27 de fevereiro de 2006

Volta a emoção ao campeonato

Volta a emoção ao campeonato. Depois da vitória de ontem do Benfica sobre o FC Porto, a liga volta a estar bem disputada e com os clubes bem perto uns dos outros.
O Benfica ontem entrou bem no jogo. Pressionante e sempre muito rápido na abordagem dos lances, dominou por completo a primeira parte. Koeman apenas fez uma alteração em relação ao jogo com o Liverpool, deixando Beto no banco em deterimento de Karagounis. Co Adriaanse, fez algumas alterações em relação ao último jogo: Pepe e Quaresma regressaram ao onze, assim como Baía, devido à lesão de Helton. Sem grandes oportunidades de golo, embora com o Benfica por cima, o jogo ia caminhando para o interválo, quando Karagounis arranca uma falta a Paulo Assunção, ainda longe da baliza portista. Baía não quis barreira e Robert bateu directo. A bola descreveu um arco que deixou o guardião azul e branco de fora do lance e entrou na baliza. Vítor Baía nem queria acreditar. Curiosamente, este foi o melhor periodo do jogo, pois logo a seguir ao golo benfiquista, McCarthy, poderia ter empatado o jogo, numa excelente rotação sobre Luisão, mas Moretto estava no caminho da bola e no seguimento da jogada, Nuno Gomes falha o segundo golo, depois de um excelente passe de Simão. O jogo chegaria ao intervalo com o Benfica na frente. No segundo tempo, o FC Porto entrou mais pressionante, como era de esperar, mas sem criar grande ocasiões de golo. Nesta altura o Benfica deu a iniciativa de jogo ao adversário, passando a jogar em contra-ataque. Os primeiros 20' do segundo tempo foram repartidos mas com um certo ascendente portista. Sabendo disso, Adriaanse apostou tudo o que tinha, e aos 72' de jogo faz duas substituições que comprovam o risco que o treinador estava disposto a correr: tirou Raul Meireles e Ivanildo e fez entrar Lisandro e Jorginho. Claramente uma atitude suicida, pois estas substituições descompensaram por completo o meio campo portista e desiquilibraram a estratégia. Mais tarde Adriaanse faria entrar Hugo Almeida para o lugar do apagado Quaresma. O treinador do FC Porto tinha tudo em campo, mas mesmo assim não conseguiu melhor que um remate de Lisandro, perto da pequena area que esbarrou no corpo de Luisão. Muito pouco para tanto ataque... Do lado benfiquista, Koeman substituiu Robert por Marco Ferreira, e mais tarde Karagounis por Beto, para dar segurança ao meio campo, pois o FC Porto estava balanceado para o ataque. Mas mesmo assim foi o Benfica, já perto do fim a dispor de duas ocasiões para marcar, primeiro por Nuno Gomes e depois por Petit, embora neste lance tenha ficado a ideia que Lucho carrega o médio encarnado, originando falta para grande penalidade que o arbitro não assinalou. Foi um bom jogo de futebol, sem casos, mas com uma arbitragem, que a nível disciplinar, deixou muito a desejar.
No sábado o Sporting viajou a Coimbra para defrontar a Académica. Surpreendentemente, Paulo Bento excluiu Carlos Martins da convocatória, dando o seu lugar a Nani. O Sporting não fez um bom jogo, e foi muito pressionado por uma briosa a precisar de pontos para poder respirar. Só que o Sporting entrou logo a ganhar, quando aos 2' Deivid ganha a bola, faz o cruzamento para o segundo poste, Hugo Alcantara corta a bola que bate em Moutinho, entrando na baliza. Chegou-se a pedir fora de jogo, mas Liedson, que era o jogador em off side, não teve influencia directa no lance. Até ao intervalo, a Académica poderia ter marcado por diversas vezes, mas o desacerto dos seus atacantes, não permitiu outro resultado. No segundo tempo mais do mesmo. A Académica entrou como saiu, e esteve quase a marcar não tivesse Filipe Oliveira atirado para as nuvens. Ao minuto 57, depois de um alivio de Polga, Hugo Alcantara pôs mal a cabeça a bola, e deu-a de bandeja a Liedson, que dominou e desferiu um potente remate, sem hipoteses para Pedro Roma, fazendo assimo 0-2, contra a corrente do jogo. Os estudantes não baixaram os braços e correram atras do prejuizo, mas é certo que tambem não tiveram argúcia, para concretizar as oportunidades criadas. Já perto do fim uma mancha no jogo: Liedson importuna Pedro Roma, que num acto irreflectido, agride o avançado leonino. O arbitro viu e expulsou o guardião concedendo grande penalidade para os leões. Nelo Vingada já tinha esgotado as substituições e Gelson tomou o lugar de guarda-redes. Os adeptos do Spoting pedira Ricardo para a marcação do penalti, mas foi Nani a concretizar com um bom remate enganando o "guardião". No fim ficou um sentido de injustiça no marcador, mas tambem é certo que o Sporting mesmo sendo menos perigoso, foi mais eficaz que a Académica, por isso a vitória e justa.
No resto da jornada, o Boavista esta imparavel e igualou o record do Benfica: sete jogos sempre a vencer. Num terreno completamente empapado, mais uma vez João Pinto e Manuel José, foram os obreiros da vitória axedrezada. Logo aos 9', o lateral fez um bom cruzamento para a area, onde João Pinto, sem grande oposição do defesa gilista cabeceou para o fudo das redes de Paulo Jorge. O Gil Vicente tomou conta do jogo, mas tambem não teve eficácia para concretizar as oportunidades criadas. Já no fim da partida, instalou-se a confusão: Helder Rosário e Luis Coentrão são expulsos pelo arbitro Duarte Gomes, com o boavisteiro a tentar agredir o juiz. Mas tudo teve origem num desentendimento entre Cadú e Gregory, nos minutos finais do jogo.
Nacional e Vit. Guimarães jogaram na Madeira no sábado e empataram a uma bola. O Vitória entrou com mais vontade de vencer e a passagem do quarto de hora, Wesley arrancou do meio campo e perante a passividade da defesa nacionalista, atirou a contar. Antes do intervalo, Chilikov estabeleceria o resultádo final.
O Vit. Setúbal venceu o Penafiel e pode ter garantido a tão almejada permanência. Finalmente Hélio venceu um jogo em casa e logo com um desfecho importante na vida do clube. Por seu turno o Penafiel continua a arrastar-se pelos campos da I Liga, sem conseguir inverter esta tendencia negativa.
Um dos resultados mais surpreendentes desta ronda, foi a derrota em casa do Belenenses contra a Naval. Os figueirenses estrearam Fernando Mira no banco, e o animo foi completamente diferente. Primeiro Tiago e depois Saulo, marcaram para a Naval, que foi para o descanço a vencer por 0-2. Couceiro foi assobiado a caminho do balneario e deve ter dito das boas aos seus jogadore, que entraram com outra vontade e outro animo. Mas foi insuficiente para dar a volta ao jogo, embora a 15' do fim do jogo, Nelsos Veiga tenha feito um mau alivío e introduziu a bola na sua baliza. Dois minutos depois Lito voltou a marcar para a Naval, o que acabou com as esperanças belenenses. Já no fim do jogo, Meyong reduziu para 2-3, na marcação de uma grande penalidade, mas o resultado não sofreria mais alterações. Estes três pontos assentaram que nem uma luva, nas contas dos figueirenses e podem ter repercussões importantes na equipa do Belenenses, para o que resta de campeonato.
Na Mata Real, o tambem aflito Paços de Ferreira recebeu mas não conseguiu vencer a União de Leiria, o que deixa os pacences ainda com a corda na garganta. Num jogo sem grandes motivos de interesse, o Paços chegou a vantagem através de um golo de João Paulo ainda antes do interválo. A 20' do fim a União chegaria ao golo por Lourenço, a culminar jogada de insistência do ataque leiriense.
Por último o Marítimo recebeu e venceu o Estrela da Amadora, que já não vence a cinco jogos. Este triunfo caiu bem na equipa madeirense, tanto mais que o treinador já começa a ser contestado pela massa adepta. O golo foi apontado por Kanu, já no segundo tempo. Até ao fim o Estrela ainda se queixou de uma grande penalidade que não foi atendida pelo juiz da partida.
Para hoje esta reservado o último jogo da ronda, com o Sp. de Braga a receber o Rio Ave. Jogo de vital importância para ambos os clubes, pois em caso de vitória os bracarenses reduzem para 4pts a distância que os sepára do FC Porto. Em caso de derrota o Rio Ave fica numa posição desconfortável na tabela, pois ocupa o 15º lugar com apenas 26pts. Com este cenário impensável para os vilacondenses no início de época, o Rio Ave tem que fazer pela vida, até porque qualquer perda de pontos pode ser fatal e fazer diferança nas contas finais da I Liga. Este jogo tem transmissão directa na Sport Tv, com início marcado às 20:30.

Sem comentários: