22 de fevereiro de 2006

Benfica fez história


Mais uma grande noite no inferno da Luz. Perante 63 mil pessoas, o Benfica superiorizou-se novamente a uma equipa inglesa, desta feita ao Campeão Europeu, Liverpool. De notar que esta é a primeira derrota em doze jogos do Liverpool, esta época, para a Liga dos Campoeões e é apenas o segundo golo sofrido pela defesa dos "Reds". O jogo começou com as equipas a estudarem-se mutuamente e com algumas surpresas nos dois onzes. Por parte do Benfica, Karagounis e Nelson ficaram no banco, entrando Alcides e Beto, no lado do Liverpool, Seteven Gerrard e Peter Crouch, estiveram tambem no banco de suplentes, sendo substituidos, por Sissoko e Morientes. O Benfica demonstrou desde cedo que não iria dar de bandeja o resultado, mas o Liverpool mais paciente foi arrastando o jogo, na procura talvês, de sair de Lisboa com o empate. Na primeira parte houve algum dominio ingles, e alguns jogadores do Benfica, pareciam nervosos, casos de Moretto e Alcides. Com o passar do tempo a equipa de Koeman, foi ganhando algum ascendente, e Simão teve uma primeira oportunidade ao quarto de hora, depois de ser isolado por Robert, mas não conseguiria chegar a bola. Até ao interválo, apenas mais um lance de perigo àentrada da area do Liverpool, com um livre executádo por Simão a passar por cima da barra da baliza de Reina.
Koeman desta vez não inventou, e ocupou o meio campo, com três jogadores, o que deu uma maior consistência ao jogo dos encarnados, algo que já não se via à muito tempo, só que faltava alguma coisa... alguem que cria-se jogo. Ao minuto 60 Koeman lança Karagounis para o lugar do esforçado Beto, e o jogo do Benfica muda de figura, sendo mais pressionante e mais perigoso. Petit deu o primeiro sinal aos 65 minutos, quando se apecebeu que Reina estava adiantado, e tentou fazer-lhe um chapeu de quase 50m, mas o espanhol conseguiu segurar a bola.

O Benfica dava claras mostras de estar por cima no jogo, como as estatisticas o demonstravam: 60% de posse de bola no segundo tempo. Ao minuto 84, Karagounis ganhou uma falta inteligente, Petit marcou o livre e quando toda a gente esperava que fosse rematar directo À baliza, faz um centro teleguiado à cabeça de Luisão, que em antecipação aos defesas do Liverpool, introduz a bola na baliza de Reina, para desespero deste e dos colegas, que ficaram a olhar uns para os outros. Era a explosão de alegria dos mais de 60 mil adeptos encarnados presentes ontem na Luz e a desilusão para os cerca de 3 mil ingleses que vieram apoiar a equipa.
Até ao fim, o Liverpool não criou uma jogada de perigo e poderia ter sido o Benfica a voltar a marcar, com Petit e Karagounis mais uma vez envolvidos no lance: O grego desmarca primorosamente o portugues, que no meio de uma clareira na defesa do Liverpool, não se apercebeu que estava com o caminho livre para a baliza de Reina e não avançou, perdendo-se depois em fintas e rematando frouxo. O Benfica leva uma boa vantegem para Anfield, pois os ingleses têmque marcar dois golos e não sofrer nenhum, para seguir em frente. Está tudo nas mãos dos encarnados.

Nos restantes encontros da noite da Champions League, destaque para as vitórias fora de Lyon e Arsenal, em casa do PSV e Real Madrid, respectivamente. Os franceses, que tinham sido eliminádos pelos holandeses a época passada, através da marcação de grandes penalidades, não quiseram repetir o resultado e tentaram resolver a eliminátoria logo neste jogo. Com algum ascendente, o certo é que foi sempre o PSV a criar as jogadas de mais perigo do encontro, tendo em Hesselink, o elemento mais em jogo. Já no segundo tempo, quando nada o fazia prever, num livre apontádo por Juninho Pernambucano, quem mais, nasce o único golo do jogo, com a bola a ganhar um efeito estranho e a bater Gomes. Até ao fim, o Lyon viu Gouvou ser expulso por acumulação de cartões amarelos e viu tambem Koné, atirar ao poste quando tinha a baliza completamente aberta. Este resultádo foi lisonjeiro para o campeão frances, que tem assim um pé nos quartos de final.
O Arsenal é outra equipa que surpreende pela positiva na Liga dos Campeões. Com uma prestação das piores de todos os tempos no campeonato ingles, os "gunners" vão acumulando vitórias atras de vitórias na prova mais importante do velho continente. Ontem a vítima foi o Real Madrid, que até foi um pouco superior no decorrer do primeiro tempo, com Beckham a ter duas boas oportunidades para abrir o marcador, mas numa atirou ao lado e na outra permitiu a defesa de Lehmann. O Arsenal, que defrontou pela primeira vêz o Real Madrid, não se escondeu, e com um conjunto jovem e tacticamente perfeito, foi criando perigo e crescendo no jogo. Na abertura do segundo tempo, Henry, ao seu estilo, ganhou uma bola no meio campo, correu 50m com ela, vencendo a oposição de dois defesas "blancos" e atirou a contar para o fundo das redes de Casillas, mais uma vez o salvador do jogo do Real Madrid. Este jogo serviu tambem para Raúl, eterno capitão dos "merengues", atingir a histórica marca de 100 jogos na Liga dos Campeões.
No Outro jogo da noita, Bayern de Munique e AC Milan protagonizaram um bom jogo, que terminou empatado a um golo e que dá quase o apuramento aos italianos. Ballack marcou primeiro para os alemães, que nunca eliminaram os italianos, ainda no primeiro tempo, mas já no segundo tempo à passagem da meia hora, Shevchenko na marcação de uma polémica grande penalidade, restabeleceu a igualdade. Até ao fim nenhuma das equipas conseguiu contrariar a outra e o resultado manteve-se inalterável. Com este resultádo o AC Milan está com um pé nos quarto de final da competição.
A segunda mão desta eliminatória joga-se no dia 8 de Março.

Sem comentários: