21 de fevereiro de 2006

Lá por fora....

O "Lá por fora", voltou para dar mais informações sobre os campeonatos de maior expressão da nossa querida Europa. A semana passada, por falta de tempo apenas falei do campeonato Inglês, Espanhol e Italiano, mas esta semana vou tentar alargar ao campeonato Francês e Alemão.
Assim sendo vamos então entrar por essa Europa fora e vêr o que de mais relevante se passou nesses campeonatos...

Inglaterra

Este fim de semana na terra de Sua Majestade, não houve campeonato. Este fim de semana foi dedicado à Taça de Inglaterra. Dos jogos com maior relevância, temos o Chelsea-Colchester e o Liverpool-Manchester United.
Os blues de José Mourinho, sentiram algumas dificuldades para vencer a equipa do III escalão do futebol inglês, e chegou inclusivé a estar em devantagem, depois de Ricardo Carvalho ter tentado fazer um corte a uma bola perigosa. Só que esta caprichosamente entrou na baliza do Chelsesa. Sete minutos depois, outro portugues, Paulo Ferreira, restabelecia a igualdade. Maniche tambem foi titular, mas sairia ao interválo, para dar lugar ao homem do jogo, Joe Cole, que com dois golos ao minuto 79 e ao minuto 90, estabeleceu o resultado final.
No jogo mais importante desta ronda da Taça, o Liverpool, que joga hoje com o Benfica para os oitavos de final da Champions League, recebeu e venceu o Manchester United por 1-0, golo de Peter Crouch, logo aos 19 minutos, muito oprtuno, a aproveitar um erro defensivo dos "red devils", que quase nunca importunaram a baliza do Liverpool. Ronaldo que tinha dito que iria marcar 15 golos até ao fim da época, ficou em branco e o seu esforço foi insuficiente para bater a organizada defesa do Liverpool. Ao United, depois de practicamente estar arredado do titulo de campeão nacional e depois de ser eliminádo da Taça, resta-lhe só a Taça da Liga, para salvar a época.

Resultados completos dos jogos da Taça de Inglaterra:

Chelsea-Colchester, 3-1
Preston North End-Middlesbrough, 0-2
Stoke City-Birmingham, 0-1
Aston Villa-Man City, 1-1
Liverpool-Manchester United, 1-0
Bolton-West Ham, 0-0
Charlton-Brentford, 3-1
Newcastle-Southampton, 1-0

Entretanto foi já realizado o sorteio dos Quartos de Final, que ditou os seguintes jogos:

Charlton-Middlesbrough
Aston Villa ou Manchester City-Bolton Wanderers ou West Ham
Chelsea-Newcastle United
Birmingham City-Liverpool


Espanha

Em Espanha, destaque para o regresso às vitórias do Barcelona e logo por números bem expressivos: 5-1 ao Betis de Sevilha. Este resultado contou ainda com a colaboração de um defesa bético, que cometeu a proeza de marcar dois golos na propria baliza. Com Deco e Ronaldinho Gaucho em campo as coisas tornam-se mais fácil para o Barça, que ao interválo já vencia por 3-0.
O Real Madrid venceu com relativa facilidade o Alavés, por 3-0, com dois golos nos primeiros dez minutos o que permitiu de alguma forma fazer um jogo sereno e controlar o adverário. A dez minutos do fim Cicinho estabeleceria o resultádo final. Os outros golos foram apontados por Guti e Robinho. O Santiago Bernabeu, volta a assistir a bons jogos por parte dos "merengues", que ainda não desistiram do sonho do titulo.
O Valêcia de Miguel e Hugo Viana, não tinha uma deslocação fácil, pois visitava a sempre dificil, Real Sociedad. E isso confirmou-se logo aos 12 segundos de jogo quando Skoubo abriu o activo para os Bascos. Mas Regueiro, já no segundo tempo, encarregou-se de dar a volta ao marcador, com dois golos em dez minutos. Miguel foi titular e esteve em bom plano, Hugo Viana entrou a cinco minutos do fim já com a vitória segura por parte da equipa ché, que assim mantem o segundo lugar a 6pts do Barcelona.
No Malaga-Mallorca, Duda, Edgar, Jorge Ribeiro e Litos foram titulares, num jogo que sorriu aos insulares com uma clara vitória por 0-2. Os quatro portugueses do Malaga foram titulares, mas não conseguiram inverter o rumo dos acontecimentos, e são cada vez mais últimos com apenas 17pts. Uma palavra para o Corunha de Jorge Andrade, que sentiu grandes dificuldades para empatar em casa com o Zaragoza. Logo aos 16 minutos os forasteiros puseram-se em vantagem com um golo do inspirado Diego Milito, e só aos 54' Munitis, de livre directo restabeleceu a igualdade.

Classificação

1º- Barcelona....... 55
2º- Valencia......... 49
3º- Real Madrid.. 48

Italia

No Calcio, destaque para o empate cedido pela Juventus no terreno do modesto Messina a duas bolas. Os lideres do campeonato, entraram logo a perder com umgolo apontado logo aos 4 minutos por Floccari. Ainda na primeira parte Ibrahmovic, empatou para a Juve e Mutu a dez minutos do fim virou o marcador. Floccari, voltaria a marcar cinco minutos depois, restabelecendo a igualdade.
Um golo solitário de Gilardino, batou para que o AC Milan batesse o Cagliari e mantenha algumas aspirações na conquista do Scudetto. O Inter é que parece ter hipotecado esse sonho depois de ceder um empate a zero no terreno do Livorno. Desta vez nem Luis Figo teve arte para bater a defesa do Livorno.
Nota ainda para a grave lesão sofrida por Totti, na décima vitória consecutiva alcançada pela Roma. O jogador fica com o Mundial em risco depois de ter sofrido uma entorse do tornozelo com rotura de ligamentos e ainda uma fractura no perónio da perna esquerda. Será uma baixa de vulto na Squadra Azzurra.

Classificação

1º- Juventus....... 67
2º- AC Milan....... 57
3º- Inter.............. 55

Alemanha

Na Bundesliga, o Stuttgart de Fernando Meira, conseguiu a primeira vitória depois do despedimento de Giovanni Trappatoni, ao vencer em casa o Mainz 05 por 2-1. O português foi titular e esteve em bom plano.
O Bayern de Munique, cedeu pontos na deslocação a Hannover, conseguindo o golo da igualdade por Ballack já em cima do minuto 90. Com este resultado o Hamburgo tem ainda esperanças em chegar ao titulo, depois de ter vencido o Frankfurt por 1-2.

Classificação

1º- Bayern Munique......... 55
2º- Hamburgo................... 47
3º- Werder Bremen......... 46

França

No Championat, O Lyon segue calmamente na primeira posição assistindo à luta dos seus rivais, pela sua paerseguição. Depois de ter vencido calmamente o Nantes por 3-1, assistiu às derrotas de Auxerre, PSG, Lens e Monaco. A equipa de Pauleta foi surpreendida no Parque dos Principes pelo modesto Le Mans, o Lens foi goleado pelo Rennes de Laszlo Bolloni, o Auxerre caiu aos pés do Sochaux e o Monaco foi derrotado pelo Nice. Com estes resultados O Lyon vê mais de perto a conquista do sexto campeonato consecutivo, tanto mais que possui uma diferença de 7pts para o segundo classificado, o Bordéus de Beto, único clube com pedalada para perseguir os pentacampeões gauleses. O Lyon tem ainda um jogo a menos.

Classificação

1º- Lyon.............. 59 (-1 jogo)
2º- Bordéus........ 52
3º- Lille............... 44

Sem comentários: