28 de abril de 2007

SL Benfica 3-3 Sporting CP (Oitavos de Final da Taça de Portugal 04/05)

Depois dos 3-6 de Alvalade, o Benfica entrou em declínio. Esse declínio já era por demais evidente, mas após esse campeonato, as coisas agudizaram-se. Entraram treinadores atrás de treinadores, entraram e saíram jogadores atrás de jogadores, no fundo uma balburdia completa. Antes do completo jejum de títulos, convém recordar a Taça de Portugal ganha frente ao Sporting, na época de 95/96. Final de má memória para os adeptos do futebol. Aos 9 minutos Mauro Airez inaugura o marcador para o Benfica, e de imediato dois foguetes saem da bancada onde está situada a claque encarnada. Um cai na pista de atletismo do estádio Nacional, perto de onde os jogadores do Benfica festejam o golo. O outro, atravessa 200 metros em comprimento, ou seja, vai de um topo ao outro do estádio, para se alojar no peito de Rui Mendes, adepto do Sporting, que teve morte imediata. O jogo continuou, e o Benfica acabou por vencer o jogo por 3-1, com mais dopis golos de João Pinto. Devido ao sucedido, a Taça não foi entregue no final da partida, tendo sido depois, no Estádio da Luz.
Mais tarde, na época 97/98, numa altura em que parece que o Benfica quer sair do buraco em que caíu, a equipa encarnada, presidida pelo polémico presidente João Vale e Azevedo e treinada por Greame Souness, desloca-se a Alvalade, também num período não muito bom no campeonato, mas acaba por golear mais uma vez, desta feita por 1-4, com golos de Poborsky, Sousa, Brian Deane e mais uma vez João Pinto. O golo leonino foi apontado por Leandro.
Na temporada seguinte, o Derby ficou mnarcado para a última jornada, e na disputa pelo terceiro lugar, o benfica tinha mais dois pontos queo rival. O jogo foi no Estádio de Alvalade e mais uma vez o Benfica ficou por cima do Sporting, embora tendo-se registado um empate a três golos, que permitiu ao Benfica manter o 3º lugar.
Na época 99/00, por pouco o Benfica não vinga a temporada 85/86, época em que a vitória leonina em pleno Estádio da Luz deu o título ao.. FC Porto. Nesse jogo, na penúltima jornada, o Sporting podería sagrar-se Campeão Nacional ao cabo de 17 épocas, caso vencesse o rival, acabando assim com a série de cinco campeonatos cosecutivos ganhos pelo FC Porto, único a consegui-lo até ao momento. A noite era de gala, o Estádio estava pronto para festejar, e nada melhor do que o adversário ser o rival de sempre. Mas o Benfica não quis colaborar. O jogo não foi muito emocionante, e o resultado foi ficando num teimoso empate a zero, que ainda assim não servia aos interesses leoninos, que em caso de igualdade pontual perdiam no confronto directo para o FC Porto. Mas a dois minutos do fim, o grande balde de água fria. Lívre apontado por Sabry e golo para o Benfica, calando assim os adeptos leoninos. O FC Porto venceu o jogo desse fim de semana e a decisão do título ficou adiada para a última ronda, com Sporting e FC Porto separados apenas por um ponto. O Sporting acabaría no entanto por se sagrar campeão, vencendo o Salgueiros no sobrelotado Vidal Pinheiro, enquanto o FC Porto ia a Barcelos ser derrotado pelo Gil Vicente.
Há ainda um jogo que merece registo, que é o Benfica-Sporting da época 00/01, sendo o único Derby ganho por José Mourinho como treinador do Benfica, que coincide curiosamente com a pior época dos encarnandos, que terminaram o campeonato na 6ª posição, pior classificação de sempre do Benfica. O jogo foi no Estádio da Luz, no dia 3 de Dezembro de 2000. O Benfica estava num período algo conturbado, tinha começado mal a época, Greame Sounnes tinha sido despedido, e substituido por Mourinho, que não foi bem aceite por grande parte da direcção do Benfica e ainda para mais, a direcção encarnada já não era liderada por Vale e Azevedo, presidente que o contratou, mais sim por Manuel Vilarinho, que sempre disse ser Toni o seu treinador. O jogo correu de feição para o lado do Benfica que venceu por 3-0, com golos de Van Hooijdonk e João Tomas (2). No entanto a seguir a este jogo, Mourinho saíu do comando tecnico dos encarnados, ao que parece por ter pressionado os responsáveis benfiquistas a renovarem-lhe o contrato, pois tinha uma proposta em carteira, ao que tudo indicava ser do Sporting.
Em 03/04, mais um jogo de boa memória para as hostes encarnadas. Mais um derby na penúltima jornada, que apenas decídia a entrada na pré-eliminatória da Champions League. O Sporting, que até tinha practicado um bom futebol nessa temporada, fêz uma recta final de má memória: nas quatro últimas jornadas, conseguiu apenas 3 pontos em... doze possíveis, fruto de três derrotas e uma vitória, precisamente na última jornada. A entrada para penúltima ronda, precisamente a do encontro entre os dois rivais, as duas equipas estavam empatas em pontos, ambos com 70. O Sporting vinha de duas derrotas fora, no Bessa e em Leiría, e o Benfica vinha em alta, tendo vencido em Braga e em casa ao Estrela da Amadora. Mais uma vêz Alvalade foi o palco. O jogo foi mais ou menos disputado, mas o zero era a imagem de marca de um jogo em que estava muito a ganhar e qualquer erro podería ser fatal. Com a vantagem em caso de igualdade pontual a ser favorável aos leões, fruto da vitória da primeira volta, no Estádio da Luz, o empate até acabava por servir os interesses sportinguistas. Mas novamente a dois minutos do fim da partida, Geovanni pegou na bola e do meio da rua, sem oposição atirou um petardo que só parou no fundo das redes de Ricardo. Era a explosão de alegría dos adeptos encarnados e a frustração dos leões levou a que houvesse uma tentatíva de invasão de campo, por parte de elementos das claques afectas ao Sporting. Na última ronda, o Benfica não foi além de um empate na Luz, frente á União de Leiría, enquanto que o triunfo do Sporting em Guimarães tornou-se insuficiente.

Mas o jogo que realmente interessa relembrar, por todos os motivos, empolgante, parada e resposta, incerteza no resultado, e no fim ganho através das sempre injustas grandes penalidades, é o jogo que opôs o Benfica ao sporting nos Oitavos de final da Taça de Portugal da época 04/05, época do regresso ao título do Benfica.



O jogo foi no dia 25 de Janeiro de 2005, no Estádio da Luz. O árbitro foi o setúbalense António Costa.
O jogo começou practicamente com o golo encarnado a ser apontado por Geovanni, á passagem do 4 minuto de jogo, rápido, a aproveitar uma sobra após um lívre de Simão. O Sporting respondeu, e aproveitou alguma ansiedade encarnada, prícipalmente no sector defensivo, e antes dos vinte minutos já vencia por 1-2, com golos de Hugo Viana, também no seguimento de um lívre por ele apontado, e de Liedson. Mas Geovanni, decididamente o carrasco do Sporting nos últimos tempos, voltou a empatar a partida ao minuto 23, novamente na recarga de um lívre, desta feita apontado por Petit. O resto do jogo foi empolgante, com jogadas de perígo de ambos os lados, mas sem que o marcador se altera-se. No prolongamento, mais dois golos e mais emoção á mistura. Aos 110 minutos, já o Sporting jogava com dez, devido a expulsão de Hugo Viana e já na segunda metade do prolongamento, Paíto correu de costa a costa e passando a bola por entre as pernas do gigante Luisão bateu Quim, fazendo o 2-3 e pôndo os sportinguistas em polvorosa, pois ao que tudo indicava, o resultado parecía estar feito. Mas eis que surge Simão, que com um pontapé espontanêo, a fazer lembrar o golo de Rui Costa a Inglaterra no Euro 04, na mesma baliza, bateu Tiago e adiou tudo para as grandes penalidades. Nunca um Derby entre os dois clubes fora decidido através desta forma. E parecía que não quería mesmo. Foram necessárias 14 grandes penalidades para determinar o vencedor, que neste caso foi o Benfica, depois de Miguel García ter atirado á barra de Quim, sendo assim o único jogador a falhar uma grande penalidade nessa noite. O Sporting, considerado pela crítica, a melhor equipa, ficou pelo caminho, enquanto que o Benfica seguiu em frente, só parando na final, onde foi curiosamente derrotado pelo Vit. Setúbal.

Ficam para a história, as equipas que alinharam nesse jogo:

SL Benfica: Quim, João Pereira, Luisão Ricardo Rocha e Dos Santos, Petit, Manuel Fernandes e Geovanni, Bruno Aguiar, Simão e Nuno Gomes.
Treinador: Giovanni Trapattoni. Jogaram ainda: Alcides, Fissas e Carlitos.

Sporting CP: Tiago, Rogério, Enakarhire, Polga e Paíto, Custódio, Pedro Barbosa, Sá Pinto, Rochemback e Hugo Viana, Liedson.

Treinador: José Peseiro. Jogaram ainda: João Moutinho, Miguel García e Tello.

Fica aqui também um vídeo do jogo:

Sem comentários: