30 de abril de 2007

SL Benfica 1-1 Sporting CP

Estádio: Estádio da Luz
Espectadores: 54.370
Árbitro: Pedro Henriques

SL Benfica: Quim, Nelson, Anderson, David Luiz e Léo, Petit, Katsouranis, Karagounis e Rui Costa, Nuno Gomes e Miccoli.
Treinador: Fernando Santos. Jogaram ainda: Manú e Mantorras.

Sporting CP: Ricardo, Abel, Caneira, Polga e Tello, Miguel Veloso, João Moutinho, Nani e Romagnoli, Yannick D'jaló e Liedson.
Treiandor: Paulo Bento. Jogaram ainda: Alecsandro, Pereirinha e Tonel.

Novamente sem Simão no onze, ao que parece porque se ressentiu da lesão horas antes do Derby, o Benfica voltou a dar minutos de avanço ao adversário. O resultado final não agrada a nenhum dos intervenientes de ontém, mas deixa o FC Porto mais perto do título.


Miccoli festeja o golo do empate

Depois de ter sido dado como apto na sexta-feira, e prespectivando-se a sua entrada no onze, em detrimento de Nuno Gomes, Simão voltou a ressentirse da lesão que o impediu de jogar frente ao Marítimo na passada semana, e assim, não alinhou no jogo de ontém. Fernando Santos manteve o onze desse jogo, enquanto que Paulo Bento, deixou Alecsandro no banco, fazendo entrar D'jaló no seu lugar.
O jogo iníciou-se practicamente com o golo de Liedson, logo no segundo minuto de jogo. Os leões voltaram a entrar forte, como tem acontecido nos últimos jogos, enquanto que o Benfica entrou muito macío e a deixar jogar o adversário. Depois de uma série de bolas mal afastadas pela defesa encarnada, esta sobrou para Abel, que arrancou excelente cruzamento, mesmo á medida da cabeça de Liedson, que não perdoou, e com Nelson a vê-lo cabecear, apontou o primeiro golo da partida. O Benfica tentou responder e Petit proporcionou boa defesa a Ricardo aos cinco minutos. Dois minutos depois, surge o primeiro caso do jogo. Miccoli fugiu a Caneira, e este agarrou o avançado encarnado, que cai á entrada da área sportinguista. Pedro Henriques deu amarelo ao defesa sportinguistas, mas os jogadores do Benfica ficaram a pedir o vermelho, uma vez que Miccoli seguía isolado para a baliza de Ricardo.
O Sporting assumiu o domínio do jogo nos primeiros 20 minutos, jogando sempre mais rápido que o adversário e ganhando sempre as segundas bolas, devido á rapidez de excução dos médios, principalmente de Miguel Veloso, e á pressão exercida sobre jogador encarnado que tinha a bola. Esse domínio, proporcionou vários remates aos jogadores do Sporting, mas nenhum levou realmente perígo á baliza de Quim. Aos 19 minutos de jogo, o Sporting esteve muito perto do 0-2, depois de ani, com uma excelente finta, ter sentado Katsouranis, junto á linha de findo. Valeu David Luiz que evitou que a bola chegasse á cabeça de Liedson, que já se preparava para emendar.
E sem que nada até ao momento o fizesse prever, o Benfica chega ao golo da igualdade. Karagounis centrou largo da esquerda, onde apareceu Katsouranis ao segundo poste, lívre de marcação a rematar de primeira. Ricardo ainda evita o golo, mas depois de um mau alivio de Nani, a bola sobrou para Miccoli, que rematou cruzado, sem hipoteses para Ricardo. O Benfica assumiu então algum domínio na partida, mas nunca suficiênte para incomodar Ricardo. O lance mais perígoso foi uma falta apontada por Rui Costa, que passou por cima da barra. Já perto do minuto 45, Miccoli desmarca-se bem e centra para a área, onde só estava Nuno Gomes, mas o corte providêncial de Polga, não permite ao avançado benfiquista cabecear. O intervalo chegou pouco depois, com o equilibrio entre as duas equipas a ser a nota dominante.

No segundo tempo, as equipas entraram iguais, e foi mais uma vez o Sporting a entrar mais forte. Aos 51 minutos, léo volta a tirar o golo da cabeça de Liedson, depois de boa inicíativa de Nani, e Tello teve uma excelente oportunidade de voltar a dar vantagem ao Sporting, depois de Petit ter escorregado perto da área e ter deixado caminho lívre para o chileno, mas Anderson impediu que o remate chegasse á baliza de Quim. O Benfica, entretanto, retomou algum do ascedente que teve no primeiro tempo, e dispôs de uma excelente oportunidade para virar o marcador, com Miccoli a antecipar-se a Abel e a cabecear, para uma defesa atenta de Ricardo. Os bancos começam a mexer e Paulo Bento faz uma dupla substituição ao minuto 66, retirando de campo Abel e D'jaló e fazendo entrar Pereirinha e Alecsandro. Fernando Santos respondeu com a saida de Nuno Gomes e a entrada de Manú, e mais tarde retirou Petit de campo, fazendo entrar Mantorras e passando a jogar em 4x3x3, com Miccoli e Manú nas alas e o angolano no eixo de ataque. Mas o jogo já tinha perdido muita da sua qualidade, e a luta resumia-se ao domínio do meio campo, com a bola longe das balizas. Com mais unidades na frente de ataque, o Benfica tentou o forcing final, mas sería o Sporting a dispôr de uma boa ocasião para marcar, após um canto em que Liedson cabeceia á figura de Quim. Miccoli teve também boa oportunidade de dar a vitória ao Benfica, mas, depois de ganhar posição na zona frontal da grande área, atirou ao lado. Paulo Bento reforçou o sector defensívo a dois minutos do fim da partida, com a saída de Romagnoli e a entrada de Tonel. Manú ainda tentou uma última investida, pela direita do ataque, mas o centro saiu dioreitinho para as mãos de Ricardo, que acabou lesionado na disputa de bola com David Luiz. O brasileiro embrulhou-se com o guardião caindo por cima deste, calcando-o na zona do calcanhar, mas sem intenção de magoar.
O jogo terminou pouco depois, com a divisão de pontos a ser o resultado mais certo. O Benfica pode ter dito definitivamente adeus ao título, e o Sporting acalenta ainda uma esperança: Em caso de igualdade pontual com os dragões, a vantagem é do Sporting. Na luta pela Champions, o Benfica sai claramente a perder, e tem que esperar um deslize do Sporting, para garantir o segundo lugar.



O Melhor em Campo.

* Na minha opinião, tem que ser destacada mais uma vêz a acção de Miccoli. Sempre em movimento, foi o elemento mais inconformado do conjunto de Fernando Santos. Não raras vezes, vimos o italiano vis ao sector mais recuado, buscar jogo e logo aparecer na zona de finalização. Oportuno, estava no sítio certo quando Nani afastou mal a bola e se bem pensou, melhor executou, dando o empate aos encarnados.

* Do lado do Sporting, a exibição de Nani também foi bastante agradável, prícipalmente no primeiro tempo. Liedson também esteve bem, e teve um excelente sentido posicional no lance do primeiro golo. Foi desaparecendo com o decorrer do jogo.

O Positivo do Jogo.

* Apesar do empate registado, o positivo desta partida será o facto de o Benfica manter a invencibilidade na Luz. Nesta temporada apenas o Manchester United conseguiu vencer no terreno do Benfica. Para o Sporting, o positivo pode ser o facto de manter a invencibilidade nos jogos fora de Alvalade, mostrando uma atitude de raça nos minutos iníciais dos jogos. Ainda assim, o resultado acaba por ser mais positivo para o Sporting, que em caso de igualdade pontual com o FC Porto, vence no confronto directo.

O Negativo do Jogo.

* O Benfica fica practicamente afastado do título, sendo infímas as hipoteses de o conquistar. Sería necessário que os três clubes empatassem no final, para aí sim o Benfica ter vantagem por golos em relação aos adversários, e pode ter dado também um passo atrás na conquista do segundo lugar.

* A falta de ambição do conjunto encarnado, que contra os grandes, entrou sempre com medo nos minutos iníciais, dando a iníciativa de jogo ao adversário, e sofrendo com isso.

* A falta de criatividade do ataque encarnado quando Simão não joga. Isso já tinha ficado á vista na Madeira, mas ontém foi ainda mais visivel. A falta do capitão, obriga os jogadores do Benfica a tentarem jogar pelo centro do terreno, perdendo assim muitas bolas, não tendo conseguindo abrir a defesa leonina, fruto da falta de extensão de jogo. A entrada de Manú proporcionou algo parecido, mas devido á falta de ritmo e de entrosamento com os colegas, essa tentatíva acabou por ser frustrada.

* 69 minutos de jogo, com o Benfica a jogar com 10. Onde andou Nuno Gomes? Será que ele tocou na bola? Claramente em baixo de forma e com crise de confiança.

O Árbitro.
Pedro Henriques tem capacidades para fazer melhor. É certo que o jogo não teve grandes casos, mas penso que esteve mal na avaliação da falta de Caneira sobre Miccoli logo no início da partida. O jogador do Benfica vai isolado para a baliza, já ganhou posição ao defesa sportinguista e é agarrado, como as imagens televisivas confirmam. Na minha opinião, sería vermelho. De resto, a arbitragem foi aquilo a que já nos habituou. Dá sempre prioridade ao jogo, não assinalado qualquer encosto, tendo ajuizado practicamente quase tudo bem. Nos lances em que os jogadores encarnados ficam a pedir grande penalidade, parece-me que esteve bem, sendo que os remates são á queima. Mas já se viu marcar penaltis por menos.

Sem comentários: