26 de julho de 2010

Entrevista com: Nuno Miguel (Canidelo)

Esta semana o 'A Bola é Redonda' esteve à conversa com Nuno Miguel, jogador que na última temporada representou o Arcozelo e que na próxima temporada jogará ao serviço do Canidelo da 1ª Distrital. Com passagens por Oliveira do Douro, Coimbrões, Avintes e Arcozelo, o jogador espera alcançar no final da época, o êxito da subida à Divisão de Honra. Ao longo da entrevista, o jogador aborda o mau momento que viveu no Arcozelo, a vontade que tinham de subir à 3ª Nacional com a equipa arcozelense e as perspectivas para a época que se avizinha. Mais um exclusivo do 'A Bola é Redonda'



A Bola é Redonda (ABR) - Que balanço fazes da época do Arcozelo?

Nuno Miguel (NM) - A nível pessoal, a época correu bastante bem. Depois de alguns anos na 3ª divisão (Oliveira do Douro), e um ano no Avintes, decidi aceitar o desafio de um amigo (Fred) para ajudar o Arcozelo a atingir uma classificação inédita no clube. Alcançamos esse objectivo (foi a melhor classificação de sempre do Arcozelo na divisão de honra), mas o objectivo do grupo passava pelo 5º lugar...no mínimo! Logo, não sendo um total fiasco, para nós jogadores e equipa técnica, foi uma grande decepção! Sentíamos que, como equipa, tínhamos condições e obrigação de obter uma classificação melhor.


ABR - A equipa acabou em 7ª lugar quando o objectivo era o 5º posto. O que faltou para esse objectivo ser cumprido?

NM - Principalmente, apoio da direcção do clube! Desde o inicio da época, constatei que ia ser um campeonato para ser vivido e disputado pelos jogadores e pela equipa técnica. Nunca houve grande empatia nem aproximação dos dirigentes do clube para com a equipa. Apesar disso, e como tínhamos um grupo excepcional, fomos fazendo o nosso campeonato e conseguindo resultados que ninguém contava. Chegamos a estar no 4º lugar, ganhando jogos no terreno dos principais candidatos à subida! Da nossa inteira responsabilidade, temos a lamentar alguns erros e faltas de concentração que nos custaram pontos fulcrais para na recta final do campeonato estarmos a lutar por objectivos mais ambiciosos.


ABR - O Arcozelo não venceu nenhum dos últimos seis jogos. O que se passou?

NM - Tivemos alguns jogos menos bons que nos tiraram a oportunidade de, a certa altura, continuar a acreditar numa luta pelos primeiros cinco lugares. Perdemos ou empatamos jogos nos minutos finais, alguns mesmo nos descontos e que afectaram a confiança que vínhamos sentindo até então. Conjugando isso com o facto de não recebermos desde Dezembro e ninguém do clube nos dizer nada, nem aparecer sequer no balneário, por muito que não se pense nisso dentro do campo, reflecte-se depois no desempenho nos treinos e jogos.


ABR - Alguma vez passou pela cabeça dos jogadores que pudessem lutar por uma eventual subida de divisão?

NM - Pela cabeça de todos... Eu, pessoalmente, aceitei o desafio de jogar no Arcozelo porque me foi apresentado um projecto e uma equipa para lutar por esse objectivo. Constatando depois no campo, que tínhamos efectivamente equipa para lutar por esse objectivo, entre jogadores chegou-se a falar em colocar o clube na 3ª Divisão! E com o reforço da equipa em Dezembro com o André, o Marco e o Rabaça, mais fortes e confiantes nos tornamos, mas mais ninguém acreditou na nossa ambição...


ABR - Sei que houve ordenados em atraso. Já está tudo resolvido ou ainda não?

NM - Ainda não. Como referi, desde Dezembro, que a equipa não recebia ordenados. Só na parte final do campeonato e após várias insistências da nossa parte, é que alguém nos veio dar uma justificação para tal facto. Até o Presidente da Junta de Freguesia veio ao balneário falar connosco, mas nem ele tinha a verdadeira noção da complexidade da situação. Desde essa altura, recebemos um mês e temos a garantia do Presidente do clube que a situação vai ser regularizada na totalidade, sem contudo nos adiantar prazos nem perspectivas.


ABR - Mais de metade da equipa já saiu. O Arcozelo ficará mais fraco na próxima época?

NM - É público que o Arcozelo, para esta época desportiva, decidiu apostar num orçamento muito limitado e reduzido. Quem conhece a realidade da Divisão de Honra, prevê uma época muito difícil e complicada para uma equipa jovem, que mesmo recheada de bons jovens jogadores, poderá acusar alguma falta de experiência. Os jogadores da época passada que ficam no Arcozelo, terão de fazer ver aos mais novos o quão difícil é jogar nesta divisão e que só com muita aplicação conseguem fazer uma época sem sobressaltos.


ABR - Vais rumar ao Canidelo. O que te levou a jogar na 1ª Distrital?

NM - Será o regresso às origens...as minhas grandes vitórias desportivas foram ao serviço do Oliveira do Douro e entre elas conto com duas subidas à Divisão de Honra! Pensei bastante antes de aceitar a proposta do Canidelo, mas acho que fui sensível ao apelo das pessoas responsáveis do clube que me fazem acreditar num sucesso imediato e numa passagem relâmpago pela 1ª Distrital. É um clube que honra os seus compromissos, com adeptos que vivem intensamente o clube, e que, com toda a legitimidade, ambiciona patamares mais condizentes com as infra-estruturas que possui e condições que proporciona aos seus atletas mais jovens.


ABR - Apenas tiveste o convite do Canidelo ou surgiram outros mais?

NM - Quando tomei a decisão de representar o Canidelo, apenas tinha mais duas propostas em mãos! Ambas fora de Vila Nova de Gaia...mas eu adoro jogar na minha cidade! Por todos os factores que já referi, a proposta do Canidelo pareceu-me a mais sensata e realista. Após ter assumido com as pessoas do clube que aceitava a sua proposta, surgiram algumas propostas bastante interessantes até porque eram de divisões superiores ( nacional inclusive ), e uma em especial que me fazia um apelo ao coração, mas não seria correcto da minha parte renunciar a um projecto e a um compromisso que tinha assumido. Agradecendo a todos os clubes que me contactaram para os representar, o meu muito obrigado e sucessos desportivos para a época que se avizinha.


ABR - Quais são as expectativas para esta temporada?

NM - Ambicioso como sou em tudo na vida, não me passa pela cabeça outra coisa que não a subida de divisão. Foi com esse objectivo e com essa promessa do Canidelo que aceitei regressar à 1ª Distrital. Acho que, com o plantel que foi construído pelos dirigentes e equipa técnica, o mínimo que posso exigir a mim mesmo e a todos os meus futuros colegas é ambição desde a 1ª jornada e a luta pelos 3 pontos em cada jogo!


ABR - Queres deixar um apelo aos adeptos do Arcozelo que lêem o blog?

NM - Claro que sim. Gostaria de agradecer o apoio demonstrado por todos os adeptos e simpatizantes do Arcozelo durante a época passada, e apelar a um apoio ainda maior durante este ano, pois será uma época muito difícil para os bons jogadores que a formação do Arcozelo consegue produzir... Façam de tudo para os jogadores se sentirem acarinhados e apoiados....


No final, o jogador agradece ao blog pela oportunidade dada: "Obrigado pela oportunidade e continua a desenvolver o blog pois nós jogadores adoramos estas iniciativas"

5 comentários:

Alfredo disse...

Parabens pela entrevista, e espero que consigamos os objectivos do clube que é a subida de divisao, todos juntos vamos conseguir...gramde abraço e um ate já...

Alfredo Matos

Xavi Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Xavi Ferreira disse...

Apenas quero salientar que foi um orgulho ter-te como companheiro... Fizemos das dificuldades forças...
Opá não podia deixar de frisar aquele verdadeiro festejo em Canidelo, abola de arcozelo, o zé de ver, enfim, os verdadeiros momentos de balneário...

WILSON PEREIRA disse...

sou arcozelense de alma e coraçao. quero agardecer ao nuno bem como a todos os jogadores que fizeram parte deste palntel e equipoa tecnica pelo empenho e dedicaçao que sempre mostraram em campo apesar de todas as dificuldades vividas. foram excelentes profissionais e merecem este louvor. quero desde ja desejar a todos uma nova epoca. s.c.arcozelo forever.

José disse...

Parabéns! Uma entrevista sóbria que demonstra que o Nuno não só é um bom jogador, como um excelente homem. Boa sorte no Canidelo! Mereces.