13 de fevereiro de 2006

Lá por fora....

Esta semana vou lançar uma rubrica nova no "A Bola é Redonda". Esta vai-se chamar "Lá por fora...." e vai tentar dar aos leitores, uma imgem global dos campeonátos mais importantes da Europa, e com referencia especial, para os campeonátos onde actuem jogadores portugueses.

Inglaterra

No Sábado assistiu-se a um pesadelo em casa do Middlesbrough, que derrotou sem apelo nem agravo o Chelsea de José Mourinho e companhia. Depois de vaticinar nova data de celebração do titulo, o Chelsea deu uma pálida imagem do que tem sido no campeonato e permitiu ao "Boro" uma excelente vitória, que faz com que a equipa de Steve McLaren, respire um pouco mais na luta pela manutenção. Este foi um dia atipico, no que a este jogo diz respeito, pois a somar a sempre surpreendente derrota dos "blues", Mark Viduka, jogador do "Boro", quando soube que ia ser suplente, abandonou o estádio antes do jogo começar! Só ficou a perder. Mourinho teve algumas contrariedades, pois tem Paulo Ferreira lesionado, e viu Rochemback, ex-Sporting, abrir o activo logo aos 2 minutos de jogo, deixando Terry de fora do lance, com uma simulação de corpo. Aos 17' Mourinho vê Gallas lesionar-se e ter que ser substituido por Maniche, e ainda antes do interválo Downing faz o 2-0. O Chelsea veio do interválo como foi, e sem surpresa sofre o terceiro golo por intermedio de Yakubu. Até ao fim Carlto Cole ainda atirou a trava, e o escândalo poderia ter sido maior caso não tivesse sido anuládo um golo limpo a Yakubu. Mourinho soma assim a terceira derrota desde que chegou a Londres, a segunda esta época.
O Manchester United, aproveitou para reduzir a desvantágem para 12 pts, vencendo o Portsmouth por 3-1, com dois golos de Cristiano Ronaldo, Pedro Mendes tambem esteve em campo, mas não conseguiu evitar a derrota do seu novo clube. O Arsenal, não passou de um empate em casa frente ao Bolton, e conseguido apenas nos descontos. O Liverpool levou de vencida o Wigam com golo de Hyypia á passagem da meia hora. Palavra para o Fulham de Boa Morte, que goleu por 6-1 o WBA.

Classificação:

1º- Chelsea................ 66
2º- Man. United....... 54
3º-Liverpool............. 48

Espanha

No campeonáto espanhol, o destaque vai para e derrota do Barcelona que sem Deco e Ronaldinho Gaucho, não conseguiu levar de vencida o Valência, no jogo mais importante da ronda, tanto mais que o Valência é o segundo classificádo, agora a apenas 6pts de distancia. O Barcelona, ainda não conseguiu digerir as derrotas com o Zaragoza, para a Taça do Rei, e a derrota na última jornada, em pleno Camp nou, frente ao Atletico de Madrid.
Por seu turno o Valência de Miguel e Hugo Viana, tem estado a fazer uma recuperação fantastica, depois de um mau inicio de campeonáto.
O Real Madrid, conseguiu levantar-se depois de ter sido cilindrado pelo surpreendente Zaragoza para a Taça do Rei por 6-1, e foi a San Mamés, vencer o Athletic Bilbao por 2-o, com os golo a serem apontádos por Robinho e pelo central Raul Bravo, no inicio e no fim da partida, respectivamente.
Palavra para o Malaga de Duda, que regressou á equipa e contribuiu com um golo, no entanto insuficiente para levar de vencida o Alavés. O Malaga saiu derrotado por 3-2.

Classificação:

1º- Barcelona......... 52
2º- Valência........... 46
3º- Real Madrid.... 45

Itália

Em Itália, destáque para a vitória da Juventus em San Siro, frente ao Inter de Milão. Depois de um jogo de dominio repartido, a passagem da meia hora da segunda parte Ibrahimovic, deu vantagem a Juventus. No entanto já no último quarto de hora, Figo na marcação de um canto, encontrou Samuel, que restabeleceu a igualdade. No entanto, Del Piero, melhor marcador da história da Juve, encarregou-se da marcação de um livre directo, e especialista como ele é, fez o resultádo final. Recoba, ainda tentou imitar o adversário, mas enviou a bola a trave da baliza de Buffon. Assim a Juve, esta mais perto de revalidar o titulo de campeão italiano.
O Milan, poderia tirar dividendos do resultádo de San Siro, e viagou a Reggina, onde despachou o clube local por 1-4. De louvar o regresso aos golos de Pippo Inzaghi, e logo com um hattrick. O outro golo, pertenceu a Gillardino

Classificação:

1º- Juventus........ 66
2º- AC Milan........ 54
3º- Inter Milan.... 54

Sem comentários: