13 de dezembro de 2006

Resumo da 13ª Jonada

Esta 13ª Jornada trouxe um novo rumo na Bwin Liga. Desde logo, com o empate cedido na Figueira da Foz, o Benfica, pode ter dito adeus ao título. Com onze pontos de atraso, embora com menos um jogo, os encarnados têm tarefa hercúlea na segunda volta, caso queiram ainda ter algumas aspirações. Fernando Santos, tinha dito que queria vencer os três jogos que faltam ao clube para fechar a primeira volta, mas o objectivo falhou com o empate de Domingo. Uma exibição sem chama, e muito perdulários na finalização, foram a imagem de marca da equipa, que faz assim, uma das suas piores épocas em matéria de jogos fora da Luz, com apenas 2 vitórias, dois empates e três derrota, com um score de golos de 10-10, e tendo desperdiçado já 13 pontos em 21 possíveis.

No ponto opôsto está o FC Porto, Campeão Nacional, e muito provavelmente Campeão de Inverno. Uma vitória arrancada a ferros na Choupana, frente ao Nacional, depois de estar a perder por 1-0, dá uma nova moral aos azuis e brancos que, depois de garantirem o apuramento para os quartos de final da Champions League, garantem practicamente o primeiro lugar, na viragem do campeonato. Bruno Moraes e Lucho Gonzales apontaram os golos do FC Porto, já nos últimos 15 minutos de uma partida, em que o Nacional se adiantou no marcador através de José Vitor à beira do intervalo. A saida de Chainho a 20 minutos do fim, foi fundamental para o crescer dos homens de Jesualdo Ferreira, que têm no regressado Moraes, um reforço de peso, que já marcou golos importantes está época.

O Sporting voltou às vitórias em Setúbal e Liedson voltou aos golos. 0-3 foi o resultado de um jogo que se afigurou fácil para os leões e que serviu para a equipa de Paulo Bento elevar a moral depois do afastamento das competições europeias aos pés do Spartak de Moscovo. Nani apontou o outro tento dos leões, que ao intervalo já venciam por 0-2, com Liedson a fechar a contagem no início do segundo tempo. Este resultado ditou o afastamento de Toni do comando tecnico dos sádinos, que diga-se não foi muito feliz, nesta passagem pelo Vitória: em 11 jogos, conseguiu apenas 8 pontos, já não vencia há 2 meses ( jogo frente ao Desp. Aves), e averbou 7 derrotas, das quasi são três consequtivas e 6 nos últimos 7 jogos disputados.

No resto da jornada, destaque para mais um jogo sem perder do Paços de Ferreira, na Mata Real, sendo que desde a 20ª Jornada da época passada que não perde, altura em que defrontou o Boavista, e saiu derrotado por 0-1. Uma marca interessante para um clube da dimensão do Paços. O adversário foi o Estrela da Amadora, que vem em franca ascenção e alcançou o 4º jogo sem perder, com 2 vitórias e 2 empates, e até esteve a vencer com um golo do "novo" Jaime, proscrito em Braga e bastante influente no onze de Faquirá.
O Beira-Mar segue o seu calvário e somou nova derrota, desta feita por 3-0, no Bessa, talvês no melhor jogo do Boavista de Jáime Pacheco, a seguir à vitória sobre o Benfica na 3ª jornada, ainda sobre o comando de Petrovic. Começam a faltar argumentos a Carlos Carvalhal, que ainda não venceu desde que assumiu o comando tecnico dos aveirenses: 1 empate no jogo de estreia contra o Setúbal e seguem-se 3 derrotas, que atiram com a equipa para o último lugar da tábela. Resta saber que argumentos apresentará Carvalhal para sair do Beira-Mar, caso não vença o Nacional, na próxima jornada.
O Leiria, sob o comando de Domingos Paciência, está a realizar uma excelente época depois de um início menos bom da equipa. A vitória conseguida no Domingo no terreno do frágil Desp. Aves, atirou a equipa para a 6ª posição com 21pts, e correndo atrás da Europa. Bom presságio na época de estreia do ex-jogador so FC Porto, que está a fazer esquecer a passagem de José Mourinho, pelo clube do Lís.
Quem também está em ascenção é o Belenenses, que venceu claramente o Sp. Braga de Rogério Gonçalves, que soma assim a primeira derrota para o campeonato desde que assumiu o comando tecnico dos arsenalistas. O Belenenses soma já 17pts e conseguiu a segunda vitória consecutiva no campeonato, numa altura em que a direcção parece passar por momentos conturbados, tendo ponderado a demissão, depois dos sócios azuis não terem aprovado o relatório e contas apresentado pela estrutura de Cabral Ferreira. Estes últimos resultados positivos, podem amenizar um pouco o clima de crise que se vive no Restêlo.
Por último, o Marítimo de Ulisses Morais, parece querer voltar aos tempos em que andava pela luta pela Europa, e a vitória sobre a Académica foi fundamental para esse objectivo. Depois de um período menos bom, os insulares deram a volta por cima, e vão já em duas vitórias consecutivas que põem a equipa no quinto lugar, logo atrás do Benfica, com 22pts. A Académica, que também não está a passar por um bom momento somou nova derrota, depois da goleada em Braga e ocupa já um incómodo 12º lugar.

Sem comentários: