12 de março de 2010

Entrevista com: Hélder Costa (Coimbrões)

Esta semana, o A Bola é Redonda esteve à conversa com Hélder Costa, guarda-redes do Coimbrões, equipa que disputa a Série C da 3ª Nacional e que no último fim de semana garantiu matemáticamente a liderança e a manutenção atraves dos seis primeiros lugares. O guardião da baliza do Coimbrões tem sido um pilar na equipa de Rui França, o que resulta no facto do Coimbrões ser a defesa menos batida da série.
A seguir, uma conversa onde Hélder nos dá a sua visão da época da equipa, objectivos e também um olhar sobre os adversários das outras equipas gaienses na última e decisiva ronda desta primeira fase.


A Bola é Redonda (ABR) - Apesar de ainda faltar uma jornada para o final, o Coimbrões já garantiu a primeira posição. Estão satisfeitos com esta posição?

Hélder Costa (HC) - Temos realizado um bom trabalho, o plantel é fantástico e os jogadores de excelente qualidade. Praticamos um futebol agradável, baseado numa contínua aprendizagem, sempre motivados pelo espírito que a equipa técnica nos incute e transmite. Conseguimos juntar futebol de qualidade com resultados positvos, e quando assim é, só podemos estar satisfeitos com os resultados alcançados..

ABR - Em entrevista ao jornal A Bola da passada semana, o vosso treinador assumiu que o Coimbrões poderá lutar pela subida de divisão. É esse o próximo objectivo?

HC - O nosso objectivo foi cumprido. A partir daqui qualquer equipa que se encontre entre os seis primeiros pode lutar para subir de divisão. Nós não fugimos à regra, temos os pés bem assentes no chão e sabemos que será um trabalho árduo. Apesar passarmos para a próxima fase em primeiro lugar não significa que já subimos. Antes pelo contrário, sentimos mais responsabilidade, mais vontade, ambição e motivação para continuar a lutar pelos 3 pontos domingo a domingo.

ABR - Como vês a carreira do Coimbrões até ao momento? Faz-me um balanço da época..

HC - O Coimbrões tem tido uma época positiva, já que foram raras as vezes que não conseguiu manter o primeiro lugar. Temos consciência de tudo aquilo que fizemos de bem e de mal e o que ainda podemos vir a fazer melhor. Existe uma grande empatia entre toda a Instituição COIMBRÕES (jogadores, equipa técnica, médica, direcção até aos incondicionais adeptos). Sem dúvida, que todo este espírito envolvente tem sido fundamental para que as coisas decorram como o pretendido. Temos que continuar a trabalhar e sempre conscientes do que somos capazes de fazer. Queremos mais, mais do mesmo.

ABR - Há mais dois clubes de Gaia que podem garantir os seis primeiros lugares na última jornada. Tendo em conta que vão defrontar adversários que ainda lutam pelo mesmo objectivo, achas que conseguem ultrapassa-los?

HC - O Oliveira do Douro, tem apresentado alguma irregularidade nos últimos jogos, no entanto joga em casa e por isso poderá ser o favorito à vitória. Apesar da forte pressão que está sujeito, o Oliveira tem bons valores que poderão ser uma mais valia para ultrapassar o Cesarense.
No que diz respeito ao Candal, este terá um jogo, na minha opinião, mais difícil. O Fiães é uma equipa mais experiente e com um colectivo forte. Contudo, devido à boa performance que tem tido nos jogos em casa, o Candal pode obter no próximo Domingo um resultado positivo.

Sem comentários: