8 de janeiro de 2007

A festa da Taça - 4ª Eliminatória


Realizou-se ontem, o grosso da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, uma vez que o Benfica já tinha jogado no Sábado e o Sporting ainda antes do Natal.
A surpresa maior da ronda, foi a eliminação do FC Porto aos pés do Atlético, 60 anos depois. O clube da Tapadinha, com uma atitude positiva para o encontro, viu a sorte aos 60 minutos, quando David, numa jogada algo confusa dentro da pequena área do FC Porto, consegue, no meio de três defesas e do guarda-redes, Vitor Baia, introduzir a bola na baliza portista. O FC Porto, que até esse momento, passeava em campo, á espera de um golo caido do céu, tentou dar a volta ao marcador, mas a ponteria de Lisandro não foi a melhor minutos depois do golo sofrido. Já nos descontos, depois de 5 minutos dados pelo árbitro(!), Ricardo Quaresma teve o golo nos pés, na marcação de uma grande penalidade inexistente, e conseguiu escrever direito por linhas tortas, atirando ao poste da baliza de Marco, dando a oportunidade aos adeptos que viajaram de Alcântara, e aos jogadores no terreno, de festejarem a passagem à 5ª eliminatória. No fim da partida, Jesualdo Ferreira pediu desculpa aos sócios e simpatizantes portista, referindo que foi uma questão de atitude, que levou o FC Porto a sair derrotado, em casa, onde já não perdia a 28 jogos, desde a derrota frente ao Benfica por 0-2, na época passada.
No Sábado, no Estádio da Luz, o Benfica recebeu o Oliveira do Bairro, e fulminou o adversário por 5-0. Os golos, foram apontados por Katsouranis, logo aos 4 minutos de jogo, e depois foi o festival de Nuno Gomes e Kikin Fonseca, que apontaram os restantes golos, com 2 cada um. O Oliveira do Bairro, não teve hipoteses, perante um Benfica que abordou o jogo de uma forma profissional e respeitando o adversário, segundo palavras de Fernando Santos no final da partida. Rui Costa regressou aos relvados, e jogou os segundos 45 minutos, contrariando assim a generalidade da imprensa, que o dava como titular.
No rsto da ronda, não houve surpresas de maior, as equipas teoricamente mais fortes foram ganhando os jogos, com destaque para a vitória do Sp. de Braga, sobre o Portimonense por 5-2, assim como a boa estreia de Mariano Barreto, à frente da Naval, que recebeu e venceu por 4-0, o Casa Pia. O Boavista também venceu, embora com algumas dificuldades, o Macedo de Cavaleiros, por 3-1, tendo a equipa forasteira dado uma boa réplica. O Beira-Mar também venceu, numa altura em que se fala de nova mudança de treinador. Carlos Carvalhal diz nada saber, mas os novos investidores têm outro nome em carteira. Alheio a isso, a equipa aveirense, recebeu e despachou os madeirenses do Santana por 6-0, com Roma em grande destaque. O melhor marcador do Beira-Mar da época passada regressou de uma lesão e apontou os três primeiros golos da turma de Aveiro. Jardel, esse, jogou os últimos 20 minutos, mas ainda teve tempo de fazer o sexto golo, a passe de Diakite.

Aqui fica o quadro completo de resultados desta 4ª Eliminatória:


Académica 2-1 V. Setúbal
Valecambrense 2-4 Varzim
Boavista 3-1 Macedo de Cavaleiros
E. Amadora 2-1 Feirense ap
Maia 2-0 Desp. Lagoa
Sp. Braga 5-2 Portimonense
Gondomar 3-0 U. Rio Maior
Beira-Mar 6-0 Santana
Paredes 2-4 Belenenses ap
FC Porto 0-1 Atlético
Estoril 3-4 Santa Clara gp
Sertanense 1-0 Lusitânia
Penalva do Castelo 2-1 Maria da Fonte
Sp. Covilhã 0-1 Mafra
Juv. Évora 1-4 Pinhalnovense
Nacional 3-0 Vizela
Benfica 5-0 Ol. Bairro
Naval 4-0 Casa Pia
Louletano 1-0 Sp. Espinho
Pontassolense 2-1 O. Moscavide
Desp. Aves 1-0 AD Oliveirense
Penafiel 1-0 Marítimo
Santiago 0-1 Odivelas
Leixões 2-1 Famalicão ap
Bragança 4-2 Marco
União 1-3 Sporting
Camacha 1-0 Olhanense
P. Ferreira 1-2 U. Leiria
Isento – Rio Ave

Sem comentários: