não se esqueceu do adversário, a quem endereçou alguns elogios: “Fazem falta mais Boavistas ao campeonato português. Tenho que agradecer ao Boavista porque se trata da única equipa que não deixa as minhas jogadoras relaxarem e pelo facto de trazer emoção ao campeonato”.

--------------------------

FICHA

Boavista
Luísa; Raquel, Mila, Anabela, Claúdia, Figo, Nanda, Vânia, Olga, Carlita (Rita, 67) e Li.
Treinadora: Maria João Neves.

1.º Dezembro
Carla Cristina; Ana Valinho, Susana Lorido, Cátia Dias, Patrícia Gouveia, Adília (Filipa Platão, 76), Tânia, Helga, Beta (Sílvia, 30), Edite e Carla Couto (Inês Quintanilha, 90).
Treinadora: Graça Simões.

Árbitro: Olga Almeida. Árbitros-assistentes: Luís Fonseca e Bruno Pedro. Jogo disputado no Estádio do Ramaldense FC.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadoras: Patrícia Gouveia (15), Ana Valinho (61), Tânia (80) e Edite (90).
Cartões amarelos: Susana Lorido (37), Ritinha (83) e Mila (84).

In O Norte Desportivo Online

__________________________________________

ESCOLA 1 VÁRZEA 2
Breve nota sobre o jogo

O Escola mais uma vez entra a perder no domingo passado ao sofrer um golo aos 2 minutos. Houve alguma falta de concentração e marcação que permitisse outra atitude dentro de campo. Isso veio a acontecer mais tarde onde a equipa do EFC passou quase o jogo todo no meio campo adversário. Dou ênfase a duas jogadas, uma por parte de Tânia Almeida e outra na marcação de um livre por parte de Chica, onde, em ambas situações viram o poste negar o golo. Tudo fazia parecer que o EFC ia conseguir virar o jogo mas, não foi isso que aconteceu até porque após um contra ataque do Escola, o Várzea responde rapidamente enviando a bola na baliza da guarda-redes Neide Simões. O resultado era injusto 2-0 e o Escola não podia baixar os braços. Continuou a atacar, a rematar, até que numa marcação de um canto Noémia reduz para 2-1 num excelente remate de cabeça.
Na segunda parte, a equipa do Várzea acusou alguma pressão fazendo de tudo para enervar a equipa da casa, tendo feito entradas muito duras Às jogadoras da equipa da casa. Apesar de tudo, o Escola bem que tentou subir mais no terreno, atacando mais, falhando de forma incrível em frente à baliza. O jogo era dominado completamente pelo Escola mas infelizmente não conseguiram pelo menos chegar ao empate que tanto mereciam. Esperemos que o ano 2007 traga ao Escola mais sorte nos jogos, em todos os aspectos.
O escola alinhou com: Neide, Suéli, Sandrine, Leila, Chica, Catarina "Guarda", Catarina" coração", Tânia Almeida, Ana "UCHA", Noémia, Bábá.
Jogadoras nao utilizadas: Caty e Andreia

Feliz Natal e prospero ano novo a todos!

[Suelly – jogadora do Escola]

Próxima Jornada -11
Escola – Boavista
Várzea – Murtoense
Fonte Boa – 1º Dezembro

Alemanha
(DFB-Pokal )Quartos de Final

TeBe Berlin - FC Saarbrücken 1-2
Crailsheim - Essen-Schönebeck 0-4
FFC Frankfurt - Sand 9-0
Wolfsburg - Duisburg 0-2

A eliminatória da Taça não trouxe surpresas. No jogo mais imprevisível o FC Saarbrücken que lidera a 2ª divisão Zona Sul foi ao terreno do TeBe Berlin, que é 3º na 2ª divisão Zona Norte e venceu por 1-2 com um bis de Schwab num espaço de 3 minutos colocou a equipa de Nadine Kessler nas meias-finais.
Nos outros jogos os grandes favoritos venceram sem grandes dificuldades. Destaque para a goleada do FFC Frankfurt ao Sand, um dos últimos da 2ª divisão zona Sul. Em grande no jogo este Kerstin Garefrekes(foto) que fez um poker e Birgit Prinz autora de um hat-trick.


Inglaterra
(Women’s Premier League)

Arsenal - Blackburn 4-0
Everton - Charlton 0-1(veja o vídeo do jogo)
Cardiff - Leeds 1-2

O Arsenal não teve dificuldades para vencer o Blackburn. Com um início muito forte as gunners já venciam por 2-0 aos 23’ graças a dois golos Jayne Ludlow. A mesma jogadora fez o hat-trick aos 75’. Pelo meio(52’) Fleeting tinha colocado o Arsenal a vencer por 3-0.
No jogo mais aguardado da jornada o Charlton venceu em Liverpool o Everton por 0-1. Natasha Dowie marcou o golo da vitoriada equipa de Londres.
O Leeds deslocou-se ao País de Gales e venceu por 2-1, assumindo o comando da Liga Inglesa em igualdade pontual com o Charlton.


Breves:
- Kopparbergs/Göteborg(Suécia)
– A equipa de Gotemburgo garantiu finalmente a aquisição de Ingvild Stensland. A internacional Norueguesa era a capitã do Kolbotn e foi também muito pretendida pelo Umea. A equipa treinada por Martin Pringle garantiu também a contratação de Sofia Karlsson do Holmalund.
- Malmö(Suécia) – Manon Melis, avançada Holandesa de 20 anos assinou pelo clube
-Djurgarden/Älvsjö(Suécia)- Linda Fagerström retirou-se depois de 10 épocas no Damallsvenskan e 97 jogos internacionais.
- Umea (Suécia) – Emmelie Konradsson, de 17 anos assinou pelo clube do Norte da Suécia. A guarda-redes Ulla-Karin Rönnlund assinou pelo Umea, regressando assim a um clube que representou antes da sua retirada por motivos pessoais.
- FC Indiana(Estados Unidos) – A jovem Húngara Orsolya Csaba de 16 anos assinou com o clube Norte-americano.
- Veja aqui o vídeo de um grande golo de Joana Carvalho(Casa do Povo de Martim) contra o Vinhos. http://www.youtube.com/watch?v=VI8HilL45sM

Até para a semana

Sem comentários: