26 de junho de 2013

Projecção dos Campeonatos Distritais da AF Porto


A AF Porto reformulou os seus quadros competitivos, como é do conhecimento geral e foi sendo noticiado aqui no A Bola é Redonda. Porém, foi sempre dada maior relevância à Divisão d'Elite Pro Nacional e à Divisão de Honra, em prejuízo da 1ª e 2ª Distrital. 
Assim e com as alterações que foram determinadas na Assembleia Geral da AF Porto no passado dia 31 de Maio, que alargou a Divisão d'Elite para 22 clubes, foi necessário acertar todos os restantes escalões, que ficarão apenas com 16 equipas.
Porém, ainda há muitas dúvidas relativamente à constituição dos diversos escalões distritais. Ainda assim, o blog elaborou um trabalho onde prevê, em conformidade com as alterações que foram efectuadas e aprovadas, qual será a constituição de cada uma das divisões da AF Porto.
Isto não deve ser entendido como uma certeza, é apenas uma projecção, que carece ainda de confirmação.

DIVISÃO D'ELITE PRO NACIONAL

A Divisão d'Elite Pro Nacional foi alargada para 22 clubes, para poder reparar um lapso administrativo, segundo o presidente da AF Porto Lourenço Pinto, ao colocar as equipas B e as equipas da 3ª Nacional que se classificassem nos últimos quatro lugares da Fase Manutenção desse escalão.
Contudo, existem já rumores que afinal o Paços de Ferreira não terá equipa B, o que abrirá uma vaga nesta divisão que poderá ser ocupada pelo São Martinho. Ainda existem dúvidas relativamente à participação do Perafita neste escalão, pois ao que tudo indica será promovido ao Campeonato Nacional de Seniores, em virtude das desistências de outros clubes, de outras associações, o que proporcionaria ao Barrosas a possibilidade de também integrar a Divisão d'Elite.
No entanto, todas estas situações estão ainda no plano teorico, sendo que as certezas virão mais à frente. Assim, o aspecto que a divisão d'Elite Pro Nacional terá, é este:


DIVISÃO DE HONRA

Em virtude do alargamento da Divisão d'Elite, tiveram que subir à Divisão de Honra mais clubes que o previsto. Assim sendo, das duas séries que compõem a 1ª Distrital, subiram todos os clubes até ao sexto classificado. 
A constituição que a Divisão de Honra terá será a apresentada, salvo se as referidas subidas de São Martinho e Barrosas, se venham a verificar. Nesse caso, serão necessárias mais uma ou duas equipas, dependendo das equipas que subirem, e na calha estarão Leverense e Gens, que precisarão ou não, de disputar um jogo entre si para determinar quem sobe.


1ª DISTRITAL

Na 1ª Distrital, que será composta por 32 equipas divididas por duas séries de 16, ainda poderão existir mais alterações do que aquelas que já existiram. Em virtude do alargamento da Divisão d'Elite foi necessário repescar mais clubes da 1ª Distrital, logo, também foi necessário repescar mais clubes da 2ª Distrital, para além daqueles que efectivamente subiram, compondo assim as séries com 16 equipas cada. Assim, ao Canelas 2010, Sp. Campo, Penamaior e Livração, deverão juntar-se o Os Lsuitanos, Melres, Caíde Rei e Sobrosa. Caso seja necessário subirem mais clubes, será também necessário repescar mais clubes da 2ª Distrital. 
Mas até se ter essas certezas, as séries da 1ª Distrital deverão ser assim constituídas:


2ª DISTRITAL

Na 2ª Distrital existem ainda mais dúvidas, pois não se sabe quantas equipas serão inscritas. Já se constou que o Aldeia Nova não irá participar no campeonato do próximo ano, mas ainda não há certezas disso. Há equipas que ainda esperam subir de divisão, casos do Arcozelo e do Rio Moinhos, mas tudo depende dos casos pendentes na Divisão d'Elite, que quando resolvidos, ajudarão a clarificar tudo o resto nos restantes escalões.
Ainda assim, o aspecto das séries da 2ª Distrital deverá ser este. Tendo em conta que o Leões Seroa desistiu com o campeonato em andamento, o clube pacense será punido com dois anos sem poder competir, logo na Série2, que deveria ser a série onde a equipa participaria, ficará apenas com 14 clubes, caso todos os participantes da época anterior garantam a sua inscrição.






Á partida, o aspecto de todas as diviões dos Campeonatos Distritais deverá ser este. No entanto, isto é apenas uma projecção que nada tem de concreto, apesar de haverem fortes possibilidades de se confirmarem estes alinhamentos, podendo haver ainda mais algumas alterações.

7 comentários:

Anónimo disse...

ermesinde fechou portas.acabou com o futebol senior.

João disse...

O Aldeia Nova já confirmou a não inscrição, o Atl.Vilar também deverá ficar de fora.

O Perafita só subirá aos Nacionais se:
- Alguma Associação não indicar nenhum clube do seu campeonato distrital principal, e não precisa de ser o campeão;
- Algum clube dos que se mantiveram da IIN, que subiram da IIIN ou que desceram da II Liga, não queiram se inscrever.

Á boa maneira portuguesa... só na vespera é que se sabe.

Anónimo disse...

Eu diria que teria ficado um estudo praticament perfeito, não fosse a divisão a 'merceeiro' das séries da 1a e 2a divisões. Será impossível as composições das séries serem estas, tendo em conta os critérios usados pela af porto. Por exemplo, não é porque o campo fez parte da série1 na época passada, que nesta época acontecê o mesmo, já que na série 2 não só existem mais equipas que ficam mais próximas do mar do k o campo, como outras equipas onde podem ser agrupados concelhos (critérios usados na época anterior)

Anónimo disse...

Acrescento ao que foi dito anteriormente a desistência do Paços B e do Leixões B, que poderão originar 2 situações: Subida do São Martinho e Barrosas à Elite + Gens e Leverense à Honra, bem como do Rio de Moinhos e Arcozelo à 1ª...

Outra situação será a AFP optar por reduzir a Elite a 20 equipas, pelo que não subirá mais ninguém aos 2 campeonatos Distritais.

E sobre as B's, a ser verdade que a estas têm que ser profissionais (vide comunicado do Leixões SC), poderá levar ao abandono dos 2 resistentes, principalmente do Varzim, que ainda no ano passado não subiu à 2ª Liga por motivos financeitos, pelo que até o Sra da Hora e o Marco ainda podem subir à Honra, ficando esta como a "Liga dos 8 melhores classificados da 1ª Distrital" lol

Ou seja, como disse o João, só na véspera se saberá...

João

Anónimo disse...

na minha opinião não faz qualquer sentido tantos clubes na divisão de elite...

se se confirmarem estas desistências das equipas B estas vagas não deviam ser ocupadas, pois estão a ser prejudicadas as divisões inferiores, nomeadamente a 2ª que ficará como uma espécie de mini torneio tal o reduzido numero de equipas com que ficará...

Anónimo disse...

È uma vergonha ainda não estar tudo clarificado.
Urge que a afporto define o mais rapido possivel tudo.
abraço

João disse...

Se as vagas deixadas em aberto pelas desistencias das B's nao forem preenchidas pelos clubes da honra que nao subiram nem desceram na epoca passada, será mais um motivo de "barulho", porque se houve o alargamento para agradar a todos... ha que manter a decisão e jogar-se com os 22 (o que acho estupido)