22 de janeiro de 2007

Taça de Portugal - 5ª Eliminatória

Jogou-se ontem a 5ª eliminatória da Taça de Portugal, e sem nenhuma surpresa a semelhança da última ronda, os favoritos foram-se apurando com maior ou menor dificuldade. Os dois grandes que restam, Sporting e Benfica, jogaram ambos em casa e receberam Rio Ave e U. Leiria respectivamente. Os leões, até tiveram o trabalho mais ou menos facilitado, pois ao intervalo venciam por 2-0, beneficiando de um autogolo do defesa Ricardo Jorge, por volta do minuto 20 e de Liedson á passagem da meia hora de jogo. No segundo tempo, o Rio Ave entrou com vontade de alterar o resultado, e um golo de Keita a quinze minutos do fim do jogo ainda fêz sonhar os vilacondenses, mas a falta de argumentos do Rio Ave, não permitiu outro resultado. Do outo lado da segunda circular, o Benfica recebeu a U. Leiria, que segundo Domingos Paciência, queria fazer de Manchester United pois foi a única equipa a conseguir vencer no Estádio da Luz, esta temporada. As coisas começaram mornas de ambos os lados, o Benfica jogou em 4x3x3, com Rui Costa a jogar de início. Os encarnados pareciam cansados, tal era a lentidão de movimentos entre os jgadores. A União chegaria ao golo já no segundo tempo, através de Harrison, que esteve no melhor e no pior da equipa, sendo expulso momentos depois. O golo leiriense, surgiu na sequência de um lívre apontado por Ivanildo, e o centrocampista brasileiro, apareceu lívre de marcação e cabeceu certeiro. O Benfica acordou e Fernando Santos alterou o esquema de jogo, fazendo entrar Mantorras para o lugar de Manú, passando então para o habitual losango no meio campo. O Benfica imprimiu um pressão desconcertante sobre os homens do Lís, e Simão, aos 80 minutos restabeleceu a igualdade, também na sequência da marcação de um lívre, onde a acção de Nuno Gomes foi fundamental, pois enganou toda a gente com o seu movimento, sem no entanto, ter tocado na bola. Mantorras, que entrou com a corda toda, acabaria por marcar a quatro minutos do fim, com um pouco de sorte à mistura, na forma como a bola lhe chegou aos pés. O angolano volta assim a ser decisivo, á semelhança do que foi acontecendo com Trappatoni e Koeman.
Noutros estádios, realce para a vitória do Atlético sobre o Santa Clara, na Tapadinha, justificando assim o epíteto de tomba gigantes. Desta feita foi o terceiro classificado da Liga de Honra. O Belenenses deslocou-se a Gondomar, e venceu o clube local por números expressívos: 1-4, foi o resultado final, com um bom jogo da equipa de Jorge Jesus. Num confronto de históricos, o Leixões acabou derrotado no Estádio do Mar, perante a Académica, por 2-1. Este jogo foi marcado por algumas expulsões. Dame N'Doye acabou expulso aos 20 minutos de jogo, depois de ter feito o primeiro golo dos estudantes aos 13.... A Académica em dois lances de contra ataque marcou dois golos, com o segundo a surgir ao minuto 25, por Miguel Pedro, após uma falha incrível do guardião leixonense, Beto. Os homens do Mar, não desistiram e na segunda parte pressionaram os estudantes, o que valeu o golo de Élvis, ainda com meia hora para jogar. Depois deste golo, o Leixões encostou a académica na sua defesa, mas os estudantes, depois de demonstrarem como se ataca, demonstraram como se defende, e conseguiram segurar o ímpeto atacante do Leixões, não sem antes Kaká acabar expulso, aos 85 minutos de jogo.

Aqui fica o quadro completo de resultados:

Estrela da Amadora - Naval 0-1
Benfica - U. Leiria 2-1 (Video)
Leixões - Académica 1-2
Gondomar - Belenenses 1-4
Sporting - Rio Ave 2-1 (Video)
Nacional - Penafiel 0-0 (a.p.) (7-6 g.p.)
Beira-Mar - Louletano 4-2
Boavista - Penalva do Castelo 3-1
Maia - Desportivo das Aves 1-0
Sporting de Braga - Pontassolense 2-1
Atlético - Santa Clara 1-0
Varzim - Sertanense 3-1 (a.p.)
Odivelas - Mafra 3-1
Pinhalnovense - Camacha 2-0

Isento: Bragança.

De ralçar que no sorteio dos 1/8 de final da competição, estarão presentes 9 equipas da I Liga, 1 da Liga de Honra e 5 da 2ª divisão B, o que abre espaço as equipas não profissionais do nosso futebol, a presença numa fase adiantada da prova. O sorteio realiza-se amanha, pela 11:30, na FPF.

Sem comentários: