22 de junho de 2010

Portugal 7-0 Coreia do Norte

Estádio: Green Point, Cidade do Cabo
Hora: 12h30
Árbitro: Pablo Pozo (Chile)


Portugal: Eduardo, Fábio Coentrão, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Miguel, Pedro Mendes, Tiago e Raul Meireles, Cristiano Ronaldo, Simão e Hugo Almeida.
Jogaram ainda: Miguel Veloso, Duda e Liedson
Treinador: Carlos Queiroz

Coreia do Norte: Ri Miong Guk, Cha Jong Hyok, Ri Jun Il, Pak Nam Chol, Ri Kwang Chon e Ji Yun Nam, Pak Chol Jin, An Yong Hak e Hong Yong Jo, Jong Tae Se e Mun In Guk.
Jogaram ainda: Kim Kum Il, Kim Yong Jun e Nam Song Chol.
Treinador: Kim Jong Hun

Disciplina: Cartão amarelo para Pedro Mendes e Hugo Almeida (Portugal) e Hong Yong Jo e Pak Chol Jin (Coreia do Norte)

Marcadores: Raul Meireles (29'), Simão (53'), Hugo Almeida (56'), Tiago (60' e 90'), Liedson (81') e Cristiano Ronaldo (87').



Portugal venceu, como alias se esperava, a Coreia do Norte, por expressivos 7-0, tornando esta a goleada do Mundial até ao momento e o resultado mais expressivo da Selecção Nacional nas fases finais de um mundial. Com algumas alterações no onze - entraram Miguel, Tiago, Simão e Hugo Almeida - Portugal foi sempre superior à equipa norte coreana, apesar de algum ascendente da equipa asiática, durante os primeiros 20 minutos de jogo. Portugal acabou por chegar ao golo aos 29 minutos, através de Raul Meireles e após um bom passe de Simão.
Mais golos apenas no segundo tempo, tornando este jogo num encontro sem muita história. aos 53 minutos, o próprio Simão apontou o segundo golo e logo de seguida Hugo Almeida apontou o terceiro, depois de um excelente centro de Fábio Coentrão. Tiago, fez o quarto golo à passagem dos 60 minutos, a passe de Cristiano Ronaldo, que esteve em bom nível. A Coreia já tinha baqueado, logo após o segundo golo e nos últimos dez minutos de jogo, mais três golos, com Liedson a marcar aos 81 minutos, pouco depois de ter substituído Hugo Almeida, seguindo-se os golos de Cristiano Ronaldo, no golo mais esquisito da prova e já no minuto 90 Tiago bisou num excelente movimento de cabeça. A Coreia do Norte, apesar de se apresentar de uma forma mais ofensiva do que contra o Brasil, não conseguiu segurar o ímpeto da equipa das quinas, principalmente após o segundo golo.

Analise do jogo

Carlos Queiroz deve ter lido a analise que fiz ao jogo da Coreia do Marfim. Promoveu quatro alterações no onze inicial, dando a titularidade a Miguel no lado direito da defesa, assim como a Tiago, Simão e Hugo Almeida, se bem que talvez tivesse sido melhor jogar Liedson de início, uma vez que poderia ter beneficiado da sua rapidez para furar a muralha defensiva mais cedo. O esquema manteve-se num 4x3x3, com Pedro Mendes mais atrás de Raul Meireles e Tiago. A entrada do jogador do Atlético de Madrid foi muito benéfica para o nosso meio campo, uma vez que permitiu que os lançamentos para o ataque fossem mais letais, devido à capacidade de passe de Tiago, bem como à sua capacidade de colocar a bola no sítio certo. Raul Meireles também beneficiou com a entrada deste jogador, porque ficou mais liberto para aparecer em zonas de remate, algo que não aconteceu frente à Costa do Marfim. Já na área, Hugo Almeida deu mais presença na área, até porque é um avançado muito possante fisicamente. Já Miguel veio trazer uma dinâmica ofensiva mais intensa do que quando joga Paulo Ferreira. Simão também esteve em bom nível, melhor do que Danny, que pode ter acusado alguma pressão no primeiro jogo.
Já a Coreia do Norte não fugiu do seu esquema habitual, um 5x3x2, com oito jogadores atrás da linha da bola, mas no jogo de ontem, a equipa coreana apresentou-se ligeiramente mais ofensiva e mais perigosa do que contra  o Brasil, saindo para o contra-ataque com bastante rapidez, não se inibindo de rematar fosse qual fosse o local do terreno onde se encontrassem. Isso motivou alguns remates perigosos, aos quais Eduardo correspondeu. Na segunda parte e após o segundo golo de Portugal, a equipa abriu e perdeu alguma da disciplina defensiva, sendo completamente abalroados pela equipa das quinas.

Penso que desta feita o seleccionador acertou no onze inicial e deve ter conseguido uma equipa para o que resta da prova. Agora, na próxima sexta-feira vem o Brasil e apesar desta ser a goleada do mundial 2010 e uma dos resultados mais expressivos de sempre, é preciso não embandeirar em arco, pois o Brasil não é a Coreia do Norte. É necessário jogar com atitude e sem medo do adversário, pois a equipa tem capacidades para conseguir vencer o Brasil.

Sem comentários: