8 de fevereiro de 2006

Campeonato ao rubro....

Esta 21ª jornada foi electrizante. O Sporting venceu o Nacional, o Benfica perdeu em Leiria, e o FC Porto não conseguiu vencer o Sp. de Braga. Na outra metade da tabela, o Vitoria de Guimarães não conseguiu vencer o Belenenses, e o Penafiel conseguiu a segunda vitória no campeonato frente ao Maritimo.
No jogo de Leiria, assistiu-se a um bom jogo de futebol, rápido, com situações de parada e resposta, com o golo a poder surgir em qualquer baliza, a qualquer momento. O Benfica entrou forte, com vontade de ganhar. Koeman procedeu a algumas alterações na equipa principal, deixando Beto, Andersson, Manduca e Geovanni de fora, embora este tenha sido devido a problemas pessoais, e fez entrar no onze Ricardo Rocha, Manuel Fernandes, Marcel e Robert.
Logo aos 3', Nuno Gomes poderia ter aberto o marcador, depois de responder a um centro de Robert, com Costinha a fazr uma boa defesa e a dar inicio a um excelente jogo. O Benfica por seu turno sempre mais pressionante, aos 14' vai enviar uma bola a trave, depois de um excelente remate de Manuel Fernandes, a culminar uma boa jogada individual, e na resposta, Toure e Paulo César protagonizam uma excelente jogada de entendimento que culmina com remate ao poste do brasieliro. O jogo estava vivo. Aos 34', João Paulo desfere um potente remate do meio da rua e inaugura o marcador, contra a corrente do jogo, o que deixou o Benfica nervoso. No inicio do segundo tempo, Maciel poderia ter ampliado o marcador, pois isolado e depois de tornear Moretto, atirou por cima. Mas o golo não demoraria muito, e num roubo de bola de Fabio Felicio a Luisão, surge o segundo golo leiriense. Luisão quis sair a jogar, Felicio nas costas rouba a bola, Maciel corre para a baliza, remata frouxo, mas Moretto que tambem não esta isento de culpas, defende para a frente onde aparece Felicio que calmamente fez o golo. Era o descalabro total na equipa benfiquista, que tentavam por todos os meios chegar ao golo, mas esbarrabam sempre na boa organização defensiva leiriense, ou então num ispirado Costinha. Mas os encarnados não se deram por vencidos e partiram para o atque, encostando o Leiria ao seu meio campo, e Manduca, entretanto lançado por Koeman, vai reduzir a 10' do fim da partida, depois de bom entendimento com Robert, no lado esquerdo do ataque dos encarnados. Marcel poderia ter empatado logo de seguida mas atirou ao lado. Maciel vai fechar a contagem encima do minuto 90, depois de jogada de contra-ataque com a equipa benfiquista toda balanceada para a frente na busca do empate. No fim, mais uma derrota por 3-1, a segunda consecutiva, e que dá ideia de existir novamente um periodo de crise na equipa, que em dois jogos sofreu 6 golos, tendo só apontado 2, sendo que um deles foi de grande penalidade.
Em Alvalade, teve lugar um dos jogos mais importantes da jornada por tudo o que o envolveu. O Sporting apresentou a mesma equipa da Luz, e comecou o jogo com bastante vontade de vencer. O Nacional apresentou-se um pouco retraido no terreno, dando a iniciativa de jogo aos leões, tentando explorar o contra-ataque. Manuel Machado surpreendeu, deixando Miguelito no banco, o que retirou algum perigo ao ataque madeirense. Desde cedo o Sporting lancou-se na busca do golo, mas os avançados demonstravam alguma desinspiração, com Liedson a ser a referencia principal neste cápitulo. De assinalar antes do intervalo, a lesão de Carlos Martins, mais uma, que obrigou Paulo Bento a mexer na equipa, sem no entanto alterar o sistema de jogo. Assim sendo lancou Nani, que teve logo uma excelente oportunidade para bater Benaglio, mas esta correspondeu com excelente defesa. Chegou-se ao intervalo com o resultado em branco, embora o Sporting justificasse outro resultado.
Logo no inicio do segundo tempo surge o golo do Sporting, por intermedio de Caneira. Nani sofre uma falta junto a area nacionalista, rapidamente apontada pelos jogadres leoninos, Liedson com um golpe de rins desposiciona toda a defesa do Nacional, e depois de ter endossado a bola para Caneira que vinha de trás, este remata colocado e fora do alcance de Benaglio, dando assim uma alegria aos adeptos e jogadores leoninos, que tiveram oportunidade de vaiar Rui Alves, pelas palavras indecorosas que teve para com os leões. Sá Pinto foi mais uma vez a voz da revolta neste capitulo, tendo festejado o golo em frente ao banco do Nacional, e dirigido alguns mimos ao presidente madeirense. Até ao fim o Sporting poderia ter dilatado o marcador por três vezes, enquanto que o melhor que o Nacional conseguiu, foi um remate de Alexandre Goulart por cima da barra, depois de boa iniciativa invidual de Miguelito, que entretanto fora lançado por Manuel Machado. No final uma pequena desavença entre Tonel e Patacas, rapidámente sanada por elementos das duas equipas, e com o presidente do Nacional a dizer que foi "apenas uma derrota" á comunicação social.
No Dragão assistiu-se a um jogo de um sentido só, com o FC Porto nos primeiro 10' a enviar duas bolas aos ferros da baliza bracarense. Este jogo era o mais esperado desta 21ª jornada, pois poderia ditar o arranque definitivo dos dragões rumo ao titulo, ou então deixar tudo ainda mais baralhado.
O FC Porto apresentou o esquema habitual de 3x3x4, com algumas alterações, como sendo as saidas de Diego Ibson e Cech e as entradas de Pedro Emanuel Ivanildo e McCarthy.
Com esta entrada em grande do FC Porto, adivinhava-se uma vitória facil, o que no entanto não se verificou, fruto de uma boa exibição do guardião bracarense.
O Braga apresentou-se muito desinspirado no ataque o que permitiu uma gestão de jogo dos azuis e brancos muito forte. O FC Porto chegou ao interválo empatado, o que se revelou um resultádo lisonjeiro para os bracarenses, que já quase em cima do minuto 45, queriam por um pouco de justiça no marcador, com Nem a desferir potente remate na direcção da sua baliza, valendo a atenção de Paulo Santos. Na segunda metade, Jesualdo fez uma alteração ao intervalo, o Braga apresentou-se num esquema de jogo diferente, sem no entanto nunca incomodar os dragões, que naturalmete chegaram ao golo já perto da meia hora, por intermédio de Lucho Gonzales, a culminar jogada de insistencia de Adriano. Estava posta alguma justiça no marcador, embora um pouco escaça para a produção atacante do FC Porto. Jesualdo voltou a mexer e a 15' do fim da partida lança Kim. O possante coreano seria figura, pois sofreria falta para grande penalidade já nos instantes finais, cometida por Bruno Alves, jogador lancado por Co Adriaanse, em resposta a entrada do coreano. João Tomás, marcaria e restableceria a igualdade. Convém no entanto dizer que Kim na altura do centro de Rossato, estava uns centimetros adiantado ao último defesa portista, no entanto aceita-se a opinião do arbitro auxiliar, pois o lance é de dificil julgamento. No fim o 1-1, penaliza o FC Porto, que até poderia ter desfeito a igualdade com dois remates perigosissimos, um de Raul Meireles, outro de Bosingwa, aos quais Paulo Santos se opôs com grande nivel.
Na outra metáde da tabela, Guimarães e Belenenses encontraram-se, com o resultado a ser um empate a duas bolas. O Guimarães pode-se queixar de alguma falta de sorte, pois o primeiro golo surge de uma fifia enorme do seu guarda-redes, Nilson, que tentou fintar um jogador belenense, tendo perdido a bola para Romeu, que no resalto fez o golo, completamente contra a corrente do jogo. Dário na resposta marcaria o tento da igualdade, com que se chegou ao interválo. No reatamento, Saganowski, marcaria o segundo golo vimaranense, mas tambem na resposta, Ruben Amorim, restabeleceria a igualdade final. Já perto do fim Paulo Sergio atira ao poste, o que poderia ter resultado no 3º golo do Vitória e daria de certa forma alguma justiça ao marcador. o Vitória pode-se queixar de uma grande penalidade não assinalada por falta sobre Svard dentro da grande area belenense.
O Penafiel, conseguiu tirar a barriga de miserias e bateu o Maritimo por 3-2, o que deixa uma restea de esperança aos durienses em se manterem no principal escalão do nosso futebol. A Naval foi batida inapelavelmente pelo Boavista por 3-0, com 2-0 logo nos primeiros 5' da partida. O Gil Vicente tambem tirou a barriga de miserias e bateu por 5-0! o Vitória de Setubal, com um episódio caricato protagonizado por Hélio, treinador sádino, que abandonou o relvado, faltavam ainda 2' para o final da partida! Hélio alegou depois que haviam jogadores que não estavam a jogar com vontade.... O Estrela e Rio Ave protagonizaram o pior jogo da ronda, daí o empate a zero registado, e a Académica levou de vencida o Paços de Ferreira, por esclarecedores 3-0, dando assim um passo rumo a manutenção. Com estes resultádos, dificil fica a tarefa do Vit. Guimarães, que mesmo não perdendo, alargou para sete, os pontos que separam o clube da linha de salvação, agora ocupada pelo Gil Vicente. Vamos ver qual será a motivação para o conjunto vimaranense, para o que resta de campeonato, e para corresponder ao desejo do presidente de ver o clube nas competições europeias, ainda esta época.
--------------------------------------

Hoje disputa-se mais uma eliminatória da Taça de Portugal, com o jogo mais importante a ser disputado logo a noite entre Benfica e Nacional. O Sporting recebe o fragil Paredes, enquanto que os tomba gigantes, Aves e Lixa recebem, Académica e Vit. de Setúbal respectivamente. A surpresa da Taça, e único representante do terceiro escalão, o Vila Meã, desloca-se a Madeira, para defrontar o Maritimo, o Vitória de Guimarães recebe a Oliveirense, e o Estrela da Amadora recebe o Boavista. O FC Porto já está nos 1/4 de final, virtude de ter ficado isento no sorteio para esta ronda.

Sem comentários: