30 de janeiro de 2007

Bwin Liga - 16ª Jornada

O começo da segunda volta da Bwin Liga, não foi o melhor parao Campeão Nacional, FC Porto. A difícil deslocação a Leiria para drefrontar a União, acabou em derrota e num jogo muito contestado por parte dos dragões, que se queixam de erros grosseiros de Elmano Santos, árbitro da partida. Mas vamos por partes. O FC Porto entrou forte e podería estar a vencer á passagem da meia hora, depois de Ricardo quaresma ter tido duas excelentes oportunidades para abrir o activo, tendo inclusivé, enviado uma bola ao ferro da baliza de Fernando. A União não foi nem a sombra daquilo que foi no Estádio da Luz, frente ao Benfica, para a Taça de Portugal, dias antes, e a defesa esteve um pouco lenta. Lentidão essa que deu origem a um lance duvidoso dentro da área, com Marcos António a dividir a bola com Postiga, tendo a atacante dos azuis e brancos caído. O lance parece ser faltoso, mas o árbitro nada assinalou. Já perto do intervalo, Quaresma recebe ordem de expulsão. Lance dividido com Tixier, com o extremo portista a agredir á cotovelada o defesa leiriense. Sérgio Lacroix, árbitro assistente viu a falta e alertou o chefe de equipa, que deu ordem de expulsão ao jogador portista. No segundo tempo, o FC Porto entrou mais lento e não criou tanto perigo como nos primeiros 45 minutos. Aos 70 minutos, na sequência de um lívre, Tixier marcaria o golo, saltando mais alto que Pepe e Bruno Alves. O FC Porto não encontrou argumentos necessários para chegar, pelo menos á igualdade e acabou derrotado. No fim Jesualdo Ferreira pediu á PJ, para investigar este jogo, nomeadamente as nomeações dos árbitros.
O Benfica foi o grande beneficiado da jornada, pois conseguiu encurtar distâncias parao FC Porto e retomar o segundo lugar ao Sporting. Os encarnados sentiram algumas dificuldades na visita ao Restelo, pois o Belenenses apresentou-se muito bem organizado. Mas um erro defensivo dos azuis permitiu a Simão abrir o activo, estavam decorridos 13 minutos de jogo. Neste lance salta a vista a excelente desmarcação feita por Rui Costa, que foi titular. O Beleneses tentou responder da melhor forma possível, mas o único que conseguia era ter mais bola que o adversário. No minuto 36 o Benfica volta a marcar, desta feita por Luisão, que subiu mais alto, num lívre superiormente apontado novamente por Rui Costa. O Benfica acabaria por controlar o jogo na segunda parte, e voltou a ver-se um pouco daquilo que já se tinha visto na Luz um mês antes, embora com menos intensidade. No segundo tempo o Belenenses acabaría por marcar o seu golo, através de Silas, numa boa jogada do flanco esquerdo, efectuada por Rodrigo Alvim, que também esteve em grande nível. O jogo não terminou sem antes haver mais um caso polémico, com Zé Pedro a agredir com uma cotovelada, Karagounis e a receber ordem de expulsão por parte de Pedro Proença.
O Sporting, visitou o Estádio do Bessa no domingo, e o melhor que conseguiu foi um empate a um golo. Numa primeira parte inteiramente dominada pelos leões, o melhr em campo acabou por ser William, guardião dos axedrezados, que evitou o golo o mais que pôde, principalmente a Nani. No segundo tempo Liedson abriu o activo, num bom centro efectuado por Tello. O levezinho respondeu que sim, sem hipoteses para William. Mas poucos minutos depois, o Boavista empata o jogo. Desta feita Tello está no lado negativo da jogada, impedindo com o braço, que a bola cabeceada por Zé Manuel seguisse o seu rumo. Olegário Benquerença não viu o lance, mas o seu auxiliar assinalçou a grande penalidade que Ricardo Sousa converteu. Mais tarde Alecsandro sería expulso por simular uma queda dentro da área, assim como Zé Manuel por acumulação de amarelos. O resultado não se alterou, por muito que Nani, o mais inconformado dos leões, tenta-se visar a baliza do Boavista.
No resto da jornada, destaque para o derby regional entre Nacional e Marítimo, com a vitória a sorrir aos da Choupana, por 3-2. Grande exibição de Bruno, médio do Nacional, que apontou o segundo golo. Destaque para a vitória do Vitória de Setúbal, frente a Académica, que vai assim fugindo dos últimos lugares ocupados por Aves e Beira-Mar, que num jogo pobre entre ambos, terminou empatado a zero. A próxima ronda será bastante apelativa, pois engloba um sempre emocionante Benfica-Boavista, num teste á invecíbilidade dos encarnados no Estádio da Luz. O Sporting recebe o Nacional e o FC Porto recebe o Estrela da Amadora.

Sem comentários: